Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E normal isso estar acontecendo com o meu PC?


Ir à solução Resolvido por marceloo,

Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

Gostaria da ajuda de vocês em uma duvida que tive aqui com meu computador. Comprei todas as pecas e pedi para que um rapaz montasse ele para mim, e ate ai, beleza.
Nisso, fui ligar ele pra instalar o Windows e tal, e ver como ele estava em seu funcionamento, e percebi que o cooler do processador estava fazendo muito barulho. Ha principio, vi que ele havia conectado o 'plug' do cooler do processador no Sys fan e nao no CPU fan, nisso troquei e testei o computador novamente.
Também baixei o HW Monitor para ver o que estava acontecendo, o resultado esta anexado no final da mensagem.
 

So que a duvida que eu fiquei foi a seguinte: Na parte escrita 'Power', abaixo da temperatura do processador (Na foto), vi que a tensão oscila muito (Fica variando entre 25 a 45 W sem parar) e me surgiu a duvida: Esses resultados são normais ou meu computador esta com algum problema? Nao entendo completamente nada sobre isso e gostaria que vocês pudessem me dar uma luz. E me desculpem pela falta de acentos, nesse teclado não tem. rs

Espero que vocês possam me ajudar.

Obrigada. =)

 

 

post-712353-0-57320900-1413923010_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe margem de erro nos programas e alguns nem leem corretamente os parâmetros de temperatura, voltagens e etc...

O cooler a 99% que você está se referindo e indicado no print que você anexou, refere-se a ventoinha da Fonte de Alimentação (PWM) e não do processador.

Experimente o software AIDA64 baixe, instale e execute o teste de stress, contido neste programa.

Você vai ter uma ideia melhor de como está a configuração do seu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe margem de erro nos programas e alguns nem leem corretamente os parâmetros de temperatura, voltagens e etc...

O cooler a 99% que você está se referindo e indicado no print que você anexou, refere-se a ventoinha da Fonte de Alimentação (PWM) e não do processador.

Experimente o software AIDA64 baixe, instale e execute o teste de stress, contido neste programa.

Você vai ter uma ideia melhor de como está a configuração do seu computador.

 

Eu irei testar ele com esse Aida64, e assim que tiver resultados mostro pra você ver como é que esta.

 

De qualquer forma, muito obrigada. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WETON,

 

Então, baixei o Aida64 e fiz um relatório da parte de hardware e estou deixando aqui pra você dar uma olhada, caso queira.

Umas observações que gostaria de fazer é em relação as voltagens (Porque teve uma que deu abaixo do que é pedido), e te perguntar caso você entenda dessa parte, se é normal um processador atingir a temperatura de 50-60 graus somente por abrir um programa simples, chegando em alguns casos a 70 graus.

 

Estou com a dúvida sobre o processador e a tensão pelo fato de achar que existe algo de errado, não sei.

 

Por acaso existe a possibilidade do rapaz que instalou meu processador, ter feito isso de forma errada? Já tive outro processador da AMD e nem de perto isso acontecia, por isso estou estranhando demais esse 'comportamento' dele. Mesma coisa em relação as voltagens, o que poderia estar errado nisso?

 

Tenho medo de perder algo ou queimar alguma coisa por causa desses problemas. x_x (Não sei se esse arquivo vai abrir, é pág. da internet. =()

Report.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

normal nao é.. certamente há uma deficiencia na refrigeracao desse processador ai!.. você usa o cooler q vem de fabrica ou outro?!

 

Então, uso o que vem da fábrica, mas aí é que está: Eu também usava o meu cooler de fábrica no outro amd que eu tinha e nunca tive problema com relação a super aquecimento. Quem acompanhou a montagem do meu pc foi meu namorado e ele disse que parece que o outro rapaz tacou aquela pasta térmica branca (Aquela bem ruim) e provavelmente deve ter melecado o processador inteiro, onde eu acho que isso pode estar dando esse problema todo no processador, mas infelizmente não confio eu mesma abrir, limpar e passar uma nova.

 

Já fiz isso na minha placa de vídeo, mas com o processador eu tenho medo de entortar algum pino e depois ter que mandar ele fora. e-e

 

Obrigada. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, uso o que vem da fábrica, mas aí é que está: Eu também usava o meu cooler de fábrica no outro amd que eu tinha e nunca tive problema com relação a super aquecimento. Quem acompanhou a montagem do meu pc foi meu namorado e ele disse que parece que o outro rapaz tacou aquela pasta térmica branca (Aquela bem ruim) e provavelmente deve ter melecado o processador inteiro, onde eu acho que isso pode estar dando esse problema todo no processador, mas infelizmente não confio eu mesma abrir, limpar e passar uma nova.

