Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade - Placa de Vídeo.


Ir à solução Resolvido por Elvis Pereira,

Posts recomendados

Olá pessoa  :)

Tenho um PC velhinho já que aguentou até agora sabe Deus como rsrs, ultimamente começou a ficar evidente isso ao tentar rodar alguns jogos um pouco mais pesados, então decidi trocar porém apareceram outras prioridades agora e só vou poder montar um PC novo do meio do ano que vem para frente então surgiu uma duvida: Colocando uma placa de vídeo nele seria possível rodar alguns dos títulos mais recentes? Assim eu poderia aguentar a espera sem sofrer tanto rsrs, as configurações são as seguintes:

 

Processador: Intel Dual Core E5700 a 3.00GHz

Placa Mãe: G41T-M7

Memoria Ram: 4Gb (Dois Pentes de 2Gb)

Fonte: Acho que é uma daquelas genéricas mas o modelo na etiqueta é KY 500ATX

 

Se for possível colocar uma placa de vídeo qual vocês me recomendam? Não pretendo rodar nada no High/Ultra (Mas faço alguns bicos com design gráfico/3D de vez em quando então se ela puder ajudar nesse aspecto...). Não queria gastar muito, algo até uns 220 reais já que a grana ta meio curta e vou trocas depois (a não ser que compense pagar um pouco mais e levar uma melhor para reaproveitar ela no próximo PC, entretanto não é minha preferência) e já pensando que talvez também precise trocar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudança de planos, acabei conseguindo uma grana a mais e gostaria da opinião de vocês para montar o PC rsrs

 

Processador AMD FX 6300  (https://www.balaodainformatica.com.br/produto/52532).

 

Placa mãe pensei na GA-78LMT-S2 (https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/50937) ou GA-970A-DS3P (http://www.kabum.com.br/produto/45730), a diferença de preço é grande e eu não sei sei compensaria economizar um pouco aqui (ou se tem alguma outra na mesma faixa de preço que seja melhor).

 

Placa de Vídeo pensei em ir de Geforce GTX 650 (https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/67068) mas também não sei se tem outras melhores na mesma faixa de preço ou um pouco mais caras em caso de economizar na mobo, se puderem recomendar algumas agradeço.

 

Memoria vou comprar dois pentes Kingston HyperX de 4GB (1866MHz DDR3) (http://www.kabum.com.br/produto/50757)

 

E a fonte pretendo comprar uma da Corsair mas não sei se para a configuração acima precisa ser a CX500 ou se a CX430 já daria conta do recado, e apesar de não ter achado o preço dos modelos acima caros se conhecerem alguma outra marca boa também mas com um preço mais em conta eu agradeço.

 

Gabinete não faco ideia de qual comprar, sugestões? (até uns R$ 150 mais ou menos).

 

Acham que vou precisar investir mais alguma coisa em refrigeração também?

 

 

P.S.: Teria como atualizar o titulo do tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,<br />

Processador ok<br />

Placa mãe as duas são boas, mas vai a sua escolha .. <br />

na faixa de preço da gtx 650 tem a r7 250x, um pouco melhor .. <br />

Se reduzir na placa mãe da pra pegar uma r7 260, que tem vantagem maior sobre a gtx 650 . <br />

<br />

Os pentes de memoria sairam por +$400 reais, você pode colocar uma kingston normal, 2x4 que sai por 220 reais e aplica o dinheiro na placa de video, ai da pra pegar uma r9 270 ou 265, n to atualizado nos preços . <br />

A cx 430 aguenta a configuração, eu pegaria o modelo cx430M, ela é modular, isto é, remove os cabos que não está sendo usado .<br />

<br />

O gabinete eu indico o Cougar Mx300( visual Designer) ou Cougar Archon( visual gamer), os dois na faixa de $170reais no Kabum .. alguma duvida amigo ? Abraços ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pentes de memoria sairam por +$400 reais, você pode colocar uma kingston normal, 2x4 que sai por 220 reais e aplica o dinheiro na placa de video, ai da pra pegar uma r9 270 ou 265, n to atualizado nos preços .

