Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor e resistor


xandrex70x

Posts recomendados

  • Coordenador

Acredito que sua pergunta esteja incompleta, pois esta ambígua!

 

As cores dos resistores mencionados são:

2,2K = vermelho, vermelho, vermelho

3,3K = laranja, laranja, vermelho.

3,3R = laranja, laranja, dourado

 

Qualquer dúvida pode consultar os sites abaixo:

http://tecnologiaurbana.com.br/2010/10/como-decorar-a-tabela-de-corres-dos-resistores/

http://www.areaseg.com/sinais/resistores.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Capacitores com valores muito baixos, são descritos com os próprios números da capacitância dele, esse seu seria como a figura abaixo:

2pt2pfNPO.jpg

 

2,2 ou 2.2 e a leitura é sempre em "Picofarads"

 

A tabela de cores é praticamente igual a de resistores....

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_28.asp

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

essencialmente capacitor é um treco muito chato. só duas chapinhas metálicas chatas paralelas. mais naaaddaaa.

Então (digitei errado la atrás) "você pode conseguir alguns pF" tipo assim:

um par de fiod 26awg - aqueles do flat do hd ide - a cada 5cm deve dar uns 3pF. Corte uns 2cm, decape as pontas e ja são os terminais do seu "capacitor" de 1.2pF. Se tiver capacímetro pra medir=ótimo. Pra capacitâncias maiores, trance 2  fios rígidos de cobre esmaltado. Não deve aplicar V alta. Mas esta técnica é coisa de pobre (mas que funciona!). Se bem que já fizemos isso há muitos e muitos anos atrás pra ajuste do circuito de video de um monitor crt. Duvido que o usuário tenha percebido. rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

muito pelo contrário. com um capacímetro você vai cortando o fio até a exata capacitância que desejas. rs. Mas de fato o amigo @Bcpetronzio amenizou o termo. O certo seria GAMBIARRA mesmo. rs. Mas enfim este é um recurso pra quem não tem recurso não necessariamente o financeiro. Tirar de sucata=+1 recurso interessante. Assim foi meu início de carreira. Agora me bateu uma curiosidade: como estás montando dispositivos eletrônicos e com dificuldade no código de cor? Bom isso não da minha conta. Mas parabéns por se desafiar! Tem gente que preferia "comprar pronto!"

sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o codigo de cor de resistor eu sei mais ou menos 

e porq monto as coisas com meu avo e ele esta um pouco cego pela idade,mais os capacitores ceramico fico em duvida,eu monto coisas simples ja que somos radio amadores,montamos transmissores e receptores e algumas coisas em geral obrigado mais vou tentar fazer essa gambiarra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estive acompanhando o tópico e, sem qualquer ofensa mesmo porque todos nós já tivemos estas dúvidas, o autor sendo leigo já respondeu no início quais são os valores dos componentes em questão.

Mas todas as respostas aqui dadas também são de extrema importância.

@xandrex70x

De posse destas informações, os valores dos componentes,  qualquer loja de eletrônica, dependendo da disponibilidade, vai vendê-los.

Bom, aí vem a questão, talvez principal, os códigos.

De posse destas peças, como identificar cada uma delas.

Talvez isto possa ajudá-lo.

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_28.asp

Ajudou?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kibon que gostou...

 

quem mora no "cêintro" de sp ao lado da sta efigênia vai torcer o nariz mesmo. Neste caso é melhor não perder tempo e perder algum tempo e ir lá comprar. Afinal sáo só R$0,05. e pode ter alguma loja que lhe venda um pelo correio. Não custa tentar.

 

Lembrando sempre "so mar". Objetivamos somar. Uma pessoa normal diria "releia o que escrevi". Mas como não sou normal e nem mesmo uma pessoa, tentarei de outra forma ainda sem desenhar.

 

Sabe aquele cabo flat de HD (disco rígido) IDE, geralmente cinza? e chato e plano? Imagino que qualquer 1 tenha uma sucatinha desta em casa. o plano é esse: separe 2 fios dele. corte uns 10cm. decape e separe um lado como se fosse soldar um led. Pronto! Nestas pontas você já tem alguns pF. Va cortando de milímetro em milímetro até "sintonizar" os 1.2pF.  Na verdade pode ser qualquer par de fios paralelos. Por isso que sugeri também trançar 2 fios rígidos esmaltados de cobre (sem dar curto nos 2!)
Repetindo: artefato macgyver para montagem artesanal e pessoal pra seres de baixo nível (=eu). Por conta e risco (risco=0). Ahh já que mexe com eletronicos, você pode achar um trimmer. Uma peça tipo um parafuso. Este deve dar alguns pF que você pode ajustar. A maioria dos rádios antigos tem isso. aff que besteira a minha... seu avô sabe disso
 

abç no vovô ceguin tadin. Já que pra Deus nada é impossível, ele pode enxergar melhor que antes!

Falando nisso. pra concluir/refletir. O pior cego não é aquele que não quer enxergar. É aquele que não acredita naquiilo que os que enxergam estão lhe dizendo

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá difícil viu.o maior 10cm 5pF. o menor 2pF. Terminais do 'capacitor' decapados a direita. difícil né? uma régua meiaboca em baixo. Sorry webcam sem foco.
Já que descambamos o tema para gambiarra, vamos causar estarrecimento nos puritanos e talvez provocar impulsos de agressividade (contida hein)... Sabe como 'ajustar' um valor de um resistor? Raspe o meio dele quebrando o esmalte até achar o núcleo escuro. Coloque o multímetro. Vá raspando de leve com gilete (ainda existe isso?)  até o valor desejado. A resistência aumenta. Passe esmalte pra tapar a 'ferida'. Vou negar até a morte que escrevi isso e vou falar que tava sob efeito de alucinógenos. sem chance. sem foto

Pergunta pro veinho se ele sabia disso. Não é post-528815-0-78444500-1414070516_thumb.muito, mas espero fazê-lo rir um pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...