 

Já fiz isso na minha placa de vídeo, mas com o processador eu tenho medo de entortar algum pino e depois ter que mandar ele fora. e-e

 

Obrigada. =)

 

 

é, tem q ver como se passou essa troca ai de pasta, se tudo foi devidamente colocado no lugar, etc, etc, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a tensão da linha de +5V que está marcando abaixo da requerida, o ideal, seria medir com um multímetro em um dos conectores da fonte porque estes programas nem sempre tem precisão e varia conforme o tipo de sensor da placa mãe.

 

Aproveite e informe a marca e modêlo de sua fonte de alimentação.

 

Quanto a temperatura, se a abertura de um simples programa já chega a 70 graus celsius, então tem que verificar como falou @rodrigo.dcvieira, aplicação de pasta térmica, correto posicionamento e assentamento do cooler sobre a face do processador e a ventilação interna do gabinete entre outras...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, tem q ver como se passou essa troca ai de pasta, se tudo foi devidamente colocado no lugar, etc, etc, etc..

 

Quanto a tensão da linha de +5V que está marcando abaixo da requerida, o ideal, seria medir com um multímetro em um dos conectores da fonte porque estes programas nem sempre tem precisão e varia conforme o tipo de sensor da placa mãe.

 

Aproveite e informe a marca e modêlo de sua fonte de alimentação.

 

Quanto a temperatura, se a abertura de um simples programa já chega a 70 graus celsius, então tem que verificar como falou @rodrigo.dcvieira, aplicação de pasta térmica, correto posicionamento e assentamento do cooler sobre a face do processador e a ventilação interna do gabinete entre outras...

 

 

Bom, chamarei um rapaz pra ver essa questão do processador e aproveitar pra comprar uma pasta térmica decente pra ele passar...

 

E sobre a fonte, é uma CS450M da Corsair, por isso estou estranhando o fato dela estar dando abaixo, pois que eu saiba é uma fonte muito boa. =(

 

Uma outra pessoa me disse para olhar essa questão das voltagens na BIOS da placa-mãe e ver o quanto está dando por lá, assim que tiver o resultado informo a vocês. E uma última questão, para finalizar minha sessão de dúvidas: Caso as voltagens fiquem abaixo do que é pedido, posso afirmar então que o problema é na fonte?

 

Muito obrigada, meninos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, apenas a linha de 5V indicou tensão baixa, pode sim ser a fonte, se confirmar no multímetro a baixa tensão, tente experimentar com outra fonte e confirme se a linha de 5V volta ao normal..Ai você vai ter certeza que a fonte está com problema.

 

Então, olhei na BIOS da placa mãe e os resultados deram dentro do esperado (Segue foto anexada na mensagem).

 

Só o +5 lá no Aida64 que ainda está dando abaixo do valor. Desconsidero ou tem algum problema mesmo? Vai ser difícil eu testar isso com um voltímetro, porque eu não tenho um, não conheço quem tem e não tenho outra fonte pra testar. rs

Existe outra forma de ver isso, ou o jeito é ver o que vai dar mesmo?

post-712353-0-91677400-1414507608_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas informações desta imagem do setup as voltagens estão normais, fique tranquila.

 

A temperatura da CPU está muito alta (50 graus celsius) em "idle", ai você precisa checar o que está acontecendo.

Reveja o caso da pasta térmica, se não der resultado, considere substituir seu cooler original por um outro recomendado aqui no CDH, mesmo que anteriormente tenha tido outro AMD que não esquenta-se tanto com o cooler original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WETON,

 

Oi, tudo bem? Voltei mais uma vez pra falar do meu querido computador problemático. hahahaha ;-;

 

Então, comprei a pasta térmica lá que havia comentado com você, passei ela bonitinho e tudo mais e continuo com o problema de superaquecimento no processador, e o melhor de tudo: Nem parece que apliquei uma pasta térmica boa e nova nela, é a mesma coisa que se estivesse com a antiga, chegando a seus 70 graus quase toda vez que liga. Aproveitei também e tirei o processador pra dar uma olhada, ver se tudo estava nos conformes, e realmente estava tudo certinho, não havia problema algum.

 

Apesar de no setup da bios do PC dizer que todas as tensões estão corretas, a linha +5V (Que é a única que não aparece lá) continua dando abaixo do valor, congelada nos seus 4130... Andei pesquisando e pelo que eu vi essa tensão é a mais importante do computador, porque ela controla a parte lógica e regula a distribuição das tensões de alimentação do processador, estou correta?

