Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sincronização vertical da imagem de televisores


Posts recomendados

Estou desenvolvendo um programa para pic que reproduz uma imagem na tv, ele funciona perfeitamente, exceto pelo fato da imagem ir descendo com o decorrer do tempo. Acho que isso esta acontecendo porque estou colocando mais linhas do que as Tvs brasileiras suportam em um quadro. Sabem me dizer se tem como informar a Tv que quero voltar para o primeiro pixel? Quantas linhas tenho que imprimir na tela (Vi na internet que o padrão é 525 - PAL 625 - PAL-M)? O tempo de impressão de uma linha na tela é 64 microssegundos(acho que isto esta certo, pois senão a imagem estaria se movendo para o lado em caso da falta de sincronia horizontal)? Qual o tempo exato de varredura de um único quadro ?

Agradeço se puderem me dar essas  respostar ou possíveis soluções para esse problema, to trabalhando a mais de uma semana nisso, e mal posso esperar para ver funcionando kkk. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce puder mostrar um video ou imagem mostrando este deslocamento,seria bom,mas pode ser que o sinal de video não esta com boa intensidade.

Outro detalhe é que se a imagem esta deslocando para baixo ou para cima,e isso depende do tempo que voce esta mantendo o sinal vertical ativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um sinal de vídeo onde cada linha demora 64 microssegundos para ser composta, coloco na tela 525 linhas. Com essa quantidade de linhas o movimento é para cima e se eu aumento ele fica para baixo, mas não achei um numero de linhas exato para que a imagem fique parada na tela. Assim que conseguir um filmo e posto um vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso,o que vai definir este posicionamento é o tempo correto que o sinal vertical ficará ativo.

Como este tempo não está exato,quando voce aumenta ou diminui as linha,na verdade esta aumentando ou atrasando o sinal vertical,que na verdade tem que ser fixo independentemente das linha horizontais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu entendi, por esse motivo quero saber o tempo que tenho na tela para jogar um único quadro ai posso ajustar corretamente, mas n achei esse tempo exato 


Eu entendi o problema, só não sei como arrumar esse sinal, não sei o tempo exato de um quadro, ja tentei de tudo e não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Você não esta conseguindo uma imagem parada na tela porque não esta inserindo os pulsos de sincronismo corretamente...

Montar um vídeo do "Zero" não é muito simples não! Uma forma bem simples de conseguir isso é com uma mine mesa de edição de imagem, nela você consegue inserir os pulsos na imagem que você gerou...

Segue abaixo alguns links que tratam do assunto, você terá que ter um "bocado" de paciência, persistência e um pouco de dedicação para entender o assunto e coloca-lo em prática através do seu PIC.

http://www.fazendovideo.com.br/vtsin.asp#colorbars

http://newtoncbraga.com.br/index.php/telecom-artigos/4048-tel041.html

http://noticias.espe.edu.ec/fracosta/files/2013/03/CLASES-DE-TV-01.pdf

http://curso-completo-de-tv.com/lecciones/sincronismo-horizontal-y-vertical/

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialsisedtv/pagina_2.asp

http://www.egberto.eletrica.ufu.br/STV/8set0886.pdf

 

http://books.google.com.br/books?id=zjhIXj6UxVwC&pg=PA64&lpg=PA64&dq=pulsos+de+sincronismo+horizontal+y+vertical&source=bl&ots=bq4Q496-yi&sig=SJu8Ky8UVK1WRn4xR2Gxa-I_PRw&hl=pt-BR&sa=X&ei=9_9CVOrhDMaRNrDlgMAP&ved=0CEoQ6AEwCA#v=onepage&q=pulsos%20de%20sincronismo%20horizontal%20y%20vertical&f=false

 

http://books.google.com.br/books?id=LlyRVVMiAugC&pg=PA154&lpg=PA154&dq=pulsos+de+sincronismo+horizontal+y+vertical&source=bl&ots=HFNIOqaAWm&sig=vkA9ThMydSbWmd9YFtULYITpDUQ&hl=pt-BR&sa=X&ei=9_9CVOrhDMaRNrDlgMAP&ved=0CD4Q6AEwBg#v=onepage&q=pulsos%20de%20sincronismo%20horizontal%20y%20vertical&f=false

 

Espero que ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, não tem sido nada fácil achar informações organizadas e que vão direto ao que eu quero saber, mas estou determinado a conseguir, até porque os primeiros resultados já são visíveis. Irei ler tudo. Eu consegui deixar a imagem parada na tela, mas foi meio que uma gambiarra e quero arrumar isso para deixar o código bem feito. Complica um pouco por eu estar mexendo com assembly a primeira vez, mas uma apostila que encontrei aqui no forum mesmo tem me ajudado muito. Logo respondo sobre os links que você enviou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio Consegui, demorou um pouco mais consegui haha. Era algo bem simples até, o problema era que eu continuava enviando informação enquanto o tubo de raios catódicos  da TV chegava ao fim da tela, quando na verdade nesse momento tenho que desliga-lo até que chegue ao topo da tela novamente, isso da um tempo 192 microssegundos, sendo 96 microssegundo depois que eu terminava de colocar as linhas impares na tela e 96 depois das pares. Vim deixar a imagem dos resultado "final" (Ainda quero fazer bastante coisa com isso XD).

 

10730929_678960018878940_1952197736_o.jp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a parte mais difícil na produção de vídeo preto e branco (Com tons intermediários de cinza) já passou, agora as coisas estão andando bem kk. O problema agora são as cores, achei meio confuso o modo de gerar o sinal, é bem diferente do que eu esperava.

 

PS: A câmera do notebook não é muito boa mais consegui filmar o personagem se movimentando pela tela (Consegui fazer ontem a noite).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pretendo gerar o sinal de vídeo para TV mesmo, acho que com um pouco de pesquisa logo consigo gerar um sinal com perfeição. Só que a memoria RAM do pic se esgotou kkkk (Me disseram que vou ter que sair da serie 16F se eu quiser avançar mais com isso). Agora to tentando ver o que posso fazer para continuar o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada quadro tem 525 x 640 pixels, acha que o pic 16f628A tem capacidade para uma memoria externa que suporte vários desses quadros? 
Tipo, nunca mexi com memoria esterna, então não tenho ideia por onde começar kkk, nem quais são os valores comumente encontrados. Precisaria de na ordem de alguns KB's (Cerca de 100 kb). É possível ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...