 

Muito obrigado Bispo  :lol:

 

Sobre os pentes escolhi esses porque vi em algum lugar que os pentes de 1866MHz funcionariam melhor com o FX 6300 e também porque eles me dariam um ganho para os trabalhos de design, sera que realmente não vale a pena esses?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, assim, você não vai notar muita diferença .. você nota diferença de uma ddr1 com uma ddr3, de um pente de 1066mhz com um pente de 2400 mhz. Entre 1866 chega a ser algo imperceptivel, porque depende mais da eficiencia da placa mãe em transporte, o que é padrão pra praticamente todas, mas acredito que você não vai notar diferença. Diferença você nota de uma placa de video r7 250 pra uma r9 270, de um pentium prum i3, de um i3 pra um i7, mas entre memorias Ram é bem identico, quase nada muda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa mãe pensei na GA-78LMT-S2 (https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/50937) ou GA-970A-DS3P (http://www.kabum.com.br/produto/45730), a diferença de preço é grande e eu não sei sei compensaria economizar um pouco aqui (ou se tem alguma outra na mesma faixa de preço que seja melhor).

 

Memoria vou comprar dois pentes Kingston HyperX de 4GB (1866MHz DDR3) (http://www.kabum.com.br/produto/50757)

 

Gabinete não faco ideia de qual comprar, sugestões? (até uns R$ 150 mais ou menos).

 

 

@Elvis Pereira, devido a queima da minha placa mãe passei por um dilema parecido com o seu. Inclusive já resolvi e estou indo comprar amanhã...
 
A Placa Mãe vai muito da sua necessidade, embora cito algumas diferenças importantes entre as duas, a GA-78LMT-S2:
-Tem um chipset "antigo" (AMD SB710)
-Tem o TDP de 95w (se não me engano) q é o mesmo do seu FX-6300, EU prefiro pegar placa mãe com TDP maior q o processador q irei usar
-Tem apenas 2 slots de RAM
-Como vantagem só o fato de ter video on board (q você não usará, já q estará comprando uma) e o preço, porém estará pagando barato por algo defasado, não vejo um bom C*B.
 
Já a GA-970A-DS3P tem:
-Chipset AMD SB950

-TDP 140w  

-4 slots de RAM  
-USB 3.0
-Como desvantagem tem o fato de não ter video on board (desnecessário mesmo pro seu caso) e o preço. Acho essa uma melhor escolha.
 
Particularmente estou comprando a GA-970A-D3P q é quase igual a sua, porém tem apenas 1 entrada PS/2 (tanto o meu teclado qto o mouse são USB), mas tem mais 2 portas USB 2.0 na traseira, e tem um Codec de audio melhor (VIA VT2021) contra a (Realtek ALC887). Bem, como eu disse, vai da necessidade de cada um  :D
 
 
Já nas memorias eu faço coro com o @Bispo. . Economize nessas para sobrar para a Placa de Vídeo.  
 
 
Apesar de não comprar agora eu tinha dado uma pesquisada sobre gabinetes, e as q eu mais gostei foram essas:
+ ou - R$170
 
+ ou - R$150
 
+ ou - R$170
 
+ ou - R$180
 
+ ou - R$170
 
 
Abs  :-BEER
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo totalmente quanto às memórias@Elvis Pereira! Acontece que voce é que vai notar a diferença entre as memórias de 1600 e 1866mhz.

Os processadores Intel tem 1600mhz por limite do processador,onde o I5 4670K entrega à placa de vídeo 25,2GB/s de dados enquanto o FX entrega 29,8 GB/s de dados à placa de vídeo.

Como voce faz trabalhos de designer gráfico/3D voce vai sim precisar de memórias que transfiram mais dados.

As memórias altas só não aumentam os FPS diretamente,MAS,ao usá-las com os FX os detalhes dos jogos ficam mais nítidos e voce pode definir se joga em high,ultra,etc

As memórias HyperX fazem o ajuste automático das frequencias sem entrar no setup.

