Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID 0 NA PLACA P5KPL


Visitante
Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Via hardware, não, ela não tem suporta "fake RAID", mas voce ainda pode fazer RAID via software, pelo sistema operacional, via gerenciador de discos:

 

http://thiagoti.wordpress.com/2013/05/31/raid-no-windows-7-part-2/

 

Ja adianto que para usuarios comums não se ve muita diferença no uso do RAID, eu usei por tres anos 2 HDs de 500GB em RAID 0 e apesar da grande taxa de trasferencia em benchmarks, chegava a 200MB/s, o desempenho geral ficou na mesma, com a diferença de ter o zumbido de 2 HDs seagate barracuda ligados praticamente o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que "não funcione, da uma melhorada, principalmente ao fazer copias de arquivos, algumas operaçoes pareciam mais rapidas, mas no dia a dia não se nota diferença, no meu caso, por exemplo, o tempo de Boot com fake RAID ficou ate maior, pois o BIOS alem de carregar os perifericos habituais ainda tinha que carregar o firmware da controladora, detectar se existem novos discos, etc e isso chegava a atrazar 5 segundos no tempo de boot.

 

Basicamente existe 2 tipos de controladoras RAID, as controladoras dedicadas, geralmente em placas PCI-e x4 ou x8, e que custam fácil mais de mil reais, essas são destinadas a servidores, e incorporam em si um processador dedicado a lidar com os fluxos de dados,  uma pequena quantidade de RAM dedicada.e um firmware de controle proprio

 

As controladoras "fake RAID" Firmware RAID ou ainda BIOS RAID, são pequenos programas adicionados no BIOS pelo fabricante e que executam varias funções das controladoras dedicadas, mas usando o processador e memoria do micro.

 

Ainda tem o RAID via software, esse é basicamente um recurso do sistema operacional que emula um sistema RAID usando recursos do PC, a diferença entre um fake RAID e um RAID via software, é que no fake raid o software ja vem embutido no BIOS, e ele pode ser usado para boot no sistema. que ja enxerga o arranjo como um unico disco. no raid via software, é necessario outro disco para o sistema, no caso do windows, ou; em sistemas linux, uma pequena partição separada de Boot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara por incrivel que pareça, com o meu nivel de ''leighise'' me deixou mais confuso, isso que ja li varias vezes :v .

 

Então minha placa mãe não suporta raid ou o ''fake raid'', mas é possivel eu fazer um raid via sofware, sendo assim ''aumentando'' o tempo de boot do pc, e não notando diferença de desempenho no uso casual!? 

 

OBS: Não vou ficar transferindo/copiando arquivos, só quero juntar as partições e ganhar desempenho no uso do dia-dia. 

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fake raid não é Raid via software...

São coisas diferentes:

 

No Fake, existe uma controladora (normalmente as mais baratas, ou utilizadas onboard), e o sistema combina o driver de software com os comandos de bios e dessa controladora....

 

No via software o sistema é responsável por tudo....

 

Eu não sei qual (ou se existe) diferença de desempenho entre eles...

 

Qual SO você usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara uso o windows 7 versao 64bits tenho 4gb de memoria placa-mãe p5kpl-am/1600, processador intel core2quad e 1 hd de 240gb e 2 de 80 gb. Queria fazer o raid 0 nos dois de 80, e vi no youtube que tem como eu fazer raid 0 com esses tres hd que eu tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

cara uso o windows 7 versao 64bits tenho 4gb de memoria placa-mãe p5kpl-am/1600, processador intel core2quad e 1 hd de 240gb e 2 de 80 gb. Queria fazer o raid 0 nos dois de 80, e vi no youtube que tem como eu fazer raid 0 com esses tres hd que eu tenho.

 

Bom, no link que eu postei no primeiro pos tem um tutorial ensinando fazer RAID via software:

 

http://thiagoti.wordpress.com/2013/05/31/raid-no-windows-7-part-2/

 

 

voce terra que excluir as partiçoes e os dados desses HDs antes de poder criar o novo volume,  para excluir os dados dos discos basta abrir o gerenciador de discos, clicar em um dos discos a exclir, e escolher a opção exluir volume... apos isso os HDs aparecerão como Não alocados, assim como nas fotos do tutorial, dai basta clicar em um deles e escolher a opção "novo volume distribuido"....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...