Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 9 Volts 5 amperes para cameras CFTV


marcurito

Posts recomendados

Prezados.

Gostaria da ajuda de vocês para que eu possa conseguir fazer com poucos componentes do tipo 1 trafo de 12 volts (12+12+ center tape) 1 regulador de tensão 7809, + transistor 2N3055, capacitores e demais, uma boa fonte de 9 volts para que possa alimentar 13 mini cameras de cftv aqui no prédio.Para que não reste dúvida as cameras para minha surpresa não trabalham com 12 volts. Alguem pode dar uma ajuda?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como eu faria para sair desse problema, fosse você..

Primeira opção: Adotaria uma fonte 12V x 5A ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-588185155-fonte-chaveada-estabilizada-12v-5a-60w-super-promoco-_JM ) e via seu ajuste fino de tensão buscaria ajustar para 9 Volts (isso pode requerer troca de um resistor internamente a fonte)

Segunda opção: Faria uma fonte, como queres fazer, mas usando o CI LM338 ( http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm138.pdf ) como regulador, sem necessidade de usar transistor nem nada mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se estas te referindo a fonte industrial, de 12 Volts, repare ai como foi que fiz para mudar a faixa de ajuste da tensão de uma dessas fontes..  http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5573693&postcount=20

Ja reparastes que essas fontes tem um mini potenciômetro de ajuste da tensão de saída???

Olha ele ai, bem a esquerda, alaranjado para ser ajustado com chave Philips..

Fonteindustrial12Vx10A-Resistorde2k2R30q

Se for relacionado a montagem de fonte com o LM338, consulte o próprio datasheet desse CI e terás esquemáticos a vontade: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm138.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça assim, uma fonte de PC, um LM338 e dois resistores somente..
 

Fonte9Voltsx5Amperes_zpscce46093.jpg

 

Coloque o CI em um dissipador bem bom, grande, pois vai dissipar coisa de 15 Watts.. Não ligue o mesmo sem dissipador..

 

Isso dai é a prove de curto circuito, tem proteção térmica, é mais ou menos indestrutível e só tem 3 peças, dois resistores de R$0,10 cada e um CI de R$ 20,00

Use os valores de resistor conforme ai exposto, a relação deles é que define a tensão de 9 Volts da saída.. Não invente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perfeito amigo faller mas só pra refinar a pesquisa pergunto se os resistores de 1k e 150 ohms podem ser de 1/8 ou 1/4 de watt?Um abração.

Tanto faz de , pode ser de 1/8 ou 1/10 se quiseres ... A máxima dissipação de cada um deles será:

no de 150 ohms = 1,25 x 1,25 / 150 = 11 mili Watts ou se quiseres 1/96 Watt

no de 1.000 ohms = 7,75 x 7,75 / 1000 = 60 mili Watts ou se quiseres 1/16 Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso eu não consiga achar o LM338 será que poderia usar um 2N3055 na saida após um 7809? Olha só.

Um abração amigo.

Pode, pode sim, com algum prejuízo no tocante a regulação/estabilidade da tensão de saída e sem nenhuma proteção, como já lhe havia dito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nesta situação não poderíamos anexar ao circuito uma pequena proteção a base de alguns diodos?

Lhe peço isto porque lí algo sobre o 2N3055 poder mandar até 15 amperes ou seja, haverá uma folga caso ele seja exigido.

Procede minha afirmação?

Um abraço.

Não de modo simples. Qualquer proteção para torna-lo assemelhado as proteções que o LM338 tem tornaria o circuito muito complexo..

Quanto ao excesso de corrente, o LM338 tolera picos de ate 7 Amperes e o 2N3055 poderia sim manipular correntes de ate uns 15 Amperes, mas para isso a corrente de base que ele teria de receber ultrapassaria a capacidade de um LM7809 em mais de 3 vezes..

 

Mas veja bem. Fonte para 5 Amperes mas com folga até 15 Amperes não é folga, é erro de projeto, ou coeficiente K, de kagasso, muito fora da realidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não há forma mais fácil de utilizar uns 2N3055 com uma proteção anti curto que não vá dar uma baita dor de cabeça para montar? estou com 4 destes aqui e como não utilizo para quase nada gostaria de usá-los para economizar os 2o e poucos reais de um LM entende?

Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LM338 é um regulador dedicado e tem uma série de características interessantes como faller informou. Tentar reproduzir isso com um circuito analógico é complexo e caro. Pode fazer uma fonte simplória, mas nem se compara à solução com o LM338, que é simples e robusta por que toda a complexidade está contida no circuito integrado de 20 reais. Deixe o 2N3055 pra outra oportunidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu gente já achei hoje as últimas 3 peças que restavam no mercado de salvador. Vou tentar fazer a fonte logo!

A propósito amigo faller você poderia me dar uma aulazinha sobre como faço para calcular os dois resistores que você colocou no circuito para que eu possa ter com outros trafos diversas tensões diferentes? Por exemplo 12 volts. 18 volts. 5 volts, 3 volts entendeu?Um abração amigos, e grato por tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...