Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com centelhador


lord.sector

Posts recomendados

Boa tarde amigos,

 

Estou com um probleminha que parecia simples mas se mostrou complexo... Tenho um amigo que possui uma caldeira, que utiliza para diversos fins desde fabricar cerveja artesanal ate aquecer agua pro chimarrão...heheheh

 

Enfim, ele comprou um sistema de controle de temperatura que consiste em dois sensores, um quadro de comando e uma saida de 220V AC. Essa saída é ligado em uma válvula solenóide que controla o Gás. Apenas Abre e fecha, sem controlar vazão.

 

O problema começou quando ele quis fazer cerveja... a tal da chama piloto arruinou a receita dele, pois ficou aquecendo a água, mesmo sem possuir chama no fogareiro.

 

Eu sugeri colocar um centelhador destes de fogão, junto com a entrada da válvula... ficou ligado o tempo todo... kkkk imaginem a barulheira desgraçada...

Tentei fazer um timer com o famoso 555, ate deu certo, na primeira vez, mas de uns vinte testes apenas uns 8 ligaram a chama e o gas continuou aberto...

 

Gostaria de uma ajuda nesse projeto, visto que não há grana sobrando e as proposta que achei ou são caras... ou muito caras, incluindo ate arduino...

 

pensei em fazer uma placa simples onde o sensor de temperatura liberaria os 220V AC, isso dispararia o 555 que alimentaria um transistor liberando os 3 volts para um centelhador de pilhas que comprei. após 2 segundos liberaria um relé que deixaria a corrente passar para a válvula solenóide. e ai vem meus problemas... o circuito do 555 e do centelhador de 3 V ja estão prontos, mas gostaria de juntar isso com alguma coisa que cortasse a tensão em caso da chama não estar acesa...

Tive a ideia de usar um termopar ou algo similar que é barato e ate tenho alguns velhos aqui em casa... isso alimentaria um transistor que faria o corte

 

os esquemas rusticos são mais ou menos estes das imagens....

 

Agradeço toda e qualquer ajuda...

 

Obrigado

post-464369-0-58033200-1413145959_thumb.

post-464369-0-38930000-1413145967_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma ideia  é   você  tentar   usar um  lm 35  quando a temperatura cair  ele  liga o centelha-dor  existe  vários circuitos  veja este

http://labdegaragem.com/forum/topics/rele-acionado-por-temperatura?commentId=6223006%3AComment%3A251662

 

obs:  geralmente  os circuito com lm  são projetados  para acionar ventoinhas e outros  acionamentos etc...  mas  acredito  que  com um olhar atento da pra colocar  a lógica  invertida ou seja  acionar  quando a temperatura  estiver baixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sensor de temperatura não é eficaz e não muito seguro. o que você precisa é de um sensor de chama (google imagens). Nada + é do que um "ferrinho" que fica dentro da chama azul tipo uns 5cm e uns 5mm de distância dos furinhos de saída de gás. Sim ele fica vermêio mesmo por isso não é qualquer arame mas você pode testar com o que tiver disponíval. É simples: quando dentro da chama ele produz 1uA de corrente (1V se colocar num resistor de 1M). Nese caso, basta aplicar isso na entrada de um comparador pra indicar a presença ou não da chama. Por segurança alguns sistemas usam 2 varetas desta. Pesquise por programador de chama
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, dei uma pesquisada e só encontrei coisas com arruino ou pics ou alguma coisa parecida... Tenho pouco conhecimento em eletrônica, sou químico e faço por hobby. O orçamento está curto... E o conhecimento tb... Hehe

Já montei o circuito com o 555 e o centelhador. Gostaria de saber se há como ativar o 555 quando o controlador de temperatura liberar os 220v para a válvula solenóide.

Como retardo da válvula tinha pensado em usar um resistor e um capacitor em série no gate de um transistor, esse por sua vez acionária um rele...

O sistema de corte do gás em caso de não acender vou pesquisando... Mas tinha visto algo como um termopar de platina e rodio, ligados em um transistor... Se alguém tiver como me ajudar com esses componentes, dimensiona-los...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra manter o 555 destivado, aplique 0V no pino 4 (reset). Nível 1 (vcc) aplicado nele, ativa. Seu controlador pode ter uma saída vcc ou lógica pra acionar o solenóide. Pode usá-la.

Sua ideia de retardo=ok. Na base do transistor

Ainda devo insistir na vareta na chama. É a mais eficiente (economicamente falando também). Talvez até valha a pena comprar. Se bem que eu tentaria adaptar uma vareta numa vela

SEL-HT_T.jpg

 

 

 

De fato seu sistema deve ter uma inteligência mínima:

-liga a centelha

-liga o gás

-aguarda uns 3 segundos pra receber o retorno (típico 1V num resitor de 1M) do sensor de chama

-se não retornar, desliga o gás (claro) e aciona um alarme (opcional)

-se retornar (chama=ok), mantém solenoide do gás, desliga centelha

-durante TODO o tempo o sensor de chama deve ser monitorado desligando o gás em sua ausência.

-opcionalmente, a "inteligência" pode tentar reacendê-lo algumas vezes. Insussesso=alarme

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal... Boa noite... 

De principio estou fazendo algo simples... Depois quero fazer um projeto mais complexo incluindo tudo no Arduíno, mas por falta de verbas só o farei mais além.

 

Consegui fazer o Arduíno efetuar o timer do centelhador e simulei por uma botoeira o detector de ionização e funcionou muito bem... mas ainda não descobri um meio de fazer o arduino detectar os 220V da controladora de temperatura... li sobre ter que usar fotoacopladores e trafos... mas não tem um jeito mais simples e barato que um tranformador 220-5?? Visto que vou ter que usar mais um fotoacoplador na saída do relé para a valvula solenoide...

 

estou aguardando o detector de ionização que comprei pela internet... depois vejo como o ligo...

 

Ahh ia me esquecendo... Obrigado pelas dicas Isadora... Mas o controlador de temperatura não outra saída além dos dois fios para a válvula solenóide... e os outros dois que ligam na tomada... este controlador faz rampas de temperatura com até 5 patamares... por esta sendo usado... precisamos das tais rampas... Percebi que da pra usar um transistor lm xxx para medir a temperatura, mas ai vamos ter que bolar um painel de interface com o usuario e um display para poder introduzir as rampas... por isso falei em apenas fazer mais além...

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Controlar temperatura é uma coisa. Sentir a chama é outra. Mas os dois tem que trabalhar em harmonia. Cara... isso soou quase como uma poesia. rs

Por isso te oriento a avaliar de antemão o sistema de sensor de chama que lhe expus.

Um jeito barato e simples de acoplar 220 no sistema digital é simplesmente "resistor". É sério. Mas este deve ser típico 2M2. Um em cada fase do 220 com um mínimo de condicionamento aplicado numa entrada dum ampop ou comparador ou direto numa entrada digital do mc. p.ex. Não, não dá choque. Ficou chocado? rs

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...