Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Z68XP-UD3 e CPU Fans


RaPoZa
Ir à solução Resolvido por Leo Faleiro,

Posts recomendados

Olá amigos!

 

Estou com um probleminha:

Comprei um TX3 Evo que veio com uma segunda fan. Fiz a instalação mas me deparei com a falta de um segundo plug pra energizar a segunda fan :/

Como esse esquema mostra (http://imgur.com/X2mxQoT), minha placa-mãe só tem um plug de 4 pinos (CPU_FAN) e um de 3 pinos (SYS_FAN)

 

Existe algum jeito que possibilite eu ligar a segunda fan (ela tem 4 pinos) no de 3 pinos ou duplicar a saída que tem 4 pinos na placa-mãe?

 

 

Agradeço imensamente a atenção de todos!

 

EDIT: Li também que não é recomendado ligar direto na placa-mãe. Minha fonte é uma Corsair TX650. Tem como fazer isso por ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Na verdade você pode ligar o fan de 4 fios no plug de 3, o 4º fio é responsável por controlar a velocidade de rotação do FAN, não utilizando este fio, ela fica em velocidade máxima. O impacto disto é que o FAN terá sua vida útil reduzida, visto que estará sempre em rotação máxima, não recomendaria ligar os dois no mesmo conector.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade você pode ligar o fan de 4 fios no plug de 3, o 4º fio é responsável por controlar a velocidade de rotação do FAN, não utilizando este fio, ela fica em velocidade máxima. O impacto disto é que o FAN terá sua vida útil reduzida, visto que estará sempre em rotação máxima, não recomendaria ligar os dois no mesmo conector.

 

Legal, entendi!

Então eu uso quais pinos? Vou deixar um pra fora, sem conectar, então deixo qual? o da esquerda ou o da direita? Ainda vou checar se de fato o plug encaixa nesse de 3 pinos.

 

Vi também uns cabos Y que duplicam essas saídas (tipo esse https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/cabo-akasa-splitter-para-fans-pwm-ak-cbfa04-15.html),mas acredito que vá contra a sua indicação, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendaria porque os componentes da placa mãe foram feitos para controlar um FAN, não tem como ele controlar dois FANs ao mesmo tempo, ficariam os dois na mesma velocidade.

Outra questão:

Imagine que a placa está dimensionada para fornecer até uma determinada corrente para um FAN, no momento que você tem dois FANs, é necessário mais corrente para rodar os dois e num momento de pico de temperatura, em que os dois estejam no máximo de rotações pode danificar algum componente deste circuito pois estão "sugando" mais corrente do que o circuito está proposto.

 

Ele encaixa sem precisar fazer adaptações, pois ele tem um chanfro padrão nos dois primeiros fios, pois são os que precisam para fazer funcionar o FAN (positivo e negativo 12V) e não podem ficar invertidos, os outros dois é o monitor de rotação (pino 3, informa a rotação que o cooler está) e o 4 pino é o controlador de rotação.

 

http://savedonthe.net/image/986/pinout.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendaria porque os componentes da placa mãe foram feitos para controlar um FAN, não tem como ele controlar dois FANs ao mesmo tempo, ficariam os dois na mesma velocidade.

Outra questão:

Imagine que a placa está dimensionada para fornecer até uma determinada corrente para um FAN, no momento que você tem dois FANs, é necessário mais corrente para rodar os dois e num momento de pico de temperatura, em que os dois estejam no máximo de rotações pode danificar algum componente deste circuito pois estão "sugando" mais corrente do que o circuito está proposto.

 

Ele encaixa sem precisar fazer adaptações, pois ele tem um chanfro padrão nos dois primeiros fios, pois são os que precisam para fazer funcionar o FAN (positivo e negativo 12V) e não podem ficar invertidos, os outros dois é o monitor de rotação (pino 3, informa a rotação que o cooler está) e o 4 pino é o controlador de rotação.

 

http://savedonthe.net/image/986/pinout.png

 

Perfeita sua explicação! Muito obrigado! Vou testar hoje à noite e se der tudo certo eu fecho o tópico como resolvido nesse post.

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade você pode ligar o fan de 4 fios no plug de 3, o 4º fio é responsável por controlar a velocidade de rotação do FAN, não utilizando este fio, ela fica em velocidade máxima. O impacto disto é que o FAN terá sua vida útil reduzida, visto que estará sempre em rotação máxima, não recomendaria ligar os dois no mesmo conector.

 

Liguei a segunda fan dessa forma e renovei a pasta térmica e meu 2500k bateu 83º no máximo com o Prime95 por 10 minutos! Nunca tive um resultado tão bom! Vou até arriscar um pequeno overclock, mas isso é matéria pra outro post!

 

Obrigado leospock!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...