Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível usar TRIM num SSD em modo IDE?


Posts recomendados

Pessoal, estou com uma dúvida cruel: É possível usar TRIM num SSD em modo IDE? Se sim como fazê-lo?

 

Possuo o computador da assinatura e comprei um Samsung SSD 840 EVO 250GB, mas só então descobri que minha Placa Mãe não tem opção para usar AHCI. Terei que me contentar com IDE.

 

Meu sistema operacional é Windows 8 Pro x64.

 

Então pesquisei por aí para saber se posso usar TRIM em modo IDE, mas alguns dizem que sim, outros que não.

 

Posso usar? Se sim, como verifico se está ativada esta função? Lembrando que ainda não estou com o SSD (esperando chegar rsrs).

 

Fico no aguardo. Deus os abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual o modelo da sua placa mãe? Essa da assinatura?

Procure por opções do Tipo "SATA MODE" (deve ser setada como Enhanced) ou "RAID MODE", ou ainda "IDE MODE"... de qualquer forma, se você ver essas qualquer dessas opções, selecione Enhanced, ou SATA (e nunca Compatible ou algo assim)....

 

Bom, você pode tester o trim pelo velho comando de console:

fsutil behavior query disabledeletenotify

Resultado: 0 (habilitado); 1 (desabilitado)

 

para habilitar:

fsutil behavior set disabledeletenotify 0

Se existir qualquer problema, o console mostrar um erro, ou então, ao tentar checar o trim, ele sempre mostrará a opção "1".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo da sua placa mãe? Essa da assinatura?

Procure por opções do Tipo "SATA MODE" (deve ser setada como Enhanced) ou "RAID MODE", ou ainda "IDE MODE"... de qualquer forma, se você ver essas qualquer dessas opções, selecione Enhanced, ou SATA (e nunca Compatible ou algo assim)....

 

Bom, você pode tester o trim pelo velho comando de console:

fsutil behavior query disabledeletenotify

Resultado: 0 (habilitado); 1 (desabilitado)

 

para habilitar:

fsutil behavior set disabledeletenotify 0

Se existir qualquer problema, o console mostrar um erro, ou então, ao tentar checar o trim, ele sempre mostrará a opção "1".

 

Minha mobo é esta da assinatura. Ela não tem opção AHCI. Está selecionada na BIOS a opção SATA. Sem SSD instalado o Prompt me retorna "0" (habilitado). Porque, já que o SSD não está instalado ainda?

 

Fico no aguardo. Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse comando é padrão do windows (na verdade, essa é a disposição geral do sistema)....

 

Esse parametro indica "uma notificação de deleção" do sistema, que é enviada ao disco (ou controlador).... Toda vez que é um cluster é marcado como "deletado", o sistema gera uma notificação para controladora de que aquele foi "realmente" deletado, permitindo o re-uso correto....

 

No caso de HD's mecânicos, isso não faz diferença, já que a controladora envia um comando para a cabeça de leitura que, fisicamente, inverte a posição do bit no setor (0 ou 1).... como toda alteração passa por esse setor, não importando qual for a ordem, a controladora consegue "alcançar" os setores 'deletados' com facilidade...

 

No caso do SSD, não existe essa habilidade física....  Com o passar do tempo, os setores deletados ficam acumulados, e a controladora precisa primeiro checar o que foi marcado para depois permitir a re-gravação...  isso acaba gerando uma queda brusca de desempelho.... a notificação do Trim serve para isso: ele, periódicamente, marca os setores deletados e libera para re-uso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse comando é padrão do windows (na verdade, essa é a disposição geral do sistema)....

 

Esse parametro indica "uma notificação de deleção" do sistema, que é enviada ao disco (ou controlador).... Toda vez que é um cluster é marcado como "deletado", o sistema gera uma notificação para controladora de que aquele foi "realmente" deletado, permitindo o re-uso correto....

 

No caso de HD's mecânicos, isso não faz diferença, já que a controladora envia um comando para a cabeça de leitura que, fisicamente, inverte a posição do bit no setor (0 ou 1).... como toda alteração passa por esse setor, não importando qual for a ordem, a controladora consegue "alcançar" os setores 'deletados' com facilidade...

 

No caso do SSD, não existe essa habilidade física....  Com o passar do tempo, os setores deletados ficam acumulados, e a controladora precisa primeiro checar o que foi marcado para depois permitir a re-gravação...  isso acaba gerando uma queda brusca de desempelho.... a notificação do Trim serve para isso: ele, periódicamente, marca os setores deletados e libera para re-uso....

 

Certo. Muito obrigado amigo! Só esperar SSD chegar agora rsrs.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...