Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando durante jogo FF XIII, temperaturas e componentes OK


Ir à solução Resolvido por caiokn,

Posts recomendados

Olá galera do fórum!

 

Vamos lá: ultimamente o meu PC anda reiniciando sozinho enquanto estou no jogo Final Fantasy XIII (recém lançado para PC). Estou no meio do jogo, e de repente, o PC reinicia. Realizei diversos testes afim de isolar o problema, mas até o momento, nada deu certo. Eis abaixo o que já tentei:

 

- Jogar utilizando mouse e teclado ao invés do joystick, e também o procedimento contrário (testei isso pois parece que o jogo possui um problema com joysticks que não sejam X-input)

- Jogar em tela cheia e em modo janela

- Jogar com o programa GedoSato ligado e desligado (funciona como mod para aumentar a resolução e aplicar melhorias gráficas, como o SweetFX e ENB)

- Fazer uma varredura completa do PC com o antivírus, passar um scan completo do Malware Bytes, utilizar o Junkware Removal Tool, usar o Adware Removal Tool, passar um scan do Spybot Search & Destroy. Nenhum desses programas detectou nenhum problema.

 

Monitorando o jogo com o OSD do HW Monitor em conjunto com o MSI Afterburner não identifiquei nada estranho. O jogo exige poucos recursos e é travado em 720p, então as temperaturas do processador chegam a no máximo 37º e as da VGA a 51º. Neste exato momento estou realizando um teste com o Memtest para verificar se há algum problema com a RAM, mas particularmente considero pequena a possibilidade dela ser a culpada. Os drivers da VGA estão atualizados, assim como o jogo e a BIOS).

 

Já mexi nas configurações do Windows para mostrar a BSOD (a tela azul da morte) em vez de reiniciar sozinho caso o sistema identifique algum problema, mas não resolveu. Procurei por algum arquivo de despejo que pudesse ter sido criado, mas também não encontrei nada (usei o Blue Screen View).

 

Estranhamente, isso acontece apenas nesse jogo, nos demais que tenho instalados aqui isso não acontece. Quando mexo com renderização ou conversão de vídeo, processos onde a VGA e CPU vão a 100% de uso durante um tempo razoável, o PC não apresenta problema nenhum.

 

Alguém poderia me dar uma luz sobre como resolver esse problema? Pensei em formatar o PC, mas pelo trabalho que daria baixar e atualizar todos os programas que possuo instalados, gostaria de saber se é possível arranjar uma solução sem que isso seja necessário.

 

Abaixo as configurações de meu PC:

 

Pentium G850 2,9 Ghz

Placa mãe MSI H61M-P21 (b3)

4 GB de memória Geil Value Plus, 1333 Mhz em temporizações padrão (9-9-9-24)

Placa de vídeo AMD HD 7750

HD primário: 500 GB, Western Digital Caviar Blue 7200 rpm

HD secundário: 1000 GB, Seagate Barracuda 720 rpm

Fonte Antec NeoEco 400w (80 plus), conectada a um filtro de linha

 

Desculpem o tamanho do post, qualquer ajuda é bem vinda! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update:

 

Desinstalei e instalei os drivers de vídeo, e desinstalei o GedoSato. Consegui jogar por um bom tempo e não tive nenhum problema, depois verificarei se usando o programa anteriormente mencionado o problema retorna. Caso retorne, saberei que rolou algum tipo de incompatibilidade e retorno com a resposta. Caso tudo funcione direitinho, creio que o problema tenha sido o driver de vídeo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Update 2:

 

Desinstalei o GedoSato e reinstalei novamente o Catalyst, com os drivers mais atuais. Desativei todas as melhorias gráficas que havia inserido no jogo pelo Catalyst (anti aliasing, filtragem anisotrópica, v-sync), e notei que os problemas de reinicialização pararam. Não sei ao certo onde é que está o problema, mas me parece que em meu PC o jogo não se dá bem com melhorias gráficas introduzidas por programas terceiros, como o Catalyst e o GedoSato, o que é uma pena. De qualquer maneira, problema resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...