Veja o vídeo no site da kingston.

Boa sorte! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Elvis Pereira, devido a queima da minha placa mãe passei por um dilema parecido com o seu. Inclusive já resolvi e estou indo comprar amanhã...
 
A Placa Mãe vai muito da sua necessidade, embora cito algumas diferenças importantes entre as duas, a GA-78LMT-S2:
-Tem um chipset "antigo" (AMD SB710)
-Tem o TDP de 95w (se não me engano) q é o mesmo do seu FX-6300, EU prefiro pegar placa mãe com TDP maior q o processador q irei usar
-Tem apenas 2 slots de RAM
-Como vantagem só o fato de ter video on board (q você não usará, já q estará comprando uma) e o preço, porém estará pagando barato por algo defasado, não vejo um bom C*B.
 
Já a GA-970A-DS3P tem:
-Chipset AMD SB950

-TDP 140w  

-4 slots de RAM  
-USB 3.0
-Como desvantagem tem o fato de não ter video on board (desnecessário mesmo pro seu caso) e o preço. Acho essa uma melhor escolha.
 
Particularmente estou comprando a GA-970A-D3P q é quase igual a sua, porém tem apenas 1 entrada PS/2 (tanto o meu teclado qto o mouse são USB), mas tem mais 2 portas USB 2.0 na traseira, e tem um Codec de audio melhor (VIA VT2021) contra a (Realtek ALC887). Bem, como eu disse, vai da necessidade de cada um  :D
 
 
Já nas memorias eu faço coro com o @Bispo. . Economize nessas para sobrar para a Placa de Vídeo.  
 
 
Apesar de não comprar agora eu tinha dado uma pesquisada sobre gabinetes, e as q eu mais gostei foram essas:
+ ou - R$170
 
+ ou - R$150
 
+ ou - R$170
 
+ ou - R$180
 
+ ou - R$170
 
 
Abs  :-BEER

 

 

Cara valeu muito mesmo pela ajuda! E quando você falou sobre as placas lembrei de ir olhar os conectores do mouse/teclado, tinha esquecido desse detalhe rsrs (SãPS/2 mesmo). Gostei muito desse gabinete PCYES Fox (e de um outro modelo, o Java) vou ficar com ele mesmo. Sobre a memoria escolhi elas por ter a mesma info que o @ passou.

 

Eu discordo totalmente quanto às memórias@Elvis Pereira! Acontece que voce é que vai notar a diferença entre as memórias de 1600 e 1866mhz.

Os processadores Intel tem 1600mhz por limite do processador,onde o I5 4670K entrega à placa de vídeo 25,2GB/s de dados enquanto o FX entrega 29,8 GB/s de dados à placa de vídeo.

Como voce faz trabalhos de designer gráfico/3D voce vai sim precisar de memórias que transfiram mais dados.

As memórias altas só não aumentam os FPS diretamente,MAS,ao usá-las com os FX os detalhes dos jogos ficam mais nítidos e voce pode definir se joga em high,ultra,etc

As memórias HyperX fazem o ajuste automático das frequencias sem entrar no setup.

Veja o vídeo no site da kingston.

Boa sorte! 

 

Muito obrigado perfeitoestranho, como eu disse acima a escolha das memorias foi por esse fato que você expôs acima, acho que vou ficar com elas mesmo.

 

Bom ficou assim até agora então:

 

Mobo: GA-970A-DS3P ;

Processador: AMD FX 6300;

VGA: Pensei em uma R7 260X (Vi dois modelos na Kabum, esse => http://www.kabum.com.br/produto/55698 e esse => http://www.kabum.com.br/produto/52303, qual seria melhor?);

Ram: Acho que vou ficar com os dois pentes HyperX mesmo;

Fonte: Corsair CX430 (achei o modelo modular indicado pelo Bispo meio caro...);

Gabinete: PCYES Fox.

