Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida programação arduino


Posts recomendados

Olá,eu quero fazer uma programação para um projeto meu mais estou com duvidas de como posso fazer(estou iniciando agora)


A minha programação teria que ler se a resistência iria passar de 1M (essa parte que eu não entendo como posso fazer)Se a resistência passar de 1M no projeto o arduino iria escrever uma frase no lcd.Se a resistencia fosse menor de 1M outra coisa seria escrita no lcd.Eu achei que poderia fazer as portas analógicas do arduino para fazer isso mas não sei como fazer essa parte da programação.


 


Se alguem puder me ajudar nessa parte desde ja agradeço


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Olá,eu quero fazer uma programação para um projeto meu mais estou com duvidas de como posso fazer(estou iniciando agora)

A minha programação teria que ler se a resistência iria passar de 1M (essa parte que eu não entendo como posso fazer)Se a resistência passar de 1M no projeto o arduino iria escrever uma frase no lcd.Se a resistencia fosse menor de 1M outra coisa seria escrita no lcd.Eu achei que poderia fazer as portas analógicas do arduino para fazer isso mas não sei como fazer essa parte da programação.

 

Se alguem puder me ajudar nessa parte desde ja agradeço

 

Você pode usar qualquer ADC para ler uma tensão de um divisor de tensão resistivo,  onde um  dos resistores seria fixo e ligado ao GND.O que vai ser testado seria ligado ao VCC.

A junção dos dois é ligada no ADC e, pela tensão medida neste ADC, você conhecerá o valor deste resistor com um simples cálculo.

Pra facilitar, coloque um resistor fixo de 1M com precisão de 1% ao GND.

Assim se o teu resistor a ser medido for menor que 1M, a tensão será maior que 2,5V. Se ele for maior que 1M a tensão será menor que 2,5V.

Assim, não precisará nem converter o valor lido em tensão:

Como os conversores são de 10 bits, a leitura de 5V será 1023 = 3FF exadecimal e 2,5V será 512, ou 1FF exadecimal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Você pode usar qualquer ADC para ler uma tensão de um divisor de tensão resistivo

Não faria isso para fazer uma leitura, vale lembrar que dependendo do valor da resistência fixada em VCC e dado ao valor limitado da impedância de entrada do A/D é possivel que se tenha um valor errôneo de tensão. o ideal seria tomar a saida do divisor de tensão e utilizar um simples seguidor de tensão para obter uma saíad de baixa impedância do ponto a ser medido.

 

 

 

Assim se o teu resistor a ser medido for menor que 1M, a tensão será maior que 2,5V. Se ele for maior que 1M a tensão será menor que 2,5V.

Isso nao vai acontecer pelos motivos que ja citei, por exemplo se ele colocar um resistor de 500K, mesmo que o resistor em paralelo com o ADC fosse de 10M, em paralelo com pifios 2.5K de impedancia de entrada do ADC, formaria um Req equivalente fazendo a tensão "sumir" nesse ponto, e aparecendo quase que em sua totalidade no resistor de 500K, mesmo ele sendo menor que o de 1 Mega.

Um circuito assim seria o ideal:

voltage+divider+with+comparator+circuit.Em lugar de R3 você ligaria a porta analógica do teu Arduino, e prefira amplificadores operacionais com porta de entrada baseada em JFETs, garantindo assim uma elevadissima impedancia de entrada para medida, e uma iimpedancia de saida de baixo valor para envio do sinal ao A/D.

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, já que ninguém postou o seguidor de tensão, eis:

seguidor-tensao-61-315x181.png

Não precisa ser o CA3140, mas este é campeão quando se trata de alta impedância de entrada:

1.5 Teraohm

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/C/A/3/1/CA3140.shtml

Nem precisa de resistor na saída, basta ativar o pull-up do pino que os AVRs entendem como entrada normal, só vira ADC automaticamente quando fizer a leitura do mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só pra complementar, esta imagem eu achei na net. Com o PULL-UP ativado, R1 seria de 1M e R2 seria o resistor a ser "testado" ou até mesmo medido e apresentado no display, dependendo do programa. No lugar da BAT1, seria o 5V que é a mesma que alimenta o uC.

Se o autor quiser apresentar o valor do resistor, vai depender da tensão de referência do uC.

Qualquer necessidade, estamos (todos nós) aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde me lembro, a entrada do cad é de alta impedância e não 2k5R. Este valor baixo (pelo menos nos PICs) é a impedância em série com a entrada do cad. Juntamente com a capacitância de entrada dos cads, forma um filtro passa baixas frequências (FPB). Para que a tensão seja lida corretamente, deve-se esperar que a capacitância interna seja carregada. Logo esta resistência, juntamente com a resistência de saída de seu divisor resistivo é que vai formar a resistência deste filtro FPB. Isso significa que deve-se esperar até cerca de 5 constantes de tempo (5 * R * C) para que a capacitância interna na entrada do cad, acompanhe a tensão que se aplica na entrada do cad. Com 5RC a capacitor se carrega com mais de 99% do seu valor final.

A resistência de saída do divisor resistivo, considerando-se R1 e R2, valerá R1//R2, de acordo com a aplicação do teorema de Thevenin.

O cad interno possui uma impedância de entrada bem alta. Recomenda-se que a impedância de saída do divisor resistivo seja menor que cerca de 10KR.

Como sua resistência é superior ao recomendado (1MR), então use um amplificador operacional como já recomendado.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal primeiramente desculpe por eu não ter postado mais informações sobre o projeto......E muito obrigado pela ajuda de  todos.Mas acabei fazendo o projeto um pouco diferente o circuito foi esse : http://api.ning.com/files/ahs5JtVtSPXA*FCgnlp-foac5LkiBnW5tKPn*k0ctMZOQfIdxMF4yJet4fj*c64SYfvtv4PEwVE2MR07XXMJ66IRk*OFER0a/Detectordementiras.png

 

O projeto era um detector de mentiras que ficou desse jeito.....

Se quiserem a programação usada é só avisar

post-616499-0-63750800-1414097356_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...