Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculando "tensão final". Reduzir rotação de um fan de pc. Muito barulho


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

hp_compaq_279036001_delta_ffb0612ehe.jpgEstou com este moço

 

Mas quero reduzir a tensão de alimentação dele para 8, ou 7V, porque ele é muito barulhento.

 

Eu não lembro do calculo, mas eu quero que tenha-se entre 7 e 9V na "entrada" deste fan, creio que vá reduzir o barulho.

 

Como se faz isso com resistores? eu tenho de testar ainda, qual dos "6 furos" que gera tensão pro fan, e de quanto ela é.... (nunca vi esses fans ainda, to estudando)

 

eles são de um servidor hp proliant DL380 3ª geração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cálculo = V=R*I.

Coloca 1K em série que dá certo. rs brinc.

 

Seguinte... também nunca vi este jovem. Ele deve ter marcas de tensão e corrente. Alimente o tópico com estes dados que pode ajudar a quem vai te ajudar.

você não vai acreditar mais foi isso que fiz com meu 1ª pc. Era um 486dx2 66 que esquentava muito. Era um ventilador ac que adaptei

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Do fan não sabes nem a tensão e muito menos a corrente. Ai fica difícil de ajudar com a fórmula Vqueda = Vresistor x Iresistor, que nesse caso vale tanto quanto note de 3 reais..

 

Experimente então, vai ser a melhor das soluções.. coloque o resistor que tiveres ai a mão e sinta o efeito.. Chama-se "Método da Tentativa e Erro" ideal para quando não se sabe nada.. Sua aplicação, de modo recursivo, pode resultar numa ótima solução..

Não é a ideal em se tratando de fabricação de fogos de artifício..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller... a tensão eu sei, é 12V...  e calculo que 8 a 9 reduzem o ruído.

 

não sei na verdade em qual dos conectores (são 6) ela sai, mas isso o minipa vai me dizer, o padrão para servers não deve ser diferente do padrão de fontes ATX, portanto apesar de ter conector de 6 pinos, tem um led de status do fan, então, provavelmente, são 3//3 3 pro led, e 3 pro fan.

 

@ pensei nesse, mas entre esse que postou e este

http://www.redcircuits.com//Page109.htm

 

e aqui também

http://www.dutchforce.com/~eforum/index.php?s=575454f0e1c927eebab890fbcd96b65a&showtopic=36741

 

eu prefiro "os meus" porque são automáticos. Mas isso para um segundo momento

 

o drama maior agora é reduzir a rotação, e por conseguinte, o barulho para poder instalar alguma coisa nele.

 

pessoal, de boa, eu tenho dois ventiladores industriais, e os dois em 220v eu aguento mais que esses aí... e detalhe, são 7 fans, que DEVEM ficar ligados, se não o server não dá partida... eu quero escutar, pelo menos, até os 80 anos..... se for de surdez, que seja pela minha esposa, e não por ventilador.

 

@heliosouza, num segundo momento, aliado ao que o @ postou

 

@Isadora Ferraz nem gira... o ideal, pelo que vi, seria na casa de 300ohms por outros testes que já fiz, mas eu queria ter "em tensão isso" porque vou comprar os resistores hoje a tarde.

aliás... quando ao teu DX... digamos que eu te acredito sim porque já fiz umas peripécias também, mas com industriais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest  se a corrente não for alta eu te permito a alternativa zener 3V3 1W. 12 -3v3=8.7. De coração prefiro seus 300R. Um detalhe: seu servidor monitora temperatura e rotação? aceita de boa a maior e menor respectivamente? Bom isso não é da minha conta. rs. Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz, só pra constar.. não gostei do teu avatar.... :P:D:lol:

 

eu não sei se monitora, julgo que não, visto que ele tem um led, que acusa falha ou não do fan.... mas se não estiver conectado, o server não dá partida... se tirar depois, desde que não reiniciar, vai embora.

 

eu não quero zener, porque eu tenho receio quanto a corrente. Um fan típico pode trabalhar entre 0,1 e até 0,3A... esse é dos antigos, então julgo ser 0,3A

 

Acho que vou ter de apelar ao resistor de fio... ou comprar uns 10 resistor de 150, 10 de 300 e 10 de 75, fazer um série/paralelo para testar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa a se fazer é olhar na bios da placa mãe para ver se não a controle de velocidade por PWM. A bios vem como padrão sem habitação de controle, ou seja, full.

