Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: ferro de soldar e solda!


yankleber

Posts recomendados

Então pessoal!

 

Tenho um ferro de solda já meio antiguinho e consegui encontrar nele uma etiqueta com a marca 'Ferrosol' (nacional) e consta como sendo de 60W. O problema é que não estou conseguindo soldar direito com ele. Leva um tempão para derreter a solda e fica uma cagada só. A solda que estou usando é uma BEM antiga (deve ter uns 20 anos) da Cesbra pois acho que isso não estraga com o tempo (ou estraga?).

 

Seja como for está osso para soldar e até desisti de um projetinho de um pedal de guitarra que estava trabalhando antes que fizesse mais caca. Alguém poderia me indicar um ferro de solda decente (mas que não quebre a firma) e também que marca de solda atual se usa?

 

Qualquer outra dica sobre o assunto é bem-vinda!

 

Obrigado!

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O ferro que deve ser usado depende da área a ser soldada, poste uma foto do que você está tentando soldar. E verifique para qual tensão foi produzido esse ferro que você tem, se foi feito para 220 e você usa em 127V, não solda nada mesmo. Sujeira na ponteira do ferro também prejudica muito a transferência do calor.

 

Para soldagem de componentes eletrônicos em geral (transistores, diodos, capacitores), um ferro de soda Hikari de 30 ou 40W serve perfeitamente - preste atenção na tensão da rede elétrica de sua cidade. A solda pode ser a Best 1mm de tubinho, do tipo 189MSX. A de 0,5mm possibilita um melhor controle da solda, mas normalmente só é vendida em rolos.

 

Se comprar um ferro novo, compre também um suporte para ferro de soldar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Molinari, valeu mesmo pelas dicas!

 

Acho que esse ferro meu não é grande coisa mesmo. Ele é para 127V mas por algum motivo não está funcionando bem. Talvez seja a solda muito velha também, e sem contar que ela é grossa (2mm). A ponta está toda cascorenta mas eu tive o cuidado de limpá-la e até limar antes de usar e continuou ruim. Acho melhor começar do zero, com um ferro novo e um tubinho de solda novo também. O suporte eu já tenho.

 

Infelizmente não tenho como tirar foto agora mas o circuito é normal (não é nada microscópico). É bem semelhante a esse da foto abaixo.

 

boss_cs-2_platine_unten.jpg

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que você disse, ponta do ferro desgastada e suja, solda velha e de diâmetro 2mm, o problema é com o ferro e a solda. O tipo de solda da plaquinha do foto é feito numa boa com ferro de 40W. Pela bitola (2mm) da solda que você diz usar, talvez nem seja o tipo de solda indicada para uso em eletrônica. Compre um ferro novo, suporte e solda como disse anteriormente.

 

Algumas dicas para o ferro:

 

Sempre limpe a ponteira antes de usar. Use a esponja vegetal, ligeiramente umedecida, que vem no suporte do ferro, NUNCA use lixa, Bombril ou raspagem na limpeza.

 

Nas dessoldagens, solda velha pode ser difícil de derreter. Aplique um pouco de solda nova para facilitar o derretimento da velha;

 

Antes de desligar, limpe a ponteira do ferro na espoja vegetal e aplique nela um pouco de solda antes de desligar.

 

 

PS: Esqueci de dizer, compre também um sugador de solda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...