Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação 24V para sistema de iluminação com power led


Posts recomendados

Prezados, boa tarde!!

 

Preciso da ajuda de vocês para a construção (componentes) e posterior cotação dos componentes (a cotação é por minha conta, obviamente =D), para montar uma fonte de alimentação de sistema de iluminação utilizando power leds.

 

Os parametros do led são: 80W - 24V - 3,34A (aproximadamente)

 

O canhão led, chega a uma temperatura de 65°C na base, em 2min, com o canhão led utilizando dissipador e sem cooler. Na parte superior do canhão, a temperatura chega a 65ºC em 3min.

A temperaturana parte superior do canhão de led, não pode alcançar 70°C, pois a condução da luz emitida pelo led se dará por cabo de fibra optica que funde a 70ºC.

Para resfriar o canhão led, pensei em usar pastilha peltier com dissipador e cooler.

 

Pensei em um circuito com:

Trafo 220V/24V

4 diodos

1 capacitor como filtro

 

Sei que esse circuito citado, é o mais básico para criação de fonte retificada. Como podemos refina-lo de modo que a tensão na saida não varie e que suporte uma corrente de até 10A?Quais dispositivos devo usar para proteção deste circuito?

 

Desde já, muitíssimo obrigado pela ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Faller :)
 

Outra duvida, pra dissipar o calor gerado pelos 80W do canhão led, tenho que usar uma peltier de 80W (ou o mais próximo disso), ou tem que ser uma peltier de maior potência?

Ou tenho que usar a formula de calor sensivel (Q = m . c . (deltaT)), passar para Joule e depois usar a formula de potência (P = W / t), para calcular a potência q será dissipada em determinado periodo de tempo?

 

Os meus cálculos ficaram assim:

 

C(alumínio)=0,219cal/g°C

M(alumínio)=500g (extrapolando a massa)

 

Como a temperatura não pode ultrapassar os 70°C, por causa da fibra óptica, estipulei como temperatura limite (final) 65°C.

Com isso exposto, fiz cáculos utilizando um deltaT max da peltier, hipotético, de 60°C e de 30°C.

 

Para peltier deltaT max de 60°C, temos:

Q = 500 . 0,219 . (Tf-Ti)           Tf - Ti= 5 - 65 => deltaT = -60

Q = 500 . 0,219 . (-60)

Q = 109,5 . (-60)

Q = -6570cal ou 6,57kCal

 

1J = 4,18cal

6570cal = 27462,6J

 

P = W / t

P = 27462,6 / 120

P = 228,85W

 

Para peltier deltaT max de 30°C, temos:

Q = 500 . 0,219 . (Tf-Ti)           Tf - Ti= 35 - 65 => deltaT = -30

Q = 500 . 0,219 . (-30)

Q = 109,5 . (-30

Q = -3285cal

 

1J = 4,18cal

3285cal = 13731,3J

 

P = W / t

P = 13731,3 / 120

P = 114,42W

 

 

São esses valores de potência que a peltier utilizada deve ter, para essa situações expostas??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...