Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com verba pra PC novo, e enferrujado no hardwarês: $3000-3500


Ir à solução Resolvido por Nibelung,

Posts recomendados

A cerca de seis anos atrás, eu contei com a ajuda de vocês pra montar a máquina que eu estou usando agora, e ela me serviu por mais tempo do que eu tinha previsto (queria trocar em 4-5 anos). Depois de trocar duas peças que quebraram, esta é a máquina que eu tenho hoje: 

 

  • Placa-mãe Asus P5G41T-M LX2
  • Processador Intel Core2Quad Q9300
  • VGA NVidia GTX 550 TI
  • RAM Corsair DDR3 XMS3 2 GB (x2)
  • HD Samsung HD103UJ 1TB
  • Fonte Satellite 1000W SL-X1000 EPS (eu sei hoje que é overkill, podia ter comprado uma menor)
  • Monitor não-relevante, mas com resolução 1920x1080

 

Como dá pra ver, eu acho que TALVEZ a fonte ainda dê pra aproveitar, mas eu preciso fazer um upgrade. Principalmente por causa do processador 32 bits estar limitando o tamanho da minha RAM. Então antes de pedir configurações e tal, eu acho importante tirar algumas dúvidas: 

 

1) Existe algo de dentro do case que pode ser canibalizado pra máquina nova? (eu acho que não, mas perguntar não dói)

 

2) Na época, eu fiz questão de pegar um processador Intel  por confiança na marca, e uma placa NVidia por causa do PhiX. Existe algum diferencial novo neste quesito com a AMD que eu deveria considerar ao invés de me manter nas minhas preferências?

 

3) Eu devo manter meu gravador de DVD por motivos filmísticos e joguísticos. Compensa fazer o upgrade pra Blu-Ray, ou ele já é considerado uma mídia morta/não deslanchou?

 

4) Existe alguma novidade dos últimos 2-3 anos que eu deva ter em mente na hora de escolher hardware? De cabeça, eu só lembro algo sobre HDs de estado sólido (SSD) serem bons. 

 

5) Compensa, caso sobre dinheiro no orçamento, a redimensionar a fonte pra uma menor ou não?

 

Sobre a máquina nova, apesar das perguntas acima já darem ideia de que eu não tenho tudo definido, a faixa de preço está: Tenho 3 mil em mão, mas consigo esticar isso até 3500. Processador, a menos que a AMD tenha feito alguma revolução no mercado, eu prefiro Intel. Meu histórico com a marca é muito mais positivo que meu histórico com a AMD. Placa de vídeo idem: prefiro NVidia pelo GeForce Experience, e só mudo pra Radeon se tiver um motivo muito forte. 

 

A intenção é fazer uma máquina que possa durar cerca de 5 anos. Não faço questão de jogar em ultra HD, nem nada do tipo, mas por causa da intenção de longevidade, acredito que seja bom ele estar acima da média geral. 

 

Também aceito ajuda e recomendações sobre RAM. Não faço ideia de que tipo, tamanho ou velocidade seriam os melhores em termos de custo-benefício hoje em dia. HD idem, não sei se vale a pena um SSD (ou melhor) grandão, ou ficar com um SDD grandão pra arquivos e um menor pra programas. Ou um misto, ou algo novo que seja melhor e eu nem sei se existe. 

 

Obrigado a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bão. sua fonte é uma coisa que puxa energia de uma casa pra distribuir para umas meras peçinhas de 400W.

Segundo seu processador pode mudar para um I7-4770 !

a VGA tá meio passada. que tal a Gtx 970? 

a Fonte. deixa do jeito que tá. se tá de boa melhor sobrar que faltar.

o HD precisa trocar pois já está muito rodado MUITO MESMO.

SSD so serve pra dar uma aceleradinha no PC as vezes.

Monitor deixa o mesmo!

Ram tem que melhorar. tira essas duas ai e poe logo dois pentes de 4 GB.

e por fim melhora a placa-mãe. pois vão ser preciso!

so isso jovem.

forte abraço. fique bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem @Nibelung vamos tentar.