 

Será que não é esse o meu problema? O fato dele ficar quente demais, e principalmente, ficar oscilando demais com o computador no idle? De verdade, meu processador salta de 35 pra 70 graus completamente do nada, sem nem mexer, estando na tela inicial do Windows, é totalmente sem explicação uma coisa dessas. Há princípio pensei que pudesse ser devido a pasta térmica anterior ser de baixa qualidade, mas cheguei agora a conclusão que não é, pois comprei a Arctic Silver 5, uma das que eu mais escuto falar bem em diversos fóruns e sites por aí.  :(

 

O que infelizmente me prende é o fato de não ter nenhuma fonte pra testar e nem um voltímetro, mas você acharia plausível eu pensar que o problema de fato é na fonte e tentar acionar a garantia dela? Mais de 1 mês com esse PC parado, não sei mais o que fazer. rs

Não estou afim de pagar alguém pra arrumar, não é nem pelo valor, é mais por não ter ninguém de confiança que realmente eu saiba que entende disso e que vá me dar uma posição correta sobre isso, sei lá. 

 

Perdão pela mensagem imensa e obrigada pela ajuda.  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. eu uso um Cooler chamado VENON  da marca Akasa...custa em média 150,00, mas só de não ouvir quase nenhum barulho.... fiz um ótimo investimento... uso overclock de 20% no intel core i7 e a temperatura fica em 45 graus..o que e muito bom...

 

Oi Byte, obrigada pela sua recomendação, mas acredito que o meu problema seja em relação a fonte, digo, a fonte esta com problema em mandar a energia pro processador, sabe? Esta mandando de forma errada e venho tendo esse problema com o aquecimento e a oscilação da temperatura a partir disso. :(  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que infelizmente me prende é o fato de não ter nenhuma fonte pra testar e nem um voltímetro, mas você acharia plausível eu pensar que o problema de fato é na fonte e tentar acionar a garantia dela? Mais de 1 mês com esse PC parado, não sei mais o que fazer. rs

Não estou afim de pagar alguém pra arrumar, não é nem pelo valor, é mais por não ter ninguém de confiança que realmente eu saiba que entende disso e que vá me dar uma posição correta sobre isso, sei lá. 

 

Perdão pela mensagem imensa e obrigada pela ajuda.  :lol:

 

Compre um multímetro digital no camelô, custa uns R$ 20 e aí você mata essa charada dos 5 volts.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre um multímetro digital no camelô, custa uns R$ 20 e aí você mata essa charada dos 5 volts.  :)

 

Então Ricardo, fod* é que acabei de me mudar pra Goiânia, conheço pouco daqui e não sei muito bem onde achar um lugar onde poderia vender um multímetro, e nem sei se existe camelô aqui. HAHA =P

Vi o pessoal comentando que tem em casa de construção, vou ver se acho um então e compro pra fazer o teste, mas acredito uns 80 % que o problema é na fonte, porque ela parece estar meio 'estranha', por assim dizer.

 

Quando meu computador desliga a fonte faz um barulho bem baixinho, e a luz em alguns casos aqui parece piscar. O-o

Coisa mais bizarra do mundo. hahahaha

 

Demorarei uns dias pra voltar a responder, mas depois venho contar o que deu disso tudo.

 

Obrigada!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mandie No meu pc a linha de 5V também mostra 4.1V, nunca tive problemas. Uso uma Corsair CX430. Com exceção da placa de vídeo e fonte, minha configuração é idêntica a sua.

 

 

E como fica a questão da temperatura do seu processador, Marcelo? Tipo, acontece a mesma coisa que acontece no meu, de ficar oscilando muito sem não ter motivo algum? Outra coisa, seu cooler é o que veio junto do processador mesmo ou é o outro?

 

Me falaram que esse processador era mais quente, mas tem que concordar que é muito bizarro ele sair de 35 a 70 sem fazer nada, só mexendo no Windows. =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mandie

 

Sim uso o cooler que já vem nele, com pasta térmica pré-aplicada no dissipador.

 

Muito estranho mesmo oscilar tanto assim as temperaturas, usando o Windows, navegando na internet aqui na minha casa geralmente fica entre 10 a 20 graus, se estiver calor ele fica quase sempre em 30 ou 35 graus.

 

Pra chegar a 70°C, só se eu estiver jogando alguma coisa, ou fazendo algo que usar bastante mais de 3 cores dele. O ruído desse cooler box na velocidade máxima é muito chato.

 

Não tem algum aplicativo usando a cpu de forma constante?

Uma pergunta bem boba, o dissipador e o cooler estão bem encaixados?

 

Uma coisa que notei naquela imagem do hwmonitor que você postou no primeiro post é que a tensão máxima do CPU VCORE está bastante alta pro FX-6300, mesmo com o turbo-core ativado, que faz com que ele suba o clock para 4.1GHz. Quando fiz overclock para 4.2 o máximo que usei foi 1.35v. Você mexeu alguma coisa na bios a respeito disso? De trocar a tensão do processador, isso faz com que ele esquente bastante se a tensão for alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mandie

 

Sim uso o cooler que já vem nele, com pasta térmica pré-aplicada no dissipador.

