Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Notebook de bom desempenho até R$3k


Posts recomendados

Olá a todos,

Gostaria de uma recomendação de notebook. Eu sou estudante de Doutorado da área de ciências exatas e costumo trabalhar muito com programação e cálculo numérico, logo, uma máquina com bom hardware é necessária. Não costumo jogar e, como não trabalho com aplicativos tipo photoshop, corel, etc., não preciso de VGA. Também não faço questão de tela touch, pois devo usar muito mais o Linux do que Windows.

Tenho dúvidas com relação aos seguintes modelos:

Lenovo g400s:
http://www.buscape.com.br/lenovo-g400s-intel-core-i7-3612qm-2-1-ghz-4096-mb-1024-gb.html?pos=1#precos

Vantagem: processador quad-core, preço acessível
Desvantagem: sempre ouço falar mal do suporte da Lenovo, e já li em alguns comentários que a carcaça notebook é meio "frágil".

Lenovo g40-70:
http://www.americanas.com.br/produto/120096609/notebook-lenovo-g40-70-80ga000bbr-processador-intel-core-4-i7-4gb-1tb-led-14-prata-windows-8.1

Vantagens e desvantagens: Caso parecido com o do modelo anterior


HP Pavillion n050:
http://www.buscape.com.br/hp-pavilion-14-n050-intel-core-i7-4500u-1-8-ghz-8192-mb-1024-gb.html#precos

Vantagens: design, leveza, preço ok, 8 GB de RAM comparados com "somente" 4 dos Lenovos
Desvantagens: i7 da série "u", e HPs tem famas de serem "torradeiras". 
ps: talvez o modelo n040, com i5, já seja suficiente para o que eu desejo, pois vi que não há muita diferença de desempenho entre o i5-4200U e i704500U


Asus X450LC:
http://www.buscape.com.br/asus-x450lc-intel-core-i7-4500u-1-7-ghz-8192-mb-750-gb.html?pos=3#precos

Vantagens: semelhante ao HP, mas com melhor custo e pouco menos leve
Desvantagens: O suporte da Asus no Brasil parece bem fraco, pra não dizer inexistente, pelo que andei lendo. E li, ainda, que você perde a garantia caso formate o SO de fábrica, algo que farei com certeza.


Asus S46CB:
http://www.buscape.com.br/asus-s46cb-intel-core-i7-3537u-2-ghz-6144-mb-1024-gb.html?pos=1#precos

Vantagens: Semelhante ao caso anterior, só que mais leve e com possibilidade de SSD
Desvantagens: idem ao caso anterior, óbvio :P


Asus X550LA:
http://www.buscape.com.br/asus-x550la-intel-core-i5-4200u-1-6-ghz-8192-mb-500-gb.html?pos=1#precos

Vantagens: Tela 15.6", ótimo preço.
Desvantagens: Maior peso, além do problema do suporte da Asus

Samsung Ativ Book 2:
http://www.buscape.com.br/samsung-ativ-book-2-np270e5g-intel-core-i5-3230m-2-6-ghz-8192-mb-1024-gb.html?pos=1#precos

Vantagens: Tela 15.6", bom hardware (um i5 da série M, ao menos), e preço bem razoável.
Desvantagens: Ausência de entradas USB 3.0. Como uso muito mídias de armazenamento externas, isso pode fazer diferença.

HP Envy 15T ou Envy DV6:
http://www.f5megastore.com.br/produto/notebook-hp-envy-dv6t-intel-core-i7-3630qm-12gb-hd-1tb-geforce-gt-635m-tela-15.6-full-hd-led-windows-8-

http://www.f5megastore.com.br/produto/notebook-hp-envy-15-j059nr-intel-core-i7-4700mq-8gb-hd-750gb-ssd-24gb-nvidia-geforce-gt-740m-tela-15.6-full-hd-led-windows-8

Vantagens: Configuração de Hardware excelente, design, tela 15.6" 
Desvantagens: Preço bem elevado (mas ainda em conta pela configuração que possuem), e difícil de encontrar na maioria das lojas (só encontrei nessa f5megastore e no Mercado Livre).