1- acho que só o monitor,mas a GTX 550 TI(ddr3 ou GDDR5?)Se for juntar dinheiro pra pegar outra VGA esta quebra o galho,mas pra usar,não dá não.

2-Não a AMD está afundando,Intel é O processador 

3-considerado midia morta

4- sim,voce está certo,os SSD's são uma ótima aquisição,muito mais rápidos que os HD's

5-Não só compensa como é necessidade,sua fonte tem só 6 anos!!

I5-4460  660,00

http://www.kabum.com.br/produto/52351/processador-intel-core-i5-4460-3-2ghz-3-4ghz-max-turbo-6mb-lga-1150-c-intel-hd-graphics-bx80646i54460-

Placa mãe H87  260,00

http://www.kabum.com.br/produto/47322/placa-mãe-asrock-para-intel-h87m-lga-1150-micro-atx-windows-8-1-ready

memórias  2x4GB 1600  338,00

http://www.kabum.com.br/produto/48697/memoria-corsair-4gb-ddr3-1600mhz-cmv4gx3m1a1600c11

Fonte  EVGA 600B  252,00

http://www.terabyteshop.com.br/fonte-evga/fonte-evga-600b-100-b1-0600-kr-600w--80-plus-bronze-pfc-ativo.ptml

SSD  Kingston Hyper X 120GB  340,00

http://www.kabum.com.br/produto/55141/ssd-kingston-2-5-hyperx-fury-120gb-sata-3-shfs37a-120g

HD 1 tera  265,00

http://www.kabum.com.br/produto/39350/hd-wd-1000gb-7200rpm-64mb-cache-sata-6-0gb-s-3-5-wd10ezex

Placa de vídeo GTX 780   1.232,00

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-pny-geforce-gtx780-enthusiast-edition-3gb-gddr5-384bits-vcggtx7803xpb-cc-box

Gabinete   Thermaltake versa ii usb3.0  195,00

http://www.kabum.com.br/produto/32488/gabinete-thermaltake-atx-versa-ii-usb-3-0-vo700a1n3n

TOTAL----------- R$ 3.542,00

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem @Nibelung vamos tentar.

1- acho que só o monitor,mas a GTX 550 TI(ddr3 ou GDDR5?)Se for juntar dinheiro pra pegar outra VGA esta quebra o galho,mas pra usar,não dá não.

(...)

5-Não só compensa como é necessidade,sua fonte tem só 6 anos!!

 

1- GDDR5. Ela tem aguentado bem as coisas aqui, e as poucas travadas que eu tenho parecem mais gargalo de RAM do que da VGA. Só que aumentar a RAM envolve trocar o processador, que envolve trocar a placa-mãe... Ela é uma das duas peças citadas que não são da formação original da equipe (antes tinha uma GT8800)

 

5- Não consegui entender aqui se você está recomendando trocar a fonte ou não. Presumo que sim, já que você listou uma fonte nova nas recomendações, mas só pra confirmar. 

 

Os preços e peças que você linkou parecem bons também. O BukkitBR citou um processador i7, fui pesquisar, e ele custa bem mais que os i5. A diferença de performance é significativa, ou ele só é mais caro por ser a geração mais nova? (Aprendi que comprar uma geração atrás costuma ser o melhor custo-benefício, em geral)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nibelung sim estou recomendando a fonte nova,mesmo porque voce pode vender as peças e ganhar um dinheirinho,só o seu processador está cerca de 350 paus aqui no RJ.

O I5 de última geração é o mais potente deles e é muito bom.A diferença da geração passada quase não existe,então não é bom negócio ficar com peças defasada,gasta-se a mesma coisa.

O I7 em jogos tem o mesmo desempenho que o I5,não vale a pena nem pra ficar muito tempo,porque um I5 vai durar o mesmo tempo com a mesma performance.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversei com o meu técnico de confiança, mostrei a configuração montada, e a única dúvida que ele levantou é que ele acha que a placa-mãe está num modelo muito básico comparado com o resto das peças, e essa verba extra poderia ser retirada do gabinete, se eu reutilizasse o que eu tenho atualmente. 

