Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDs com erro de leitura


cabelorock

Posts recomendados

Bom dia
Tenho um hd samgung de 2tb e um seagate de 1tb no meu PC, mas aproximadamente a 1 mês atrás o Samsung começou apresentar erros de leitura e bad clusters, inclusive corrompendo alguns arquivos, levei para um tecnico e ele não conseguiu recuperar o hd, ele ainda funciona, mas fica dando erro de leitura. Bom, ignorei o problema e comprei outro hd que ainda não chegou.
Nesse meio tempo o meu Seagate começou apresentar o mesmo problema. Erros de leitura e corrompendo arquivos, executei aquela verificação que tem no proprio Windows e ele diz que os problemas foram corrigidos, mas mesmo assim o erro persiste. Antes dessa verificação, ele executava o scandisk quando ligava o computador, agora já não executa mais.
O tecnico diz que pode ser a minha fonte, é uma corsair de 430w reais, tenho ela desde 2010, os HDs são de 2010 o Seagate e de 2012 o Samsung. Já procurei em vários foruns, inclusive em foruns americanos se alguem teve o mesmo problema, mas os unicos semelhantes são postagens antigas, de 2003, 2004.
O computador é bem velhinho já, um Core 2 Duo de 2,8 com uma MB intel dg31pr, comprado em 2008.

Alguem ai tem alguma dica do que posso fazer para resolver? o hd novo que comprei é um Seagate de 3tb, estou com medo de ligar ele no PC e dar problema nele também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar da sua fonte ser de qualidade, ela já tem bastante tempo de uso, então ela pode estar apresentando defeito e entregando energia de forma errada ao PC, principalmente o HD, sugiro que teste a fonte com um multímetro para verificar se as tensões estão corretas, caso não saiba fazer leve a um técnico, caso o problema seja ela troque antes de usar o HD novo.

 

apenas ressaltando, sua fonte é de qualidade, porém pode estar dando defeito pois ela tem bastante tempo de uso.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, achei subjetivo o que você disse, cita pra gente algo mais, que nos ajude a entender melhor o problema.

 

Podemos sugerir soluções, mas sem conhecer aspectos mais específicos do seu caso você terá sugestões tão superficiais quanto.

 

Um exemplo do que pode causar dano aos discos rígidos, além da energia elétrica, como o Windows_7 falou, é a trepidação - vibração. O local que o computador fica treme? Existem caixas de som grandes por perto? Qual a temperatura média que eles estão trabalhando? Você desliga corretamente o computador sempre? Há oscilações elétricas? Está usando estabilizador?

 

O HD é uma peça muito frágil, há uma infinidade de coisas que podem danifica-lo, dê mais detalhes pra gente ae ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana vou levar a fonte ao tecnico para testar com o multimetro, acredito que o problema seja realmente a fonte. A energia eletrica é estavel, não uso estabilizador mas tenho um filtro de linha da Clone, limpo constantemente o cabinete e ele está em um local bem estavel, sem quaisquer vibrações, não há caixas de som próximas ao PC eu só uso o headphone, sempre foi desligado corretamente e as medições de temperatura sempre giraram entre os 35ºC a 40ºC em ambos. O PC nunca ficou ligado muito tempo direto, no máximo 3 dias.

Caso seja a fonte, trocando-a eu corto a raiz do problema, mas daí teria que recuperar esses HDs, pois são 3tb e tenho todos meus arquivos neles, já fiz backup de grande parte mas não de tudo, quando o HD novo que comprei chegar eu vou coloca-lo em uma gaveta p/ hd externo e  copiar o resto. O pessoal em que eu levei o de 2tb não conseguiu recuperar o hd, ele ainda funciona, mas com erros de leitura. Eu li que existem uns programas que isolam os bad clusters para não serem mais utilizados, nos foruns em inglês que eu procurei mandavam usar o chkdsk direto no DOS. Tem algum programa mais eficiente pra fazer isso?

 

 

edit

bom, eu executei o hdd repair direto no boot do pc, ele disse ter encontrado 4 setores defeituosos e que corrigiu os 4. Quando ligo o PC ele ainda aparece aquela mensagem de que o Windows detectou um problema no disco, estou checando agora com o chksdk direto no boot e diz que nao existe nenhum setor defeituoso. Troquei o conector de energia que estava no hd, como essa fonte saem 2 cabos de conectores sata, coloquei um do cabo que eu não estava usando.
Vou tentar fazer o mesmo com o HD de 2tb para ver o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Difícil ser problema de fonte.... essas fontes tem ótimas proteções, os regulares e o estágio de filtragem usa componentes de ótima qualidade... a não ser que você abusou muito dela, ou que ela seja falsificada, não creio que seja o problema... mesmo com tanto tempo de uso...

 

Eventualmente pode ser uma casualidade, ou algo na sua placa mãe.... experimente trocar os cabos também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...