Opção correndo por fora: Avell. Mas não pesquisei a fundo algum modelo dela para saber mais. Não sei se acham uma boa opção para o meu perfil...


Não coloquei modelos da Dell, Sony, Acer ou Apple pois:
- meu notebook anterior era um Dell Inspiron 14R e, bem, com 2 anos ele já queimou placa mãe, quebrou caixa de som, HDMI, LCD, etc. Posso ter abusado bastante dele, mas esperava mais durabilidade.
- no caso da Sony por parecer que não irá mais se dedicar a notebooks, pelo preço bem alto que tem custado seus produtos, fora outros problemas que andei lendo por aí, tipo de superaquecimento e da wifi.
- Macbooks seriam o ideal para mim, mas não tenho condições de comprar um novo. Só um usado mesmo. Aí fico com dois pés atrás, mesmo sabendo da durabilidade e confiança deles. Lembrando que prefiro um Mac Pro ao Air.
- Não encontrei nenhum modelo da Acer que me interessasse muito. Já usei um netbook Acer em 2010-2011, olha, era horrível. Talvez um dos piores investimentos que já fiz.

Sobre a questão da VGA, muitos desses modelos que postei vem com uma placa de vídeo dedicada. No caso, saberiam dizer se, caso eu comprasse o computador na loja oficial da marca, teria como comprar sem VGA? Ou pelo menos pedir um estorno no valor correspondente a ela depois? 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samsung ou Macbook. O Samsung é um otimo computador, é bem resistente, a carcaça dele é bem resistente, já tive um e tinha um material plástico estilizado em madeira. Ele tem um otimo cooler, mas nunca mexa na cama. Ele vai esquentar pra cacetes e a carcaça vai ficar com um aspecto carbonizado depois de uns anos. Se tiver alguém perto/conhecido vendendo MacBook, vale a pena conferir. Como disse que se encaixa contigo, é bom. Estou literalmente odiando o Windows, a cada versão que passa é mais retalhos em cima de retalhos, dizem que o windows tem base no MDos, um dos primeiros sistemas operacionais. Enfim, um lixo, meu windows 8.1 está uma *****, dá conflito na area de trabalho, conflito com outros programas, já testei 3 teclados diferentes, e aposto que é o propio Windows, aperte 6vezes o control rapidamente e pronto, o seu pc lê como se o control tivesse sempre pressionado. Em jogos isso uma boa *****. Criei uma versão bootavel com o Win 10, não culpo a microsoft, mas vamos la. Executei ele no PC e n apareceu nada. Reiniciei, removi o pendrive e surpresa: meu pc não ligava. 3 dias desse jeito. Além de você programar pra desligar, ele dar como desligado e o computador desligar o hardware 20 segundos depois. Que porr* e essa ? Enfim, uma *****. <br />

O linux exige uma quantidade de Ram consideravel, e pra seu uso, quanto mais melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a ambos.

 

Asus e Lenovo (assim como Acer) são marcas chinesas. Asus é melhor que Lenovo, mas nmho não chega, em geral, aos calcanhares de um HP, de um Samsung, de um Sony. [EDIT]Já Acer, nmho, nem que me pagassem queria um...[/EDIT]

 

Quanto ao MacBook, é preciso ter em conta que há poucos freewares e opensource disponíveis para os SOs da Apple, os "OS". E os sharewares e comerciais costumam ser caros. Nmho, ter um Macbook é como ter um Ferrari de "condução" e manutenção caríssimas.

 

Ah, e pense duas vezes se pretender adquirir um note com um ecrã touchscreen. Isso, pra mim, é um "bell & whistle" totalmente dispensável. E está sempre a obrigar a limpar a tela devido a dedadas, impressões digitais, à gordura natural dos dedos, etc. [EDIT]Touchscreen, pra mim, é como o touchpad; neste, é bem melhor um mouse!  ;)[/EDIT]

 

Quanto a armazenamento, sugeria um HDU de 500 GB em vez de um de 1 TB, e um HD externo com a capacidade que quiser.