 

Seu cooler provavelmente é:

2 Fios para a alimentação do cooler

1 fio de saída PWM para indicar rotação ao sistema/placa

1 fio de entrada PWM de controle de velocidade

2 Fios alimentação LED

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rafael.luc não é por PWM. na verdade, pelo que vi, aparentemente os conectores embaixo do fan tem 2 fios, É um conector de 6 pinos, mas com positivo e negativo, e o led que acende, provavelmente, quando ele travar.

Essa mobo não tem PWM porque ela é equivalente a 3 fios, qual seja, leitura de velocidade (embora não vi no BIOS) e alimentação

 

O BIOS desse servidor é bem diferente do que estou acostumado, sim.. Vou ver depois da atualização hoje, mas... é muito diferente.

 

Saquei fora um dos fans, e liguei "direto" e o ruído é o mesmo, eu alimentei com 12V, então é 12V mesmo que entra. Ontem me aparentou que 27R estavam suficientes para o nível de ruído que preciso, mas sem testar, de fato, quanto ficou a resultante no Minipa (não achei as pontas de prova para ter certeza quanto à alimentação tmbem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns dos ventiladores são para redundância. talvez você poderia tentar tirá-los com o sistema funcionando (!) já que eles são hot-plug.

http://h20565.www2.hp.com/portal/site/hpsc/template.PAGE/public/kb/docDisplay?javax.portlet.begCacheTok=com.vignette.cachetoken&javax.portlet.endCacheTok=com.vignette.cachetoken&javax.portlet.prp_ba847bafb2a2d782fcbb0710b053ce01=wsrp-navigationalState%3DdocId%253Demr_na-c00352325-10%257CdocLocale%253D%257CcalledBy%253D&javax.portlet.tpst=ba847bafb2a2d782fcbb0710b053ce01&ac.admitted=1414006542156.876444892.492883150#N1064A

O problema é que o diagrama não tem contraste nenhum, é muito ruim de perceber a diferença.

 

A propósito, seu servidor é bem antigo. Qual é a configuração dele, e o que você queria fazer com ele? A alguns meses, eu consegui um SGI Octane2 com uma configuração top para esse modelo (2 MIPS R14000A 600 MHz, vídeo VPro V12 com DCD, 8 GB de RAM (dos quais 4 estavam com problema) e 3 HDs SCSI de 10000 rpm (dos quais 1 está com problema no rolamento e faz muito barulho)). Usei ele um pouco, e nunca mais liguei ele, não consigo pensar em alguma coisa pra fazer com ele. Já tenho um servidor com um Celeron J1800 que provavelmente (ironicamente) é bem mais rápido, tem rede gigabit (o Octane2 é 100 Mbps), SATA II que é bem mais rápido que o SCSI daquele Octane2... que sequer possui RAID por hardware, e a controladora é bem ruinzinha, não me lembro qual a velocidade, mas não é rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@victhor393 eu abri ontem os fans... ele tem 3 fios, quando trava, o led troca de cor. eu usei ontem dois resistores, em paralelo, que dá uns 55R mais ou menos. gostei do resultado

 

O server tem 2 processadores (redundante) de 3,06GHz. 

 

Os ventiladores são 7 na baia traseira e mais 2 nas baias dos servidores. de 3 a 7 são as baias traseiras, 3 e 7 são redundantes, 4, 5 e 6 são obrigatórios. Pode ate tirar eles quando tá ligado, mas... ligar sem eles não liga.

 

3 e 7 eu deixei sem, o sistema acusa que "não está plenamente redundante o sistema de ventilação', mas vai embora.

 

Um dos fans, ontem, eu pus o resistor, conforme disse, e funcionou, e o sistema não detectou problemas. Então vou "ir nessa" sistematica hoje, com o resistor "pro lado do vento" para ajudar a refrigerar ele.

 

A controladora é RAID por hardware. Gostei do resultado, mas os testes são hoje. mas isso é para outro tópico.

 

vou subir para 70ohms e fazer testes hoje à noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!