Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema para sequencial de LEDS


Posts recomendados

Boa noite pessoal, sou novato aqui pela área...me cadastrei especificadamente para tirar minha terrível dúvida sobre como fazer o tal esquema de LED

 

Seguinte: se trata de uma maquete do aeroporto da minha cidade e quero fazer a pista conforme o GIF em anexo, são 25 Leds de cada lado da pista de cor amarela e gostaria de saber se os circuitos 555 e 4017 servem para tal e também sobre a tensão.

 

e também o aavião tem um esquema de iluminação que segue em anexo e gostaria de ajuda..

 

Por favor, me ajudem ai, já é paraa  o mês que vem, já tenho tudo em mãos...

 

Abraços

 

 

post-736091-0-11821100-1414287454_thumb.

post-736091-0-65415800-1414287494_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é claro que  funciona  é so montar este circuito que  eu mesmo  ja montei  testado e aprovado

a tensão  é de 12 volts  coloque uma fonte   pequena

http://eletronicos.etc.br/sequencial-com-17-leds/

 

quanto a quantidade de led  é um pouco elevada portanto vai ter que pedir alguém "técnico" para conectar  um terceiro ci cd4017  no carry out  do segundo ci  se quiser  tentar  monte este circuito e quando estiver funcionando  agente  vai te dando as dicas  mas tenha  em mente o seguinte  o terceiro ci  deve imitar a ligação    do segundo  para  poder dar uma sequencia  ok

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse circuito apresentado pelo colega circuit funciona sim mas com os leds de modo invertido ao gif apresentado.

Note que no gif o que se desloca é o "apagamento" do led e no circuito do colega seria o acendimento do led.. Ademais, de qual;quer modo, eu fosse você, colocaria um resistor de 47 ohms, para limitar a corrente para cada led..

 

Para adaptar o mesmo uma boa alternativa seria colocar um transistor para cada saída de led, transistor esse que bipassaria o led (coletor no ânodo do led e emissor no cátodo do mesmo e com a base ligada a saída do CI), via resistor de 1k.

Coloque desde o coletor do transistor, ou ânodo do led, um resistor de 47 ohms ao + 12 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode pegar as saídas do primeiro 4017 do outro esquemático e ligá-las, via diodo 1n4148, seguida de resistor de 1k na base do seguinte modo:

- Saídas 1 e 3 em um transistor cujo coletor tenha um led amarelo em série com outro vermelho mais resistor de 39 ohms ao positivo da fonte. (leds das asas)

 

- Saída de número 6 em um transistor cujo coletor tenha dois leds amarelos em série mais resistor de 39 ohms ao positivo da fonte. (leds do corpo do avião)

Os transistores poderão ser BC546 por exemplo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

usar transistor pro led é interessante sim quando os leds não têm brilho muito bom. tipo os antigos. Atualmente você acha leds de alto brilho com faclidade a um preço acessível. Tipo aqueles de lanterninha 1,99. Portanto, sugiro ligar direto nos pinos do 4017 pra facilitar sua vida. Ah claro um resistor xute 220R em série com cada 1. Alimentando com 12V deve ficar bom mas pode tentar com estes carregadores de celular 5V. O diodo que o amigo @faller disse é uma dica trilegal. P.ex. dividindo os "momentos" de piscadas do 4017 em 10 (10 saídas) o diodo significa: "pisca agora!". Ao ligar 2 diodos com anodos na 1 e 3 e catodos em comum nos anodo dos leds em série, eles vão dar 2 piscadas em 10 tipo: 1=SIM, 2=não, 3=SIM, 4 a 10=não. Monte as piscadas com os diodos como desejar. Para "apagadas" basta colocar anodos em comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

Galera, voltando ao assunto, alguém por gentileza para fazer o desenho desses esquemas...tô precisando demais, não manjo mt de eletrônica, mas eu sei q com a ajuda de vocês eu conseguirei meu objetivo...abraços

 

 

Mas perae.. La no inicio estavas morrendo de pressa, dissestes que para novembro de 2014.. Não deu de entender agora... Tô fora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas perae.. La no inicio estavas morrendo de pressa, dissestes que para novembro de 2014.. Não deu de entender agora... Tô fora..

 

Caro Faller, o projeto referido que seria para Novembro havia sido cancelado até então, pois o nosso professor não deu atenção e não sabia orientar, por isso pedi ajuda pra vocês, agora haverá uma exposição do curso no meio desse mês...mas agradeço sua ajuda desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...