Pode comprar um HD interno de note e uma caixa externa, e terá uma "pen gigante" à sua disposição, dependendo apenas da capacidade do HD. Maravilha para transporte. E se o tornar bootável, poderá levar tudo pra todo lado sem necessitar de levar também o note.

Essas caixas pra HDUs de note nem precisam de alimentação externa, sendo alimentados pela porta USB. Por exemplo, tenho um externo WD (Western Digital) Elements 3 TB; mas, como é HDU de PC, precisa de alimentação externa da rede eléctrica pra funcionar.

 

Boa escolha, @Carlos André Paes, e abraços a ambos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Primeiro, agradeço a resposta de todos vocês!

@Bispo: Olha, vou te dizer que nunca usei o Windows 8, ou 8.1, até agora viu. Só até o 7 mesmo. Só tenho visto gente reclamar dele. No caso, só pretendo mantê-lo no computador para alguns programas de mídia (iTunes e Android) pela maior facilidade de utilizá-los numa plataforma Windows do que em Linux.

Quanto ao MacBook, como disse, seria o melhor modelo para mim, pois muito do que utilizo tem versão OS X e, muitas vezes, é mais amigável de instalar, e mais estável também, do que a maioria das distribuições Linux. Mas o preço deles é salgado demais. Uma colega minha comprou um um modelo late 2011 no começo do ano passado por R$3k. Se eu achar algo assim, penso seriamente em pegar. 

Já quanto a mídias externas, eu sempre ando acompanhado de um Pendrive de 16 GB e deixo um HD externo de 3 TB no trabalho. Tenho cuidado com eles, ainda mais após ter perdido um outro HD externo de 1 TB de bobeira no começo deste ano, após só 1 ano de uso. 


@Anthmann: Como disse logo acima, tenho um desses HDUs já, e tem sido muito útil para mim. Deposito nele mídias de diversos tipo e faço backup do meu trabalho de tempos e tempos. No total, não enchi nem 1/3 dos 3 TBs. Não quero um modelo do touchscreen também, por isto dei preferências aos modelos acima justo por não oferecer esse recurso que, sim, como você mesmo diz, é "bell and whistles" para mim, assim como esses recursos de "2 em 1" (notebook conversível em tablet). Para um uso casual, deve ser bacana, mas preciso de algo mais robusto, mesmo que sacrifique um pouco a mobilidade para isto. 

Sobre as marcas, sei que a manutenção dos Macs é bem cara. O que me enche os olhos dele não é o OS X e essas "exclusividades" Apple que muita gente gosta, mas sim a durabilidade e portabilidade dos modelos. No momento, estou um Macbook White 4'1 emprestado há 4 meses e, mesmo sendo um modelo de quase 7 anos de idade e bem "explorado" pelo seu dono, está em bom estado. Fora que grande parte dos programas que eu trabalho tem boa compatibilidade com OS X, sendo muitas vezes bem mais amigáveis de instalar e atualizar do que as suas versões de Linux. Mas como disse, um novo é bem caro por essas bandas, só mesmo pegando um usado... Aliás, tinha até esquecido de comentar sobre os notes Acer, lol! Editei meu post para isso. Não vi nenhum modelo deles que me interessasse e sei que eles não tem boa fama na praça. Acho que só usaria um se ganhasse de presente. No mais, tenho meu pé atrás com Asus e Lenovo, apesar de seus ótimos custo & benefícios. 


Por ora, tô dividido entre o G400, o Ativ Book 2 e o X450LC. 