 

Bom entendi o ponto do Bispo e do Leeloy sobre a memoria, mas o perfeitoestranho confirmou que realmente existe um ganho com os pentes que escolhi então acho que vou ficar com eles mesmo e depois quando sobrar outra grana eu faço um upgrade na VGA e re aproveito a atual em um outro PC, acho que só falta decidir sobre o modelo da VGA mesmo pra resolver (ou deixei passar algo mais?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você pode notar o ganho, mas será ganho de menos de 1 segundo. Você não vai notar delay nenhum. Os detalhes dos jogos não ficaram mais nitidos, nesse caso a parte gráfica fica toda com a placa de video/monitor. Os detalhes ficaram mais bonitos se a sua placa de video aguentar o jogo no High/ultra, anti-alising, essas coisas assim. E se seu monitor for HD, Led em relação ao LCD deixa mais bonito, 3D( moderno, não aqueles com tela vermelha+azul) deixa a imagem mais fluida (e dá dor de cabeça). A memoria Ram não vai deixar o jogo mais bonito, mas vai acelerar a produção dele e evitar perda de informações, mas isso entre 1600mhz e 1866mhz é imperceptivel, o ganho "notavel" que pode ter é em renderização( 1/2 segundos mais rápidas) . @, se puder me explicar como o gráfico ficará mais fluido, adoraria saber, já que ele usará placa offboard e ela já tem sua propia memoria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você pode notar o ganho, mas será ganho de menos de 1 segundo. Você não vai notar delay nenhum. Os detalhes dos jogos não ficaram mais nitidos, nesse caso a parte gráfica fica toda com a placa de video/monitor. Os detalhes ficaram mais bonitos se a sua placa de video aguentar o jogo no High/ultra, anti-alising, essas coisas assim. E se seu monitor for HD, Led em relação ao LCD deixa mais bonito, 3D( moderno, não aqueles com tela vermelha+azul) deixa a imagem mais fluida (e dá dor de cabeça). A memoria Ram não vai deixar o jogo mais bonito, mas vai acelerar a produção dele e evitar perda de informações, mas isso entre 1600mhz e 1866mhz é imperceptivel, o ganho "notavel" que pode ter é em renderização( 1/2 segundos mais rápidas) . @, se puder me explicar como o gráfico ficará mais fluido, adoraria saber, já que ele usará placa offboard e ela já tem sua propia memoria.

 

Bispo quando ao desempenho nos jogos entendi que o investimento para ganhar nesse aspecto deve ser em placa de vídeo, o que esta me levando a comprar essas memorias seria por entender que haveria ganho de performance para trabalhar com edições de imagens grandes, objetos 3D e renderizações. Acho que já deu para perceber que sou meio leigo nisso rsrs pensando apenas no caso do ganho para os trabalhos que vou fazer e deixando de lado os jogos um pouco ainda seria melhor investir mais em placa de vídeo do que nas memorias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai já muda um pouco de aspecto, alguns programas é possivel colocar o processador da placa de video pra ser usado( muito mais rápido) e o processador normal roda só o windows, e outros programas abertos. Não é todo programa que faz, eu conheço sony vegas e cinema4D que faz isso. Já usei o Maya, e ele travava com meu processador antigo, troquei pro fx6300, e ele tá rodando bem agora. Mas vai de qual programa vai usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai já muda um pouco de aspecto, alguns programas é possivel colocar o processador da placa de video pra ser usado( muito mais rápido) e o processador normal roda só o windows, e outros programas abertos. Não é todo programa que faz, eu conheço sony vegas e cinema4D que faz isso. Já usei o Maya, e ele travava com meu processador antigo, troquei pro fx6300, e ele tá rodando bem agora. Mas vai de qual programa vai usar.

 

Photoshop, Illustrator, cinema4D, Premiere Pro, SketchUp e o 3DS Max são os que eu mais uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô @Elvis Pereira,infelizmente nosso amigo Bispo está equivocado quanto ao detalhes dos jogos com memórias 1866 "NOS FX",bem entendido? No Intel não tem efeito porque ele já roda no limite dele que é 1600.

E sim,voce vai precisar das 1866 exatamente por mexer com render/3D.Vou ter que repetir tudo de novo?

