Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura alta. Comprar novas fans ou trocar de processador?


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

 

Eu tinha criado um tópico na parte de placa de vídeo antigamente, pois achava que a minha HD 7970 estava morrendo com um ano de uso. Mas conversando com o pessoal, acabei descobrindo que era o "processador", pois tinha bastante poeira no radiador do watercooler e a pasta térmica já não estava tão boa.

 

Fiz a limpeza com álcool isopropílico e coloquei uma boa gota da pasta térmica "Thermaltake TG-4 Thermal Grease" no centro do processador. Funcionou bem por algumas semanas e o máximo que atingia era 50° em jogo, porém agora estou tendo novamente o problema de alta temperatura.

 

Minha dúvida é: "Se eu trocar todas as fans que veio com o gabinete, por fans melhores ou específicas, iria solucionar o problema e ajudar muito, ou é perda de dinheiro? Estou pensando sériamente em colocar um i7 4770 no lugar do meu X6"

 

Configuração do PC:

 

AMD Phenom II X6 1100T 3.3Ghz Six-Core 9MB AM3

Sapphire Radeon HD 7970 OC with Boost 3GB 384bits GDDR5

Gigabyte 970A-UD3

4x Kingston 4GB DDR3 1333MHZ - 16GB RAM

SATA 3.0 HDD 1TB 7200RPM

SSD Kingston HyperX 3K 120GB 2.5" SATA 3

Corsair 650W | 650TXV2

Corsair H60 Hydro Series - Water Cooler

Gabinete 690 II Advanced - Nvidia Edition 

 

Essa é minha temperatura agora, sem nenhum jogo aberto, apenas a steam e o chrome.

7Khf4Di.jpg

 

Porém em jogos (Arma 3, CS, State of Decay), chega a bater até 81° e dar quedas de fps. Moro em SP - Capital e o tempo aqui está quente, mas acho que já esteve mais calor e nunca chegou a bater tanto como agora.

 

Segue imagem do gabinete e como estão colocadas as fans:

 

OBS¹: As setas indicam onde estão as fans e como entra e sai o ar

OBS²: O watercooler está virado para baixo, pois quem montou disse que não havia problemas e dessa forma a mangueira não iria ficar tão contorcida.

OBS³: O gabinete fica em cima da mesa e utilizo ele aberto quando está muito quente.

DHxkQT0.jpg

 

Pode ser algo na BIOS mal configurado talvez?

 

Fico no aguardo das dicas pessoal. Obrigado desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente optaria em instalar o radiador na traseira com a fan soprando para fora do gabinete.

 

A temperatura de 81C seria a dos cores do processador?

Em quais conectores da placa mãe estão ligados o cabo de 3-pinos da bomba e o cabo de 4-pinos da fan do radiador?

 

Para a placa mãe que você tem eu pessoalmente ligaria a bomba no PWR FAN e a fan no CPU FAN.

 

A bomba deve funcionar em sua máxima rotação em torno de 2000 rpm.

 

Verifique na bios a rotação da bomba.

Dependendo da placa mãe pode ser que a bios mostre a rotação pela metade em torno de 1000 rpm.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu pessoalmente optaria em instalar o radiador na traseira com a fan soprando para fora do gabinete.
 
A temperatura de 81C seria a dos cores do processador?
Em quais conectores da placa mãe estão ligados o cabo de 3-pinos da bomba e o cabo de 4-pinos da fan do radiador?
 
Para a placa mãe que você tem eu pessoalmente ligaria a bomba no PWR FAN e a fan no CPU FAN.
 
A bomba deve funcionar em sua máxima rotação em torno de 2000 rpm.
 
Verifique na bios a rotação da bomba.
Dependendo da placa mãe pode ser que a bios mostre a rotação pela metade em torno de 1000 rpm.

 

 

Olá Edson, obrigado pela resposta.

 

Então, foi um rapaz que instalou o watercooler pra mim, mas acho que consigo mudar a posição dele sim. No caso ele ia jogar ar para fora, ali no lugar da fan número 1 né? E no lugar da número 3 onde está o radiador hoje, eu colocaria a fan 1 jogando ar frio para dentro?

 

Sim, os 6 núcleos pegaram 81° ontem. Estou jogando apenas ARMA 3 últimamente e a temperatura do processador chega a mais de 70° fácilmente.

 

A fan que fica em cima do radiador está ligada na CPU FAN e o cabo que sai da caixinha da Corsair, que fica em cima do processador, está ligado na PRW FAN.

 

Desculpa a dúvida, mas como posso ver a rotação da bomba na BIOS? Seria isso aqui?

 

Vnjz21C.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser instalar o H60 na traseira você terá que remover a fan original que vem com o gabinete.

Por enquanto pode manter a instalação que o técnico fez.

 

A rotação da bomba é o POWER FAN na bios.

A rotação da bomba é 2000 rpm mas creio que placas podem acabar mostrando também valores na faixa de 4000 rpm.

 

Parece tudo correto com a instalação.

 

Se o processador estiver em stock sem nenhum tipo de over as temperaturas tinham que estar mais aceitáveis.

Acho possível o H60 estar com algum defeito.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se quiser instalar o H60 na traseira você terá que remover a fan original que vem com o gabinete.
Por enquanto pode manter a instalação que o técnico fez.
 
A rotação da bomba é o POWER FAN na bios.
A rotação da bomba é 2000 rpm mas creio que placas podem acabar mostrando também valores na faixa de 4000 rpm.
 
Parece tudo correto com a instalação.
 
Se o processador estiver em stock sem nenhum tipo de over as temperaturas tinham que estar mais aceitáveis.
Acho possível o H60 estar com algum defeito.

 

 

Então Edson, eu utilizo o MSI Afterburner para visualizar o FPS nos jogos, mas não faço e nunca fiz over na máquina. O H60 deve ter pouco mais de 1 ano e estava funcionando bem antigamente.

 

Tô pensando sériamente em mês que vem mudar para Intel. Pois o meu X6 não está dando conta do Arma 3 e o pessoal que usa AMD sempre reclama de temperatura. Tenho um amigo que tem um X4 aqui que também está com a temperatura em torno dos 70~80° e amigos com i3 e i5 rodando o mesmo jogo com 40~60°

 

Desculpa sair um pouco do foco do tópico, mas você saberia se essa configuração iria cair bem e é viável eu comprar?

 

Processador Intel Core i7-4770 3.4Ghz, 8MB, (Turbo Boost até 3.9Ghz) LGA 1150 c/ Intel HD Graphics (4ª Geração) - BX80646I74770:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=40759

 

Placa mãe MSI p/ Intel B85-G43 GAMING LGA 1150 USB 3.0 SATA 6Gb/s Box:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=46636

 

Edson, entrei no Arma 3 e não consegui jogar, tive muitas quedas de fps e a temperatura chegou nos 81°, a TMPIN2 da placa mãe também está bem elevada, 92°.

p57qZpO.jpg

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anteriormente as temperaturas dos cores eram mais baixas?

Eu suponho então que o H60 esteja apresentando problema na bomba.

 

A Corsair tem 5 anos de garantia.

 

Eu pessoalmente acho que sairia mais em conta manter a plataforma AMD.

Você já viu a possibilidade de trocar para um processador como o FX-8350?

 

Creio que antes de considerar a troca do processador e a placa mãe para Intel seria interessante verificar se um processador como o FX-8350 já não atenderia bem os jogos mais modernos.

 

Acho possível que a diferença de desempenho entre o FX-8350 para os atuais da Intel podem não compensar o custo benefício dessa mudança.

 

Abra um tópico sobre isso e veja o que os outros colegas acham.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...