Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos param de responder. i5 3330 com problema de fábrica?


Ir à solução Resolvido por Mozts,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Já esgotei minhas ideias tentando diagnosticar ou resolver esse problema. O PC é um i5 3330, Gigabyte GA-B75M-D3H, GTX 750Ti, 2x4GiB Corsair 1333Hz, Cougar RX500, HD Western Digital 1TB. Todas essas peças foram compradas em Novembro do ano passado exceto a GTX 750Ti que foi instalada essa semana(nova). 
 
O que está acontecendo é o seguinte: Eu abro um jogo, por exemplo Borderlands 2, e ele trava sempre no momento em que termina de carregar o Save, na hora que vai realmente jogar, o processo .exe trava e eu tenho que reiniciar ou fazer logout. Enquanto o jogo está no Menu nunca travou, só trava quando o jogo começa. O mesmo acontece com Batman Arkham Origins. Jogo abre e fica normal no menu, quando vamos jogar, trava.
 
Agora vem a parte estranha: Já formatei a máquina mais de uma vez com Windows 7, 8 e 8.1. Sempre que eu formato ambos os jogos passam a funcionar normalmente por bom tempo, de 8 a 12h. Depois desse tempo, acontece a primeira travada e a partir daí ele sempre vai travar como descrito acima. Alguns jogos não travam(ainda), como Bioshock Infinite e L4D2.
 
Antes de instalar a placa de vídeo(GTX 750Ti), o computador apresentava telas azuis aleatorias, e esse problema vem desde Novembro do nao passado quando a máquina era nova. Algumas das telas azuis apresentadas:
IMG_20140815_161017.jpgIMG_20140829_235421.jpgIMG_20140914_142821.jpgIMG_20140922_170335.jpg
 
 
Os procedimentos que já realizei todos com mesmo resultado:
 
- Usar somente 1 pente de memória. 
- Trocar slot de memória.
- Testei par diferente de memórias emprestadas.
- Testei outra placa de vídeo (GTX 570)
- Chequei temperaturas.
- Testei outro HD.
- Formatei dezenas de vezes com versões e discos diferentes do Windows.
- Diversos drivers de vídeo.
- Baixei os jogos novamente do Steam.

 

Minhas suspeitas caem pro processador mas esse problema é tão estranho que não sei o que fazer... Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já verificou sua fonte?

 

É uma fonte muito boa, Cougar RX500. Segue review: http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=345

 

Acredito que se a fonte estivesse com problema de fabrica, não daria pau somente em alguns jogos, mas sim em qualquer situação de aumento de consumo, e isso não é o que acontece. Bioshock Infinite não trava. L4D2 não trava.

 

Testa memória com gold memory hiren boots e ver se apresenta erro se apresentar só trocar memória.

 

Ambas memórias já foram testadas em outra máquina e funcionaram perfeitamente. A minha máquina apresentou o mesmo problema com outro par de memórias.

 

Agradeço. Amanhã testarei o processador na casa de um amigo, acho que o problema está nele. Eu rodei OCCT CPU Linpack e apresentou erro em menos de 3 minutos!

 

2014_10_20_14h27_Cpu_Usage_CPU_Usage.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
  • Solução

Eu diagnostiquei o problema na placa mãe. Testei o processador em outra máquina idêntica, eu usei outro processador na minha placa mãe. O resultado foi que o meu processador funcionou na máquina de teste, mas o processador de teste não funcionou na minha máquina e apresentou exatamente o mesmo problema.

 

Pra contribuir com o diagnóstico, eu atualizei a BIOS da placa mãe e houve uma mudança nos sintomas. O travamento agora ocorria de forma aleatória ao invés de em situações tão específicas e demorando bastante tempo entre as travadas, a tal ponto que por algumas horas achei que o problema tinha sido resolvido.

 

 Além de tudo isso, encontrei outros usuários com problemas semelhantes na placa mãe Gigabyte GA-B75M-D3H. Parece que há um problema de fabricação, um vicio-oculto, nesse modelo específico de placa mãe. Já dei entrada na garantia e estou esperando a troca.

 

Agradeço aos que tentaram ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...