 

Acha que comprando o mesmo modelo, versão pro, iria impactar algo no quesito longevidade?

 

Lembrando que longevidade/durabilidade é meu fator principal na escolha das peças, com performance vindo em terceiro. Se o ganho for puramente de performance, não vale os 100 reais adicionais pra mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Placa de vídeo boa, porém bem ultrapassada

2) Permanece com a Intel, porque eu mesmo já comparei um i3 530 com um Phenom II X6 e o i3 foi melhor em uso geral, só perdendo nas notas do Windows 7 (na época) e em tarefas que usem mais núcleos (obviamente, porque 6 núcleos são uma força vs os 2 do i3), isso faz tempo, mas em geral se comparar um i5 com um FX, por exemplo, o i5 ganha na maioria das aplicações. Isso, por conta própria, não pesquisando benchmarks, mas fazendo benchmark, cheguei à conclusão que os núcleos da Intel são superiores, assim como a tecnologia. Pode ver que a Intel lança um CPU (processador) com menos nm, a AMD só faz isso um tempo depois. Conclusão: Você tem uma CPU mais forte, consumindo menos energia e que aguenta maiores temperaturas, esquentando bem menos.

3) Não é mídia morta, porque o padrão hoje em dia são filmes em Bluray. Não adianta tentar comparar um DVD com 1 Bluray, a diferença é gritante, mesmo que seja um 640x480 com 1 1280x720, imagina então comparar com 1920x1080 (sendo que os Blurays, nem sempre são 1080 e sim 1920x800 etc...). Eu tenho um bluray e não me arrependo.

4) SSD só perde em questão de preço/tamanho, porque a velocidade dele é umas 10x mais rápido, além disso é um disco de estado sólido, não tem todo aquele cuidado com batidinhas (embora você não vá jogar ele no chão). Um HD convencional se der 1 batida nele e a agulha riscar o prato, já era. O HD fica com bad blocks e isso é irreversível, é dano físico, podendo apenas ser isolado por meio de programas, limitando o uso do seu HD.

5) Eu não tenho certeza, mas talvez os 1000W estejam consumindo energia, mesmo que você utilize menos do que isso (mesmo que seu PC consuma 300W, o que não deva ser o caso); porém, você já tem uma ótima fonte, pra mim é prejuízo trocar uma fonte de 1000W, que hoje você pegaria um preço bem inferior e trocar por uma de 650W, pagando um preço parecido, diminuindo a potência. Embora, potência não seja tudo, tem também a eficiência. So que eu não conheço essa sua fonte, então não posso falar muito sobre isso, pois a marca pra mim não é muito do meu conhecimento.

 

Paz!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversei com o meu técnico de confiança, mostrei a configuração montada, e a única dúvida que ele levantou é que ele acha que a placa-mãe está num modelo muito básico comparado com o resto das peças, e essa verba extra poderia ser retirada do gabinete, se eu reutilizasse o que eu tenho atualmente. 

 

Acha que comprando o mesmo modelo, versão pro, iria impactar algo no quesito longevidade?

 

Lembrando que longevidade/durabilidade é meu fator principal na escolha das peças, com performance vindo em terceiro. Se o ganho for puramente de performance, não vale os 100 reais adicionais pra mim. 

n é desmerecendo esse cidadão ai q você chama de tecnico mas , ele esta mal informado ^^ o chipset h87 ja um otimo chipset ^^ se você quiser você pode por ate uma config como essa por exemplo: i5 4460 + h81 e sacar uma placa de video porreta como uma gtx 780, você n sentiria a minima diferença ^^ porém indico uma b85 tem um preço legau e ja supri tua necessidade de boas ^^ a config q o amigo perfeitoestranho postou esta otima so trocaria a placa-mãe por uma b85 como essa

http://www.kabum.com.br/produto/50643/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-b85m-d3ph-lga-1150-box/?tag=b85

visando o numero de slots de memorias ^^ mais ai é uma escolha tua abrass

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...