Quanto mais dados à placa de vídeo mais ela vai processar em menos tempo,certo?Se com 1600 ela transporta menos dados como pode ser a mesma coisa? como pode ter os mesmos detalhes num mesmo quadro?

Dito misto,fica a seu critério pegar elas ou não.

Boa sorte!


Me convenceu rsrs

Esse link não está funfando aqui não.Quero ver ele pra conferir se tem ou não alguma coisa a ver com as memos de 1866,@Bispo.

Bota ele de novo .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô @Elvis Pereira,infelizmente nosso amigo Bispo está equivocado quanto ao detalhes dos jogos com memórias 1866 "NOS FX",bem entendido? No Intel não tem efeito porque ele já roda no limite dele que é 1600.

E sim,voce vai precisar das 1866 exatamente por mexer com render/3D.Vou ter que repetir tudo de novo?

Quanto mais dados à placa de vídeo mais ela vai processar em menos tempo,certo?Se com 1600 ela transporta menos dados como pode ser a mesma coisa? como pode ter os mesmos detalhes num mesmo quadro?

Dito misto,fica a seu critério pegar elas ou não.

Boa sorte!

Esse link não está funfando aqui não.Quero ver ele pra conferir se tem ou não alguma coisa a ver com as memos de 1866,@Bispo.

Bota ele de novo .

 

O link é esse

 

 

E agora que vi de novo reparei que o teste foi feito com um Core i7, no caso o limite de 1600MHz se aplica apenas aos I5? Do contrario acho que não teria como "considerar" esse teste ai então já que o ganho seria nos FX's correto @?

 

Edit:

 

No Balão da Informatica os pentes 1866MHz estão pouca coisa mais caros, vou ficar com eles mesmo: https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/66369

 

Só preciso decidir qual placa de vídeo mesmo (das duas que postei mais acima)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me convenceu rsrs

@Elvis Pereira Como te convenceu??  Não viu que o teste foi feito com um 3770K? 

E não viu que mesmo o Intel Com 1866 apresenta taxa de Leitura-Escrita -Cópia maiores do que com 1600??  (MaxMEM-PREVIEW  -Memória em MB/s --Alto é melhor??)  1 min.23 seg do vídeo??

Tem que entender que escreve mais dados,lê mais dados(mais rápido) e copia mais dados(mais rápido).

O vídeo CONFIRMA o que falei: Em jogos é igual em velocidade de FPS,MAS EM RENDER tem ganho sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elvis Pereira Como te convenceu??  Não viu que o teste foi feito com um 3770K? 

E não viu que mesmo o Intel Com 1866 apresenta taxa de Leitura-Escrita -Cópia maiores do que com 1600??  (MaxMEM-PREVIEW  -Memória em MB/s --Alto é melhor??)  1 min.23 seg do vídeo??

Tem que entender que escreve mais dados,lê mais dados(mais rápido) e copia mais dados(mais rápido).

O vídeo CONFIRMA o que falei: Em jogos é igual em velocidade de FPS,MAS EM RENDER tem ganho sim.

 

Como disse eu não tinha reparado, estou no trabalho e acabei vendo por cima, reparei melhor só depois de ver de novo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai meu Deus, você mostra opiniões e eu mostro dados.

 imagine que o i7 setasse todas as memorias a 1600mhz, as memorias de 2400 mhz, 2133, 1866 teriam desempenho idêntico a da de 1600 mhz, ou estou equivocado ?

Agora um teste da CHIP-ART, falando sobre memorias de 2400 mhz a 1600 mhz.

 

 

Ainda diferente do outro teste, a 1600 mhz tem um ganho de 1 fps com uma gtx 760 e 1,5 fps com dual sli da mesma placa.

 

Agora você me diz, se o i7 coloca os dados todos em 1600mhz, porque os dados são diferentes, se a minima memoria é a 1600mhz, segundo você ?

