Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como "ler" um NTC (externamente) e qual a corrente máxima de um


ilkyest
Ir à solução Resolvido por ilkyest,

Posts recomendados

  • Membro VIP

A pergunta é essa. A exemplo de um resistor, ou um capacitor, enfim... se eu pegar um NTC eu tenho como "ler ele" apenas olhando por fora?

 

e qual a corrente máxima que eu posso "passar" por um NTC?

 

estou pensando em algo com um NTC, em vez de resistor, para este tópico aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1089296-calculando-tens%C3%A3o-final-reduzir-rota%C3%A7%C3%A3o-de-um-fan-de-pc-muito-barulho/

 

levaria o NTC até a "area abrangida" pelo meu interesse de temperatura.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

NTC, como todo componente eletrônico, tem suas especificações, seus limites de tensão aplicável, de corrente máxima de potência máxima de coeficiente de temperatura e de resistência @ 25 graus Celsius..

É só casar o componente com seu datasheet.. O datasheet ensina, além de  fornecer esses parâmetros, como ler o modelo no termistor bem como montar o código para encomendas..

 

Olhe ai, só como exemplo, um datasheet típico de NTC:  http://www.murata.com/~/media/webrenewal/support/library/catalog/products/thermistor/ntc/r44e.ashx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, apenas com o datasheet? as indicações na capa dele nada informam? eu preciso, compulsóriamente do datasheet?

 

pergunto porque, se eu quiser um NTC que tenha uma variação de 0 ~ 100R, por exemplo, só usando o tio 'grúgle" para achar um... não há como olhar "pro pêlo do bicho" e dizer que é aquele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest

Amigo, seria impossível imprimir no encapsulamento de qualquer componente todas as informações necessárias para elaboração de um projeto. Vai ter só o modelo, marca ou logotipo e  talvez número de série.

Não tem jeito, o resto das informações só mesmo no datasheet.

Aliás, se não fosse os benditos datasheets estaríamos perdidos.

Antigamente, quando não havia internet, tínhamos que recorrer aos databooks, que eram livros com milhares de páginas que continham as informações detalhadas dos componentes de cada um dos fabricantes.

Este que está na minha mão tem 520 páginas e tem somente a linha CMOS da motorola.

 

post-387879-0-79480300-1413995183.gif

 

E olha que a motorola tem uma enorme quantidade de linhas diferentes  de componentes.

Éramos obrigados a ter praticamente uma biblioteca técnica em casa.

 

edit:

Ah... e mesmo um resistor ou capacitor não tem todas as informações no encapsulamento. Só o valor.

Veja por exemplo quantas informações não tem no seu corpo.

datasheet

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ não todos... não falo isso, disso eu sei. O livro VRT (corujinha) que era impresso em meia-folha A4, com letra fonte 6 já tinha um monte e era grande

 

Eu achei que olhando um 5D-111 "por fora" me diria algo que o 4D-111 diria... tipo 5-111ohms D uma temperatura, enfim

 

mas... beleza, vou procurar os datasheets que preciso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

além do + não sei se todos os fabricantes usam a mesma sistemática.

Estou tentando entender como o termistor vai reduzir o ruído. E quem disse que é avatar? Isso aí é eu memo. depois da plástica rs

Recentemente descartei alguns databooks . um deles de 1981. amarelado. Quase papiro.Mas quem vive de passado é museu. (apesar que devia ter guardado algumas notas de R$1,00. Agora vale duas de R$100,00!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

bah... eu que tinha uma olivetti et personal 50... quando custaria 200 dilmas para consertar, joguei fora.. pena poderia hoje estudar o motor de passo dela

 

 

pessoal, estou encerrando então por aqui. Vou achar uns ntcs e vou "aplicar" no meu projeto... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...