Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena ou é lento o Processador AMD FX 4300 Black Edition 3.8GHz 8MB AM3


Posts recomendados

Comprei este produto na Kabum:
http://www.kabum.com.br/produto/38559/processador-amd-fx-4300-black-edition-3-8ghz-8mb-am3-fd4300wmhkbox

 

Juntamente com uma placa mãe básica, mas razoávelmente boa:

Placa mãe ASUS p/ AMD M5A78L-M/USB3 AM3+ Box

 

Estou usando no momento 8 gigas.

 

Bacana, com isso acredito que meu computador deveria ser uma bala, mas francamente tá perdendo feio para o meu antigo computador, Intel Core 2 Quad com 4 gigas de memória e placa básica.

 

Vou em desempenho e o processador sempre está com uma alta porcetagem, até o navegador que abre faz ele ir até 70% e dá para perceber que tá lento, além do fato e não jogar jogos básicos que rodavam no outro sem placa de vídeo.

 

Será que o problema é do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for um Q9650, o FX-4300 é mais fraco. Na verdade, esses FX são bem fraquinhos. Você deveria ter perguntado aqui antes de trocar. É uma CPU de servidor que a AMD fez uma gambiarra para desktop. Em alguns casos vale a pena.

 

Mas não era para estar a 70% com navegador aberto. Dá para tirar um print do Gerenciador de Tarefas na aba de processos e desempenho (com ele em idle e rodando um jogo, por exemplo)? Passou antivirus? Como estão as temperaturas? Como está o clock? De repente está com clock baixo. Coloca aí um print do AIDA64 / CPUID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for um Q9650, o FX-4300 é mais fraco. Na verdade, esses FX são bem fraquinhos. Você deveria ter perguntado aqui antes de trocar. É uma CPU de servidor que a AMD fez uma gambiarra para desktop. Em alguns casos vale a pena.

 

Mas não era para estar a 70% com navegador aberto. Dá para tirar um print do Gerenciador de Tarefas na aba de processos e desempenho (com ele em idle e rodando um jogo, por exemplo)? Passou antivirus? Como estão as temperaturas? Como está o clock? De repente está com clock baixo. Coloca aí um print do AIDA64 / CPUID.

 

Estão ai os prints pedidos, pode ver que está a 56% agora só com o explorer o o firefox aberto. Veja também que os processos são bem básicos.

post-535754-0-27539400-1413753933.png

post-535754-0-86655600-1413754021_thumb.

post-535754-0-05494300-1413754027_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tirou os dois prints no mesmo momento, o seu clock não era para ficar só em 1.4Ghz. Ele parece estar em idle. Você tirou os dois na mesma hora / com as duas janelas abertas simultaneamente? Se tirou separado, não dá para saber. Use o micro para alguma coisa pesada e veja se o clock bate nos 3.99Ghz.

 

Quanto a passar de 50%, dependendo das abas do navegador, é assim mesmo. Ele dá um pico na hora de abrir o navegador. Como você não deixou o Gerenciador de tarefas correr, não dá para saber se ele volta a baixar depois. A tendência é baixar e voltar a ficar em idle.

 

Qual é o Quad core que você tinha antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tirou os dois prints no mesmo momento, o seu clock não era para ficar só em 1.4Ghz. Ele parece estar em idle. Você tirou os dois na mesma hora / com as duas janelas abertas simultaneamente? Se tirou separado, não dá para saber. Use o micro para alguma coisa pesada e veja se o clock bate nos 3.99Ghz.

 

Quanto a passar de 50%, dependendo das abas do navegador, é assim mesmo. Ele dá um pico na hora de abrir o navegador. Como você não deixou o Gerenciador de tarefas correr, não dá para saber se ele volta a baixar depois. A tendência é baixar e voltar a ficar em idle.

 

Qual é o Quad core que você tinha antes?

 

O Q8200 -> http://ark.intel.com/pt-br/products/36547/Intel-Core2-Quad-Processor-Q8200-4M-Cache-2_33-GHz-1333-MHz-FSB

 

Ele não fica alto sempre, mas mesmo sem fazer nada ele fica sempre de 7% até 15%.

 

Sobre isso até não é o problema, mas o mal desempenho é perceptível ao uso.

 

PS: Não entendi a parte de "ver o clock" qual programa vejo isso, como?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No print que você colocou do CPU-Z tem uma janela escrito "Core Speed". Esse é o clock do processador, que varia conforme o uso. Quando a CPU está em repouso, ela fica mais ou menos entre 0.9Ghz até 1.6Ghz, dependendo da CPU ou das tarefas de background que estão rodando. Mas quando a CPU é exigida, o clock sobe automaticamente, como carro com marcha automática. O seu FX-4300 chega até perto de 4.0Ghz.

 

Então, abra essa janela do CPU-Z, começe a usar o micro com um jogo ou coisa parecida e repare se o clock da CPU vai mudar e subir nessa janela do Core Speed. Ele oscila conforme a carga, mas se chegar perto dos 4.0Ghz, o setup da CPU está normal. Se ficar nesses 1.4Ghz ou perto disso, a BIOS está bagunçada e a CPU não estaria "passando da 2ª marcha", travada. Aí você pode dar o Load Optimized Defauts para restaurar o BIOS. Pode ser outras coisas também, mas o básico é esse.