Abraços!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, eu pegaria ainda o macbook. A qualidade do produto dispensa um update tão rápido, o processamento do macbook sem perda de dados do processador é de quase 100%, então um fx 4100 no mac parece um fx 8320 num windows. Produto bem feito não precisa de manutenção rápida, mas manutenção de notebook é sempre cara. Você precisa dessa mobilidade ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI Bispo,

Se for mobilidade no sentido de carregá-lo na mochila com frequência, não devo fazê-lo sempre por agora, mas pode ser que no ano que vem eu precise. Quanto a qualidade dos Macs, como dissemos antes, acho isso indiscutível. Mas por ora não tenho como desembolsar R$4k, pelo menos, em um novo. Mas vou checar modelos usados no ML. 


Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI Bispo,

Se for mobilidade no sentido de carregá-lo na mochila com frequência, não devo fazê-lo sempre por agora, mas pode ser que no ano que vem eu precise. Quanto a qualidade dos Macs, como dissemos antes, acho isso indiscutível. Mas por ora não tenho como desembolsar R$4k, pelo menos, em um novo. Mas vou checar modelos usados no ML. 

Abraços!

 

Cuidado com modelos usados! ;) Eu cá acho que é preferível um novo em folha. Isto seja que marca e modelo acabar por escolher. Pode procurar quer no buscape.com.br , quer em sites semelhantes.

http://br.similarsites.com/site/buscape.com.br

http://www.similarsitesearch.com/alternatives-to/buscape.com.br

 

Boa escolha, e felicidades no seu doutoramento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, Anthmann! 

Aliás, abusando da boa vontade de vocês, gostaria de perguntar mais uma coisinha: com a proximidade da chamada "black friday" (daqui a 1 mês), acham que as promoções para notebook valem a pena a espera? 

Eu cá esperava, se fosse a você ;):D

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale muito a pena, afinal, as lojas aumentam o preço pra black friday !

 

Em um dia recomendei uma fonte da corsair, a famosa cx500 por 210 reais na kabum, no outro dia apenas copiei o link e ainda levei um sermão do autor porque o preço tinha passado pra 267 ,no cartão 300 reais. Eles são fod*s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive o samsung e foi o melhor notebook que tive ..

 

Tive um netbook da Asus e ele ficou sem exibir imagens no monitor em 5 meses -.-' Suporte ? Que nada KK Tava na garantia, mas a garantia nem existia, ué 

200 reais pra consertar aquela coisa (Ruim -.-')

 

samsung foi o que mais me deixou satisfeito . Hardware bem otmizado, o fato das mémorias Ram's serem de boa qualidade e placa mãe também aceleram e muito coisas que o notebook normalmente tem de fraco, como inialização de Sistema Operacional. Resistente, em 3 anos começou a superaquecer, descuido do meu irmão que mexia com ele na cama !

 

Dell permite mais upgrade de que todas as marcas. Meu irmão tem um.

Caracteristicas:

•Pesado

•Hardware POTENTE !

•Quente!

 

Mexer na cama é querer estragar ele. Dois coolers com a parte de baixo toda permitindo entrada de ar.

 

é pesado, o que pode ser ruim pra ti, mas tem um hardware muito bom. (Pesado de pesado mesmo, não to brincando). A manutenção pode sair um pouco cara pois a carcaça dele é quase uma blindagem de hardware, então você não vai ter problemas se der soco nele ou deixar cair uma ferramenta, o máximo que ele fará é uma dor na sua mão KKk

 

 

Lenovo(Antiga IBM) é bom, de inicio. Sobre suporte, não é tão ruim quanto falam, pelo menos no inicio. Eles ligam pra saber se tá tudo Ok mas quem te liga são pessoal de telemarketing como quem liga oferecendo internet, e óbvio, não sabem nada de internet. Meu padastro comprou um e o Java não funciona, ele demora a inicializar, eu sei o que é, falei pro meu padastro chamar os caras da Lenovo mas eles não apareceram. Enfim, o notebook é tipo positivo, no primeiro dia parece maneiro e depois é bomba D:

 

Eu pegaria Mac ou Samsung.

 

O HP parece ser frágil, não me convence muito rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...