Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com o 555 no Proteus


Posts recomendados

Olá a todos, desculpem por ter que tirar essa dúvida que acredito que seja bem fácil de ser resolvida.

 

Pois bem estou usando o CI 555 na configuração astável. Pois quero que ele fique durante 30s no estado ALTO e 20s no estado BAIXO. Usei as fórmulas corretamente para calcular o período e etc. Acabei encontrando os resistores de 30k e 61k (sei que não tem comercialmente, é só a nível de projeto) e usei um capacitor de 470uF.

 

Porém já tentei diversas vezes colocar esse circuito no Proteus e a sáida no meu astável não fica como eu quero, com os 30s e 20s. Existe algumas coisa errada no circuito? O 555 não consegue trabalhar nestas condições que falei? Tem limites?

 

Obrigado.

post-741142-0-24844100-1413897747_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu cálculo está correto..

O capacitor se carrega via R1 + R2, de 30k + 61k = 91k x 0,00047 x 0,693 (que é ln2) = 91.000 x 0,00047 x 0,693 = 29,64 segundos de nível alto

O capacitor se descarrega via R2, de 61k = 61.000 x 0,00047 x 0,693 = 19,87 segundos

 

Experimente colocar o resistor limitador para o led.. Pode ser que você tenha endoidado o simulador sem ele, pois certamente arriaria a fonte e/ou danificaria o CI se assim o montasse efetivamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não se deve usar led verde. é que tem que ... af esquece

Realmente tem sentido o R no led até mesmo no simulador. Mas não precisa. Vá nas proriedades do led e coloque como DIGITAL

Quanto ao capacitor, aparentemente tem limite sim

LM555rcAstable.GIF

Simulei e não rolou com 470u. Com 100u=ok

 

Me lembro de ter visto numa revista na era sem internet (sim existiu) um "tempozirador para longos períodos com 555". Qualquer hora procuro

555 nosso velho amigo de guerra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, quanto ao LED eu retirei ele e coloquei um indicador lógico, porém o tempo ainda continua diferente do que pretendido. Também troquei o capacitor por um de 100uF, como consequencia tenho que alterar os resitores. Porém mesmo assim o tempo não é 30s ALTO e 20s BAIXO.

post-741142-0-71087400-1413904055_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tenta simular este:

555-duty-cycle.gif

porém retirando R3 e VR1, e ligando R1 e R2 ao pino 3.

A fórmula deve se parecida ou a mesma da do tempo baixo já conhecida, porém aplicando-a também ao tempo alto já que não usa o resistor que , no astável normal, é ligado do pino 7 ao VCC.

Aqui tem quase tudo sobre este "novo e raro CI".

http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...