Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito detector de raios...


Posts recomendados

Olá pessoal! 

 

Gosto muito de meteorologia e sei pouca coisa de eletrônica :rolleyes: . Gostaria que, se puderem, me ajudem a encontrar um circuito detector de relâmpagos. De preferência que seja um circuito fácil e componentes simples. No aguardo e desde já agradeço muito à todos vocês!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que você procura algo para detectar os relâmpagos por meio da ionização do ar certo? achei um esquema, relativamente de simples montagem que detecta descargas elétricas tanto de nuvem- nuvem tanto como nuvem- terra com um raio médio de 3km. Ele dispara um alarme por uns 2 segundos cm o opcional do LED.

http://www.electroschematics.com/wp-content/uploads/2009/01/lightning-detector-550x333.jpg

 

Deixo aos meus colegas mais experientes ver se ele funciona mesmo.

 

Site de referencia:

http://www.electroschematics.com/1021/lightning-detector/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá obrigado pelas respostas!

 

FelipeZ, achei mais simples esse circuito, acho que é o mais simples que encontrei até agora. Será que é possivel trocar o transistor desse circuito por um outro equivalente mais fácil de achar? Nos comentários da página que apresenta o circuito, uma pessoa relatou que seria possível a troca pelo 2n2222 que é mais fácil de encontrar...

 

No aguarda! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza sobre isso, porém o 2n2222 apresenta um ganho minimo  mais baixo que o BC109 o que poderia comprometer a precisão do equipamento, eu particularmente trocaria todos os transistores por BC547 que tem um ganho maior, deixando o equipamento mais sensível, só pra ter uma certeza maior de sucesso.

 

Não encontrei nada escrito sobre equivalentes do BC109, então comparei pelos datasheet mesmo, creio que eu esteja certo sobre isso, porém se algum colega de fórum mais experiente tiver algo a acrescentar ou até mesmo corrigir por favor fale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos. O buraco é mais embaixo.

Em 1976 fiz um detetor contador de raios como projeto de fim de curso de eng. eletrônica. Ele conta raios entre nuvens e entre nuvens mais os nuvem-terra.

O projeto se baseia no fato de que ocorre um gap, um silêncio eletromagnético no momento em que o raio ocorre de nuvem para a terra. É como se houvesse um curto circuito na região.

A técnica consiste em fazer dois receptores, um em baixíssima frequência e outro em HF (10MHz). Para detetar o raio, os receptores são sintonizados em faixas de silêncio eletromagnético. Áreas em que são reservadas, não se podendo transmitir nestas frequências. Com isso evita-se que um sinal de comunicação interfira na contagem. O receptor, além disso, identifica o gap eletromagnético. O receptor tem que ter certa sensibilidade e um controle automático de ganho (CAG) de 72 dB. Isso determina a área da região de atuação.

Para não depender de uma falha de energia no aparelho, ele deve possuir alimentação a bateria. Esta pode ser carregada ou pela rede local, ou caso o aparelho seja instalado no campo, via painéis solares.

Como você pode observar, para que o aparelho possua confiabilidade, ele tem que satisfazer estas regras. Pesquise na net, que talvez haja mais informação sobre ele.

Como mencionei, fiz o projeto há cerca de 38 anos e é tudo o que eu me lembro.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...