Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Considerando os jogos next-gen, vale a pena trocar um i3 3240 por um fx 6300? [vga r9 270x]


sr denis
Ir à solução Resolvido por DarkSideZin,

Posts recomendados

Boa tarde, senhorxs, tendo em vista os jogos dessa nova geração que estão surgindo, como Dead Rising 3, Lords Of The Fallen, Batman Arkham Knight, A.C. Unity e etc, vale a pena trocar um i3 3240 por um fx 6300?

 

Lembrando que o i3 é um dual core com hyper threading que simula um quad-core e o fx 6300 é um hexa-core, e ,se não me engano, esses novos jogos precisam de processamento multi-core.

 

Tenho um i3 3240, e, caso continue com ele, precisarei comprar outra mobo para colocar uma r9 270x ou 280, então a questão de comprar outra mobo é irrelevante. Mas, me digam, considerando essa nova geração, vale a pena migrar para um fx 6300?

 

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em alguns testes que eu vi o i5 3330 tem pouca vantagem sobre o fx 6300, e é o dobro do preço, praticamente, o 3570 sim tem muita vantagem mas é quase o triplo do preço. Eu vou trocar de mobo de qualquer jeito, pra uma b 75 se continuar com o i3 e alguma 970 se for pra amd.

 

Se você terá que trocar sua mobo de qualquer jeito, então o FX-6300 é uma opção.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas 400 reais num dual core que é pouco melhor que o meu não parece uma ideia muito boa... Sem contar que se eu fosse juntar dinheiro pra depois comprar um i5 da quarta geração já teriam lançado a quinta. E o i5 3330 ainda deve ser melhor que um i3 da quarta geração, ainda seguraria melhor um crossfire de 270x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o autor quer mais núcleos não adianta trocar um i3 de 3ª geração por outro i3 de 4ª geração. É jogar dinheiro fora, trocar 6 por 6,5. Nesse caso melhor nem trocar nada.

Não importa se o FX-6300 tem mais núcleos, o i3 está se dando muito melhor que o FX-6300, entre um i3 e um FX-6300, faz muito mais sentido o i3, por causa de tudo que já falei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com fonte, mobo e processador, cerca de 800, eu acho... e futuramente a vga. Por enquanto to com o i3 e uma r7 240, mas daqui pro ano que vem pretendo fazer as mudanças. Pensei também em colocar uma gtx 750 ti e continuar com meu processador, mas não sei se ele se daria bem com os jogos mais recentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, senhorxs, tendo em vista os jogos dessa nova geração que estão surgindo, como Dead Rising 3, Lords Of The Fallen, Batman Arkham Knight, A.C. Unity e etc, vale a pena trocar um i3 3240 por um fx 6300?

 

Lembrando que o i3 é um dual core com hyper threading que simula um quad-core e o fx 6300 é um hexa-core, e ,se não me engano, esses novos jogos precisam de processamento multi-core.

 

Tenho um i3 3240, e, caso continue com ele, precisarei comprar outra mobo para colocar uma r9 270x ou 280, então a questão de comprar outra mobo é irrelevante. Mas, me digam, considerando essa nova geração, vale a pena migrar para um fx 6300?

 

Grato desde já.

 

Qual é a sua placa-mãe? Por que você teria que trocar para colocar a VGA?

Na verdade, qual a sua configuração completa atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Eu vi que você tem uma configuração com um fx 6300, o que você tem pra me falar sobre ele e o desempenho nos jogos? Ele fica dando lag? Tem algum problema com ele?

 

Para jogos eu só uso o I7. Acho que nunca usei o FX-6300, até porque eu jogo simulador de voo, que só usa 4 núcleos (dois pesados e dois na metade). Nesse caso os FX não são indicados pelo fraco desempenho em single thread. Eu tinha um 1090T (mais forte que o FX-6300) e eu tinha muito lag jogando. Eu achava que era a minha HD 6870. Quando eu troquei pelo i7, eu ganhei 20 frames e parei de ter lag. Parecia que eu tinha trocado de VGA. Para jogos, realmente queimou o filme da AMD. Mas eu nunca fiz overclock no 1090T. Agora, para uma plataforma de renderização ou edição de imagens barata, o FX-6300 é uma mão na roda. Eu uso ele como o micro da casa, mas às vezes eu dou uma mexida e ele não faz vexame para o i7-3770K. Se eu não tivesse grana para o i7, eu preferiria o FX-6300 do que um i5 para trabalhar, mas, no meu caso, ele não serve para jogos.

 

Por isso é complicado de indicar. Em alguns jogos pode ser que fique uma porcaria. Vai saber?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu vi de vídeos no youtube a diferença não é tão grande assim... pelo que eu vi até agora, na verdade, a diferença de desempenho não parece valer os 400 reais de diferença entre eles (fx 6300 e i5 3570)... Lógico que ele perde pro intel, mas em placas mid a diferença é de menos de 10 frames, na verdade uns 5 na média (exceto grid 2, que é otimizado para intel e a diferença é de 20 frames mais ou menos). E por enquanto um pc mid pra mim tá ótimo.

 

Mas um i3 3240 com uma gtx 750 ti é melhor que o fx 6300 com uma r9 270x? Ou melhor, um i3 3240 com a r9 270x é melhor que o fx com a mesma placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu dei uma olhada no micro do meu FX e eu acho que você teria espaço para colocar os cabos SATA com conector de quina, não dos retos. Você não precisaria trocar de placa-mãe e só precisaria colocar um i5 e uma boa fonte. Ficaria melhor do que o i3 ou o FX. 

 

Já viu se tem espaço na sua placa-mãe para isso? Na dúvida, pode abrir um tópico na seção ou de VGAs ou de placa-mãe e perguntar se os cabos em quina cabem embaixo das VGAs que cobrem os conectores SATA.

 

Seria uma solução simples, e a configuração ficaria melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um fx 6300 e uma gtx 660 . Antes usava a 660 com um pentium e5800, tive um ganho de 30 fps no heaven benchmark com full configurações, ganho de 150 e poucos pontos e tal. No farcry 3, tive um ganho de 54 fps(14-(69) todos os gráficos no full. No battlefield 3, ganhei um ganho de 22 fps pra 59 fps, todos no ultra. Acho que fará mais diferença esses jogos com multi-threads na proxima geração de games, battlefield hardline, por exemplo, já que é um jogo otimizado Amd e finalmente a Intel está abandonando os dual core, assim, jogos optmizados multi-threads viram. Eu pegaria o 6300, no caso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bispo.

Eu já imaginava que nessa nova geração os multi-core levariam vantagem. Decidi por trocar de processador mesmo, o custo-benefício do fx 6300 me parece maravilhoso no momento. Pelos vídeos que eu vi a diferença entre ele e meu i3 é bem plausível e vale a pena. Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi

Poxa, obrigado pela resposta. É porque em alguns sites que eu vi eles colocam lá que o controlador de memória aceita 1600 mhz, e no do i3, por exemplo, aceita 1333 e 1600, aí fiquei em dúvida.

Mas agora outra dúvida, dá pra usar essa mobo aqui: http://www.kabum.com.br/produto/24797/placa-mãe-asus-micro-atx-p-amd-am3-95w-m5a78l-m-lx-br-c-porta-serial-porta-paralela-compativel-com-fx ?

Ou a 970 é extremamente recomendada? Por exemplo, essa: http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-amd-am3-am3-ddr3-ga-970a-ds3p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...