Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Decodificador MC145027 não funcionando corretamente, Transmissor RF


Ir à solução Resolvido por circuit,

Posts recomendados

Bom dia, vou escrever o meu problema aqui pra vocês, talvez alguém possa me ajudar.

 

        Eu sou aluno do SENAI, e aqui nós estamos desenvolvendo um projeto com transmissão de dados wireless, e para tal escolhemos os módulos RF, RT4 e RR3. Também compramos os CI's desses transmissores que são o encoder MC145026 e o decoder MC145027. 

        Montei o circuito para teste numa placa padrão. Eu segui esse projeto -> http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm<- .

        As únicas diferenças foram que ao invés de dois mc145027, eu usei só um. E ao invés de um resistor de 51K, eu usei um de 47K + 3K3, e ao invés de um resistor de 200K eu usei dois de 100K.

        Só que o circuito não funciona, (em partes). Os pinos de endereço de ambos os CIs são iguais, no 145026 os pinos de dados estão ligados em chaves táctil com  resistores de pull down, o pino TE do 26 também está ligado em chave táctil só que com um resistor de pull-up, pois este pino é ativo em 0. Nas saídas do 27 eu coloquei leds para indicar que o nível deles mudou (VT, D6, D7. D8, D9).

        (Detalhe: para teste eu conectei os CIs através de um fio, e não dos módulos transmissores).

        Quando eu tento enviar um dado, o 26 envia normalmente, e essa onda chega no pino de recepção do 27 (excluído problemas de conexão).

         No datasheet desses componentes, diz para executar alguns testes para ver se os dois estão sincronizados. E sim, eles estão sincronizados, as ondas estão iguais que o datasheet diz que deve estar, mas mesmo assim as saídas não mudam. Eu verifiquei com um osciloscópio digital aqui da escola.

         Os professores daqui são mais eletricistas do que eletrônicos, e não pode me ajudar :/ .

         Estou sem saber o que fazer. Já não sei mais o que pensar. :/ 

    

         Preciso de ajuda. 

         Obrigado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nao conheço este treco. como tem osciloscópio coloque as entradas do 26 em 010101010101 e verifique onda quadrada na saída dele ou melhor, na entrada do 27. Pode ver também ver se os pinos da rede RC estão oscilando e na mesma frequencia (hipótese, pois não conheço e não vou ler o d.s. dos bixos)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

      Então, por que já mudamos o endereço do 26 e os dados e olhando no osciloscópio a onda está correta, estão enviando os "0" e os "1"  corretamente. A frequência de trabalho é de 1.71 Khz, por que o receptor RF que é utilizado não consegue trabalhar numa frequência maior que 2Khz. No datasheet exemplifica um teste para o sincronismo dos CIs, e eles estão sincronizados, mas as saídas permanecem as mesmas. Aparentemente, o 27 está funcionando, só não está fazendo o que ele tem que fazer... 

 

nunca trabalhei  com estes ci MC145027 mas se fosse   outros como por exemplo HT12E  e  HT12D daria para ajudar  portanto  boa sorte !

 

     Circuit, esse CIs são dificieis? Eu preciso de transmissor RF para a operação de um projeto que carrega pesos, então as informações que eu for enviar para ele tem que ser rápida e segura, pra segurança do projeto. Eu ja utilizei uns transmissores RF de 433MHZ mas conectado diretamente nos pinos serial do microcontrolador. Funcionou! Mas por algum erro do microcontrolador que eu não consegui resolver, eu não consegui mandar a informação de volta. Precisava fazer uma comunicação duplex com esses módulos e não consegui, só fiz uma via, por isso comprei esses outros dois para tentar de uma forma mais segura. 

  Se alguém puder me ajudar com os componentes que eu tenho agora eu agradeço, mas se não.. Circuit você pode falar desses que você conhece?

  Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja que editei acima.

Se estiverem muito fora dos valores indicados, não funcionaria.

Estes CIs já foram muito usados nos antigos controles de portões e alarmes.

O endereçamento dos 5 bits trinários estão corretos.

 

edit:

"E ao invés de um resistor de 51K, eu usei um de 47K + 3K3..."

 

Observe que não tem na tabela nenhum resistor de 51K, mas sim um capacitor de 5100pF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não creio que seja um problema de frequencia, por que no datasheet ele diz pra fazer testes para verificar se as ondas são as mesmas que a figura abaixo.

 

post-705481-0-04647700-1413826383.png

 

E fazendo o teste no osciloscopio, as  ondas estão iguais ao datasheet... :/

 

E os endereços também são os mesmos, antes nós estavamos tentando com o endereço 1,Tri-estate,1,0,1 sendo A1, A2, A3, A4, A5, respectivamente. agora está como 1, tri, 0, 0, 0 ambos endereços iguais. 

 

E na tabela não tem o resistor de 51k, mas naquela pagina da internet recomendou pois não tem resistor comercial de 50k e sim de 51k, mas como aqui na escola nós não temos esse resistor, eu associei esses dois. 

 

O capacitor, eu coloquei o valor mais próximo que tínhamos aqui. No caso 5,6nF.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

esses cis são muitos fáceis  de achar arisco em dizer que  é mas fácil  do que os  MC145027

não quero te  desanimar com seu circuito mas este  funciona de verdade   falo isso porque  costumo  montar meus circuito desta  forma   veja a simplicidade  do circuito que postei --->>

quero lembrar que  para  fazer  duplex  você  deve ter dois módulos tx  e 2 rx  em duas frequencia diferente  pois  com um não é possível mesmo com endereço diferente  pois a portadora  não deixa  enxergar   o   outro modulo rx    

obs:  quanto a velocidade não se preocupe com isso  pois é mas rápido que um piscar de olhos ja construi  vários  carrinhos com eles veja esta ilustração

post-650643-0-56801800-1413834005.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu estive viajando por um tempo e abandonei o projeto, mas peguei ele de novo esses dias e acabei descobrindo algumas coisas.

 

  Utilizando os CI MC145026/27 são necessários aqueles circuitinhos RC conectados ao CI, aonde esses componentes definiriam a frequência de trabalho desses CIs, e se eles não estivessem sincronizados, o circuito não funciona.

  Acontece que depois de muito quebrar a cabeça, descobri que o problema estava em um dos capacitores cerâmicos que eu estava utilizando. Não sei se houve algum tipo de erro de fabrica, ou se o componente foi danificado durante algum procedimento, mas a capacitância dele estava muito diferente do que deveria ser! Eu medi com um multímetro que eu tenho aqui na escola, e estava muito diferente mesmo... Depois eu substitui esse capacitor por um de poliéster do mesmo valor. Funcionou lindamente! 

  Mas depois de resolver esse problema, eu e o meu professor conversamos e vimos que para a competição que estamos entrando não compensa utilizar esses CIs, pois eles são um pouco mais complexos, e é necessários vários componentes para configurar a frequência de trabalho dele, enquanto os CIs que o circuit comentou só precisam de um resistor pra cada.

  Decidimos utilizar então os HT12E e HT12D. 

  Antigamente nós precisávamos fazer uma comunicação duplex com esses componentes, felizmente isso não será mais necessário!

  Então esses CIs, nos atende perfeitamente!

  Problema resolvido (maldito capacitor ceramico D: kkk)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...