 

 

-----edit-----

Pelo teste do AnandTech, você ganhou 30% com esse FX-4300: http://www.anandtech.com/bench/product/700?vs=52

Não é muita coisa para uma troca de processador, mas não era para você estar achando mais fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No print que você colocou do CPU-Z tem uma janela escrito "Core Speed". Esse é o clock do processador, que varia conforme o uso. Quando a CPU está em repouso, ela fica mais ou menos entre 0.9Ghz até 1.6Ghz, dependendo da CPU ou das tarefas de background que estão rodando. Mas quando a CPU é exigida, o clock sobe automaticamente, como carro com marcha automática. O seu FX-4300 chega até perto de 4.0Ghz.

 

Então, abra essa janela do CPU-Z, começe a usar o micro com um jogo ou coisa parecida e repare se o clock da CPU vai mudar e subir nessa janela do Core Speed. Ele oscila conforme a carga, mas se chegar perto dos 4.0Ghz, o setup da CPU está normal. Se ficar nesses 1.4Ghz ou perto disso, a BIOS está bagunçada e a CPU não estaria "passando da 2ª marcha", travada. Aí você pode dar o Load Optimized Defauts para restaurar o BIOS. Pode ser outras coisas também, mas o básico é esse.

 

 

-----edit-----

Pelo teste do AnandTech, você ganhou 30% com esse FX-4300: http://www.anandtech.com/bench/product/700?vs=52

Não é muita coisa para uma troca de processador, mas não era para você estar achando mais fraco.

 

Bem a BIOS acho que não ér, porque estava tudo nos padrões.

 

Um jogo como Dead Space 3 não roda, no outro eu jogava razoável sem placa de vídeo, com placa de vídeo básica rodava perfeito.

 

Neste roda também, mas muito travando, tem que diminuir bem o vídeo.

 

Só para abrir o jogo e deixá-lo no menu (sem rodar realmente o gráfico, olha o print de como usa do CPU)

post-535754-0-35883500-1413770816_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe essa ferramenta http://www.eightforums.com/bsod-cra...e-screen-death-bsod-posting-instructions.html

Passe depois o zip criado no fórum para que eu analise.

 

Em anexo está o resultado do teste.

Bom, a CPU parece estar funcionando direito. As tarefas eu não entendo, mas são poucas, então deve estar normal. Eu não conheço esse game, então eu não sei como fica o desempenho. Você lembra como ficava o seu Q8200 ou você nunca viu?

 

Meu Q8200 não travava para nada, ele não usada acho que nem 20% para qualquer coisa.

 

O único motivo de eu tentar atualizar a máquina foi porque eu queria melhor desempenhos nos jogos novos e também memórias DDR3.

 

Infelizmente não tive um bom desempenho e vou acabar tendo que trocar, mas queria ter a certeza se o problema seria só o processador ou seria possívelmente a placa mãe ou outra coisa.

RANGEL-PC-20_10_2014_101421,83.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas queria ter a certeza se o problema seria só o processador ou seria possívelmente a placa mãe ou outra coisa.

 

Placa-mãe não parece ser, pois ele está com o clock normal e as temperaturas também estão normais. Ainda que essas séries 78 sejam gambiarras ajeitadas para o FX, porque elas são nativas ainda dos Phenom. Mas eu diria que o FX-4300 é "fraquinho" mesmo.

 

Veremos o que o Hqxriven tem a dizer da análise - ou outro membro do fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tem muita para analisar vamos aos poucos até dar tempo de eu ver tudo:

 

1 - Primeiro Reinicie o serviço Windows management Instrumentation (WmiPrvSE.exe)

 

2 - Verifique se está usando IDE e mude para AHCI

 

3 - Atualize os drivers AHCI

 

Reinicie a máquina e caso o problema continue continuamos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Não sei ainda estão falando disso, kkk, já que é do ano passo.

 

eu tenho o mesmo processador, e puts.. meu .. ele batia 60ºC em idle, e ia pra 70/+ jogando... coloquei o watercooler para diminuir a temperatura do mesmo, foi pra 40ºC, sendo assim.. pensando que ia melhorar o desempenho do meu pc.. mas to jogando ARMA 3.. e de vez em quando em qualquer jogo da umas lagadas *****.. isso me entristece.. enfim, tambem estou achando que esse processador seja uma porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@GhostRecon,qual a frequencia das memórias que voce usa?O FX tem o pedrão de 1866mhz e de prferencia C9,já que as kingstons são C10 e mais lentas.

A maioria das pessoas não sabe que as placas chipset 78 aceitam memórias de 1866mhz,bastando ajustar na Bios.E muita gente na internet recomenda 1333mhz porque não lê as especificações da placa.

Ponha memórias de 1866mhz C9 e atualize a bios se precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...