Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com Proteus


LiberoBadaro

Posts recomendados

Fala galera

 

não tenho muita noção de Proteus, mas preciso desenvolver um projeto de um placar eletrônico nesse programa, q consiste em seis displays de 14 e dois de 7 segmentos, de modo que eu use 3 displays de 14 segmentos para a abreviação do nome de cada equipe, e um de 7 para suas pontuações.

 

O circuito deve preferencialmente conter o componente 8086.

 

Se alguém souber explicar ou dar umas dicas de como posso manipular os displays, agradeço muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Relativamente fácil. Sem noção de proteus=(+-)ok. Mas tem noção de microcontrolador? linguagem c? Fale algo + de si pra melhor lhe conduzir. Espero que não sejas um total "sem noção" (chegando até a desconhecer palavas mágicas) aí vai ser phoda. Bom, o 1º passo é definir o mc (8086?!! cheiro de mofo!rs). Uma conta básica: 16 segmentos (7 inclusos) + 6 catodos comuns dos alfanuméricos + 2 dos 7 seg = total 24 pinos. Sugiro mc de 40 pinos tipo 89s52 (pic já tá muito irritante). Fale qual tem familiaridade ou ao seu dispor (quebrar seu galho vou permitir pic ok?).
Já acionei displays de 7 e 16 segmentos simultaneamente (com pic !). A dica óbvia é mapear os segmentos numa tabela e varrê-la nos pinos com interrupção por timer.

 

Um projeto que vai ser produzido DE VERDADE me motiva mais do que um pra trabalho escolar. Se preferir, fale a verdade.  +1: ccs não vai rolar muito e asm não vai rolar nada entre nós. procurando fontes no meu baú mofado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente agradeço muito pela resposta, e é bom saber q é relativamente fácil, embora não sei se isso se aplica pra mim... rsrs.

 

Este é um trabalho da faculdade, sendo que estou no 2o semestre de Ciência da Computação. Tenho noções de Java e Assembly, no resto sou iniciante.  :(

 

Infelizmente o projeto não será produzido de verdade, e não posso dizer que tenho familiaridade com nenhum componente do Proteus... mas encontrei o AT89C52, imagino q corresponda ao MC de 40 pinos 89s52.

 

Se puderes dar mais umas orientações de como "juntar" tudo, agradeceria muito. Perdoe a "noobice".. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

desenhei este corpo. Talvez não hoje e nem amanhã mas na medida que sobrar alguns segundos, tento colocar uma alma nele ok? (se tiver com muita muita muitaaa vontade de ver este trem funcionando envie-me m.p. que talvez a gente chegue num acordo)

Nem precisava mas achei engraçadinho colocar um 4017. Facilita quando eu quiser migrar prum mc tipo um pic12ou10fxxx

java e c tem um certo grau de parentesco. isso pode lhe facilitar 1 pouco. assembly não é migrável de um mc pra outro

abç

post-528815-0-35465200-1414774467_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Embora com minha motivação reduzida, você parece um bom menino com um bom senso de gratidão. Estou usando linux em casa. Em breve talvez instale uma máquina virtual do bill gates pra rodar o proteus e brincar um pouco fazendo 'horas extras' (pra mim é terapia). Anexo o arquivo .dsn ainda 'desalmado'

Espere e talvez verás kk

 

alfa0.DSN.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

comecei a fazer. tive sucesso com o display de 7 segmentos. criei a tabela literal-mentalmente na unha. Agora to com preguiça de pensar ma de 16 segmentos. voce (é voce mesmo que está lendo) conhece algum site ou programa que cria isso pra nós? Ou tem uma tabela pronta?

post-387879-0-33322400-1415517819_thumb.

 

1/2 que estou conseguindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1/2 que estou desistindo...

É disso que to falando...

16-seg-character-set.gif

De 0 a 9 e ABC já adaptei. Mas to ocm preguiça de fazer o resto

Por gentileza. Me lembro de ter visto aqui neste forum (acho) um link para um decodificador 7 segmentos online (ou aplicativo) e este me dava uma tabela com o mapa em funçao da minha montagem dos bits. Talvez tenha também pra 14 ou 16 segmentos. você já viu ou se lembra de algo assim? Me lembro que o mikroc tinha um plugin pra 7 seg. Não quero instalá-lo. E quero o de 16. Bom... acho melhor tocar a minha vida. rs

 

chico, o que tava de errado no post anterior mesmo? ah ... esquece por que eu já esqueci. kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...