Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar um roteador com range de ip diferente da minha rede interna


Posts recomendados

Bom dia amigos!

 

Tenho o seguinte cenário num cliente:

 

Um servidor Win Server 2003, sendo DHCP, DNS, Domain Controller, AD, File Server.

 

A faixa de ip do mesmo é 192.168.1.xxxx

 

A empresa possui o serviço de internet pela GVT e atualmente trocou a velocidade.

A GVT acabou instalando um roteador POWER BOX, porém o mesmo possui o range de IP diferente: 192.168.25.xxx

 

Neste roteador é bloqueado a troca do IP do mesmo

 

Então como fazer com que os usuários consigam navegar na internet desta forma?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Arthur,

Inicialmente eu verificaria se o seu servidor possui alguma porta de rede desocupada para realizar essa tarefa, já que é ele que está controlando toda a rede. Definiria essa porta na mesma rede do roteador e usaria outra porta do servidor para a rede interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o seu servidor funcionará como um proxy. Os computadores da rede interna não vão enxergar o seu roteador, aí o servidores vai ter que entregar todos esses serviços.  

Ou, já que o roteador tem que trabalhar na rede .25 você pode redefinir a sua rede para trabalhar na .25 também. Seria mais trabalhoso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo, este é o grande problema. Não quero trocar a faixa de ip da rede, porque seria mt, mt trabalhoso. Tb não gostaria de colocar proxy pois os sócios da empresa não aceitariam tal situação. Como funciona a configuração com duas placas de rede? Como eu faço para que os usuários possam navegar? Desculpe a minha " ignorância" mas preciso resolver este problema até amanhã. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, me ocorreu a ideia de que você pode também usar algum roteador qualquer parado aí para fazer isso. Liga o roteador novo na porta Wan dele, e não configura como PPOE, e na LAN configura o IP da rede já utilizada.

 

EDIT

Há também a opção de trocar o Firmware do roteador da GVT por um mais recente ou por um open source. Embora, não sei se a segunda opção a GVT permite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, hehe, na verdade ele está funcionando desta forma, então vou lhe explicar o porque de fazer estas mudanças. Meu cliente acessa tb vários bancos e ultimamente por conta de problemas de DNS um banco especificamente não está funcionando por conta deste problema. Fora que de vez em quando alguns sites tb não acessam. Já fiz testes com um outro acesso por exemplo via 3G e os mesmos funcionaram. Por isso que acho que estas configurações não estão corretas e estejam causando os problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo assim, pode tentar algumas outras coisas

Usar um DNS de terceiros, como o do Google ou o OpenDNS. Mas, quem está controlando o DNS é o servidor ou o roteador? 

De qualquer forma, sugiro ir direto ao roteador da GVT e ver se há uma outra versão de firmware, uma versão "limpa", já que muitas vezes esses roteadores de operadoras com muitos recursos bloqueados. 

 

Ahn, pode também tentar fazer uma conexão bridge entre o roteador GVT e as duas placas de rede do servidor, sem proxy. Embora não garanto nada dessa forma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...