Todos os dados deveriam ser iguais nesse video não é ? Ou o i7 setou a 1866 mhz no video a 1333 pra ela ser pior que a 1600. VEJA O VIDEO INTEIRO antes de vir falar balela pra mim. Abraços ;)

você mostra opiniões, eu mostro benchmarks (testes).

1600:

http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/10/21/d1d87c77229620d820f8c88f40248fb4.jpg

1866:

http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/10/21/3a3ba271e38d4da8b1b7842831930a6e.jpg

 

Se a palavra da chip art não te convencer, espero que isso convença. Benchmarks de memorias, especificamente.

 

Latência 1866mhz : 68.5ms( media)

Latência 1600mhz : 69.7ms(media)

Antes que fale mer**, 69.7-68.5 = 1.2ms. Para fins lógicos, seu olho pisca numa velocidade de 2ms.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elvis Pereira tem nada não,quando escrevi o post,não tinha entrado o seu vídeo com o lik.Por isso postei sem saber que voce já tinha reparado no 3770K.Mas mesmo assim,reparou no detalhe da escrita?

Veja voce que os FPS são iguais em velocidade,mas a diferença é na quantidade de daos "em cada quadro".Isto quer dizer que voce pode ter um quadro mais nítido com 1866 do que com 1600,embora a velocidade deles seja a mesma na placa de vídeo e no monitor,Entendeu?

E para Designe voce vai precisar de mais detalhes nos quadros/s,além de melhorar a imagem nos jogos também,ficou claro?

Mas se voce quiser pôr 1600 não tem problema,só queria que voce entendesse para não escolher no escuro,mas se pegar 1600,pega com latência 9 (c9).

Boa sorte!! 


@Bispo.Dá pra ser mais EDUCADO?

voce começa dizendo que "se eu tivesse mais lógica na cabeça".

Que é isso? Não sabe discordar?

Parei por aqui com voce,cara!Não quero me estressar,FUI!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elvis Pereira tem nada não,quando escrevi o post,não tinha entrado o seu vídeo com o lik.Por isso postei sem saber que voce já tinha reparado no 3770K.Mas mesmo assim,reparou no detalhe da escrita?

Veja voce que os FPS são iguais em velocidade,mas a diferença é na quantidade de daos "em cada quadro".Isto quer dizer que voce pode ter um quadro mais nítido com 1866 do que com 1600,embora a velocidade deles seja a mesma na placa de vídeo e no monitor,Entendeu?

E para Designe voce vai precisar de mais detalhes nos quadros/s,além de melhorar a imagem nos jogos também,ficou claro?

Mas se voce quiser pôr 1600 não tem problema,só queria que voce entendesse para não escolher no escuro,mas se pegar 1600,pega com latência 9 (c9).

Boa sorte!! 

 

Como disse vou ficar com as de 1866 mesmo, a diferença de preço do meu ponto de vista é bem pequena e acho que vale a pena "arriscar". Falta só a placa de vídeo mesmo pra fechar  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @Elvis Pereira,fico feliz que voce tenha escolhido o melhor.Se quiser deixe o tópico aberto pra depois escrever se ficou bom a máquina!

Boa sorte!!

E @Bispo. Chega de falar com voce!

Mesmo tentando me agredir,mostrando o livro do Gabriel Torres pra eu comprar!

voce não entende nem o que escreve,mostrando um vídeo que mostra exatamente o contrário da sua afirmativa,como deixei bem claro ao Elvis.

Agora me deixe em paz,preciso ajudar outros e não ganho nada discutindo com voce.Vê se me erra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom peças compradas agora é só esperar chegar e montar, a configuração final ficou assim:

 

Processador AMD FX 6300 3.5GHz

Placa mãe GA-970A-DS3P
Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon R7 260x 2Gb GDDR5
x2 Memória Kingston HyperX 4GB 1866MHz DDR3
Fonte Corsair CX430
Gabinete Mid Tower Java
 
Total: R$ 1.687,13 (Já com o frete)
 
Agradeço muito ao @bispo, @Leeloy e ao @ pela ajuda na escolha das peças, valeu mesmo  :)
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...