Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida - Qual a diferença real entre placas como b85 para h97


hugodng

Posts recomendados

Olá !

 

Me sinto um pouco confuso ainda quanto a escolha de placa mãe e gostaria de uma resposta centrada e detalhada sobre a diferença real entre placas com absurdas diferenças de preços

 

Estou a querer montar um PC para jogar / edição de video e afins e estou entre uma Z97 e B85

 

Sei que a grande diferença perceptível é que algumas Z97 alem de possibilitar overclock (o que no caso não é o que eu viso) possibilita o suporte ao SLI de placas Nvidia, diferente de placas como B85 que não suportam tais opções porém alem disso, quais os grandes diferenciais desses modelos que justifique o custo ?

 

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Hugo,

As principais diferenças (fora as já mencionadas) entre o B85 e o Z97 é a quantidade de portas SATA e USB. Sendo que o Z97 só possui 6 portas SATAIII, e o B85 possui 4 portas SATAIII e 2 SATAII. Já no USB o Z97 possui mais duas portas 3.0 do que o B85. Vale a pena lembrar que existem modelos de MB com controladores extras adicionados pelo fabricante, assim podendo aumentar o número de USB/SATA.

Z97 também suporta M.2.

 

Já que você citou o H97, veja esta tabela de comparação:

intel-9-chipset-table.jpg

 

EDIT: Z97 suporta processadores da quinta geração, e possui SATA Express.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

 

O chipset B85 é mais antigo do que o Z97. As principais diferenças entre eles, está que no Z97 há a possibilidade de overclock, como você mencionou, além de ter suporte a mais entradas USB 3.0 (total de 6, contra 4 do outro), suporte a mais portas SATA3 (6, contra 4 do outro).

Fora isso, há tecnologias avançadas diferentes entre eles, o que pode impactar na velocidade de leitura e escrita de dados no disco como o Rapid Storage e o Smart Response que o Z97 tem que o B85 não tem.

s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leospock @Iago Rodriguez

 

Somente a quantia de portas USB e SATA basicamente são os diferenciais ? as tecnologias de leitura e afins maiores impactam muito visivelmente ? 

 

mas o que justificaria então o diferente custo dessas duas placas em questões

 

Uma PLACA MÃE MSI Z97 GAMING 3 que não suporte SLI ser mais cara que uma GIGABYTE GA-Z97X-SLI que suporte SLI ???

links dos produtos

-

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-z97x-sli-chipset-z97-lga-1150-box

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-msi-z97-gaming-3-chipset-z97-lga-1150-box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente a quantia de portas USB e SATA basicamente são os diferenciais ? as tecnologias de leitura e afins maiores impactam muito visivelmente ? 

 

mas o que justificaria então o diferente custo dessas duas placas em questões

 

Uma PLACA MÃE MSI Z97 GAMING 3 que não suporte SLI ser mais cara que uma GIGABYTE GA-Z97X-SLI que suporte SLI ???

links dos produtos

-

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-z97x-sli-chipset-z97-lga-1150-box

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-msi-z97-gaming-3-chipset-z97-lga-1150-box

 

Bom, SLI geralmente dá uma diferença de preço para CrossFire. Mas, o que muda em relação a essas duas placas também são os complementos, como a placa de rede e áudio, uma possui SATA Express direto e a outra tem que usar um adaptador para ligar no M.2, e a qualidade  dos componentes que em uma é de classe militar. Ambas são placas muito boas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iago,

 

As duas placas tem o mesmo codec de áudio, ALC1150, olhe as especificações técnicas. A diferença é o "marketing" que a MSI usa para divulgar o codec de áudio que ela usa.

Se ela faz isso com o codec de áudio, como vou acreditar que é "classe militar"? O que tem a mais que as outras? Olhando os componentes eletrônicos, nada de mais...

Eu iria de Gigabyte, além de ser mais barata, não faz uso de propaganda "Gaming" e "Military Class" para encarecer o produto e sempre que monto máquinas com Gigabyte é garantia de durabilidade, nunca tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido

 

o meu receio é pegar uma B85 visando o custo baixo e ela ter uma durabilidade muito menor se optasse por uma Z97 com SLI que ainda me possibilita um upgrade a mais mas de inicio me custaria quase 2x... creio que irei de Z97 gigabyte quando as 970 gtx voltarem e eu puder comprar o pc bonitinho haha

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...