Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco Rígido ou Mobo danificado?


LuizBarros

Posts recomendados

Olá, boa tarde  ;)


 


Recentemente montei uma máquina nova¹, e depois de duas semanas de uso comecei a reparar uma lentidão exagerada tanto em operações pequenas (como Skype e Chrome apenas), quanto em que exigem mais do hardware (como jogando Battlefield4, Thief, Aion, entre outros. Mesmo estes com configurações baixas). O que acontecia era que o computador inteiro congelava e apenas o mouse se movia.


 


Fiz alguns testes que encontrei em alguns tópicos aqui, como limpar as memórias, passar o memstest, remover a placa de vídeo e scanear o disco rígido² com o HDTune. Ontem tive alguns picos de luz, e a verificação foi interrompida no final, mas a verficiação encontrou um erro. Nesses intervalos achei melhor desligar a fonte para não danificar as peças. Quando voltou a luz, liguei o computador e apareceu a mensagem "Reboot and select a proper device...". Abri a Bios e reparei que não aparece mais o HD no slot. Outro detalhe novo era que o HD começou a apresentar os "estalos da morte" (como fiquei conhecendo posteriormente). Fiz um teste inserindo um HD antigo que está funcionando, mas ele também não apareceu na Bios. Infelizmente não pude ver qual era o erro que o HDTune encontrou por que agora o computador simplesmente não inicia mais o windows ://


 


A questão é, o que foi danificado; o HD ou a Mobo?


 


Desculpe pela falta de informação, mas sou um pouco leigo nesse assunto de Hardware. Qualquer coisa só perguntar.


Obrigado desde já galera! :D


 


 


¹ Informaçãoes na assinatura.


² Seagate Barracuda ST2000DM001 2Tb SATA 7200 rpm


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ver se a bios volta a reconhecer o HD fça um clear cmos: desligue o computador da tomada e tire a bateria da placa-mãe por uns minutos. Use um CD/pendrive de Linux no boot, sem instalar; se o PC funcionar confirmará que o restante do hardware está ok e o defeito é no HD mesmo.

É aconselhável usar um filtro de linha de boa qualidade para proteção. Veja tópico em destaque na seção de Fontes e Energia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q você relata principalmente com relação aos estalados, o HD deve ter ido pro saco

 

 

mas é preciso ter certeza.. o ideal seria tirar esse teu hd e tentar rodar ele em outro pc para se poder realizar alguns testes com o proprio HD tune e outros programas do genero..

 

 

uma pergunta: seu pc é ligado diretamente na tomada ou você usa estabilizador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, 
Primeiro muito obrigado pelas respostas e desculpem a demora pra responder. 

O que aconteceu foi um tanto bizarro. Aparentemente meu HD estava condenado. Testei um HD antigo e mesmo assim no dia ele não estava aparecendo na Bios. Até então eu já estava abrindo a carteira pra comprar outro HD. 

Mas por acaso, hoje, cheguei em casa e liguei o pc pra ver se por algum milagre algo havia mudado. E não foi que ele ligou!? '-'

 

Ele iniciou a partir o HD antigo que estava instalado o Win7. Dai eu reiniciei e abri a Bios. Lá apareceram os dois HD's e mais, os estalos no HD sumiram. Mudei a prioridade pro meu HD atual e ele iniciou sem problemas, só pediu aquela verificação básica na partição C:/ .

 

Mesmo assim eu ainda não entendi o que aconteceu, muito menos se isso pode acontecer de novo. Não acredito que tudo esteja 100% de uma hora pra outra. De qualquer forma estou passando o HDTune de novo pra ver se encontro algum dado corrompido.

 

Rodrigov, eu não tinha um CD de instalação da Linux nem do Windows por perto, então não pude fazer esse procedimento.
 
rodrigo.dcvieira, sim, achei que tinha perdido mesmo o HD de vez. Eu não estava usando o estabilizador (sim, eu sei que é arriscado, senti na pele rsrs). As peças me deram um bom prejuizo, e acabei deixando o nobreaker pro proximo mês. Mas essa semana mesmo eu vou comprar um. To passando o HDTune de novo e assim que a verificação terminar eu posto o log e os resultados.
 
 
Valeu ae mesmo galera pela força q tão me dando. o/
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa eu não sabia.

Ainda bem que não comprei então :P

 

Comprarei um desses filtros que me sugeriram então e providênciar um DVD de instalação bootável.

 

Quanto ao ocorrido, alguma dica do que pode ter ocorrido? Apenas coloco o filtro de linha ou alguma outra medida deve ser tomada!? Digo isso porque foi muito estranho o HD ter simplesmente ressucitado, não entendi muito bem o motivo, e estou com medo disso acontecer novamente :(.

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o certo é você ligar seu pc e demais perifericos apenas no filtro de linha.. e nada mais.

 

 

já sobre o HD, so podemos ter uma certeza se você fizer um teste e postar os parametros S.M.A.R.T. dele, se houver algum problema saberemos.. apenas na advinhacao se vai ou nao acontecer isso de novo é difícil de saber!

 

 

instale o aida64 e tire print disso:

 

http://prntscr.com/4w8ky9

 

 

 

 

escolha o hd e veja se algum desses parametros aparece com um triangulo amarelo com uma ! ou um X vermelho.. se aparecer e a depender desse parametro é q vamos ter ideia se o hd tem algum tempo de vida ou o que aconteceu foi momentaneo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...