 

Muito estranho mesmo oscilar tanto assim as temperaturas, usando o Windows, navegando na internet aqui na minha casa geralmente fica entre 10 a 20 graus, se estiver calor ele fica quase sempre em 30 ou 35 graus.

 

Pra chegar a 70°C, só se eu estiver jogando alguma coisa, ou fazendo algo que usar bastante mais de 3 cores dele. O ruído desse cooler box na velocidade máxima é muito chato.

 

Não tem algum aplicativo usando a cpu de forma constante?

Uma pergunta bem boba, o dissipador e o cooler estão bem encaixados?

 

Uma coisa que notei naquela imagem do hwmonitor que você postou no primeiro post é que a tensão máxima do CPU VCORE está bastante alta pro FX-6300, mesmo com o turbo-core ativado, que faz com que ele suba o clock para 4.1GHz. Quando fiz overclock para 4.2 o máximo que usei foi 1.35v. Você mexeu alguma coisa na bios a respeito disso? De trocar a tensão do processador, isso faz com que ele esquente bastante se a tensão for alta.

 

Bom, eu paguei um rapaz pra montar o PC do 0 e só instalei o Windows, então acho que não tem nada forçando o processador não...

 

Também não mexi em nada no que diz respeito a tensão do processador...  :(

 

Existe a possibilidade de abaixar isso, ver onde eu poderia checar se esta tudo certo ou não? Tem algum valor de referência pra ele estar funcionando normalmente? Poderia isso ser um problema no processador?

 

Não sei mais onde o problema se encontra, então. rs

 

Aaaah, e só apliquei pasta térmica, mas fiz isso direitinho, e usei uma de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mandie Siga estes passos, e vamos ver se pode ser esse o problema, se não for vamos tentar outra coisa.

 

Entre na BIOS.

 

Procure por Load Optimized Defaults e selecione apertando Enter, vai perguntar pra confimar, digite Y, e depois tecle enter. Pronto, as configurações estão no padrão.

 

Só pra checar, vá em MB Intelligent Tweaker, e veja se em System Voltage Control (lá em baixo) está em Auto e não em Manual.

 

Então aperte Esc para voltar a primeira tela, e vá em Save & Exit Setup, vai perguntar pra confirmar, tecle Y e Enter. O computador irá reiniciar.

 

Já que não foi mexido em nada, eu até duvido que o rapaz que montou o computador pra você mexeu em alguma configuração na BIOS, e também na imagem da BIOS que você postou das voltagens o processador está na tensão normal e está quente, mas dê uma olhada.

 

Não acho que o problema pode ser fonte, e nem processador. O computador chega a travar, congelar a tela, ou simplesmente reiniciar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mandie Siga estes passos, e vamos ver se pode ser esse o problema, se não for vamos tentar outra coisa.

Entre na BIOS.

Procure por Load Optimized Defaults e selecione apertando Enter, vai perguntar pra confimar, digite Y, e depois tecle enter. Pronto, as configurações estão no padrão.

Só pra checar, vá em MB Intelligent Tweaker, e veja se em System Voltage Control (lá em baixo) está em Auto e não em Manual.

Então aperte Esc para voltar a primeira tela, e vá em Save & Exit Setup, vai perguntar pra confirmar, tecle Y e Enter. O computador irá reiniciar.

Já que não foi mexido em nada, eu até duvido que o rapaz que montou o computador pra você mexeu em alguma configuração na BIOS, e também na imagem da BIOS que você postou das voltagens o processador está na tensão normal e está quente, mas dê uma olhada.

Não acho que o problema pode ser fonte, e nem processador. O computador chega a travar, congelar a tela, ou simplesmente reiniciar?

Bom, vamos por parte, porque tenho novidades:

1º: Ocorreu agora a pouco do PC dar tela azul e reiniciar, e ontem ele simplesmente reiniciou sem dar tela azul nem nada;

2º: Fiz isso que você falou na BIOS da placa mãe, mas os valores continuam os mesmos no AIDA;

3º: Percebi uma coisa somente agora: O processador faz um barulho como se fosse algo 'fino', agudo, só sei que é estranho;

4º: Também percebi que o cooler dele fica perdendo velocidade de rotação toda hora, como se quisesse parar, mas aí ele volta a rodar;

5º: O Vcore lá que você disse seria o equivalente ao Núcleo CPU do Aida? (Tem um relatório que enviei anteriormente pra outro rapaz aqui nesse post, vê se é isso mesmo) Acho que sim porque os valores são parecidos. Reparei que esse valor chega a picos de 1.365 e que quando ele chega a esse valor, meu processador começa a esquentar sem parar, chegando nos 70 graus que comentei aqui no post.

Bem, já não sei mais de nada, nem da minha vida direito. hahahahaha :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...