Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com configuração da rede


juinst

Posts recomendados

Boa noite a todos, gostaria de ver se alguém poderia me ajudar com essa minha ideia. Gostaria de tornar minha rede domestica mais segura, alem de eu ter o controle de toda ela e compartilhamento. Não sei se é possível essa minha ideia pois não estou conseguindo configurar. Segue a imagem da ideia:

A net entraria pelo modem tp-link td-w8968. Sim, ele é wireless, mas irei deixar desabilitado. Do modem iria para uma máquina servidor com windows xp e com antivírus que monitora a rede ( Kaspersky pure 3.0 ). Deste servidor ( tem duas placas de rede ), a net iria para um outro modem ( tp-link TL-WR741ND ). Aí sim, habilitaria o sinal wireless deste e as saídas LAN. O sinal vai para dois notebooks com windows 8 via wireless, a cabo para dois computadores com windows 7 e para um NAS STORAGE que tem sistema operacional próprio. Todas esta máquinas tem o mesmo antivírus do servidor. Caso aconteça qualquer a com o tp-link TL-WR741ND, posso habilitar o wireless do outro modem e continuar a usar a net normalmente. As perguntas são:

- Como configuro tudo isso?

- É possível fazer funcionar esta arquitetura?

- Vou conseguir acessar remotamente via FTP o NAS STORAGE remotamente? de outra cidade?

 

Desde já agradeço a ajuda de você porque estou quase ficando louco!!!!! Não consigo fazer funcionar!!!! 

 

post-680070-0-00105600-1412987873_thumb.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não gosto do firewal dos roteadores, tem tambem a questão do storage que ficara ligado na rede. Os arquivos de todos poderam ser salvos automaticamente em raid neste storage. Então, alem do servidor para monitorar a rede serviria como firewall e antivirus da rede, impedindo invasões e vírus, protegendo dados que estão no storage e outros micros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua topologia está no caminho certo, com uma grande ressalva: Windows XP como SO da máquina que vai ser o firewall de rede? Nem pense nessa hipótese, adote o pfsense, é simples de configurar e é de longe um dos melhores firewalls do mercado; se ainda quiser fazer com Windows, pelo menos adote o Windows 7. A config é simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh colega, valeu por me atender. A maquina que tenho é um Del optiplex gx60, velho pra caramba. Nem a pau roda windows 7.

Tenho uma licença de 3 ano do Karspesky 3.0 pure e gostaria de usa-lo como " guardião da rede ". Por esse motivo não

instalei outro windows. Consegui configurar a internet até esse servidor, mas ele não transmite o sinal da internet para o modem

e consequentemente todos os outros computadores ficam sem acesso. Essa parte que estou querendo ajuda para configurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se a maquina é antiga (pelo que vi um celeron com FSB de 533 MHz e uns 256 MB de RAM), é mais um motivo pra ir de pfsense. O Kaspersky você poderia usar nos seus PCs e notebooks, visto que a funcão dele é endpoint e não borda de rede. Pense nisso com carinho amigão...

Voltando ao seu problema, ative o ICS do Windows XP (argh...kkkk) e ligue a segunda placa de rede do PC (a primeira vai no TD-8968) em uma das portas LAN do WR-741ND. O ICS do XP trabalha apenas no endereco de IP 192.168.0.1, portanto a LAN deste roteador precisa necessariamente estar com o DHCP ativado nesta faixa (192.168.0.2 a 192.168.0.x), sendo x o numero de hosts que você quiser habilitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o bichinho é um museu!!! coloquei 2 gb de ram, mas mesmo assim não rodou windows 7 ( já Tentei ). Quanto ao Karspersky, li que a versão pure monitora redes domesticas, se não me engano até 10 maquinas. Vou tentar isso que você passou. Caso não de certo, irei testar este pfsense. Pergunto, este sistema conversa com a microsoft? Irei conseguir acessar remotamente estes computadores e os arquivos no storage?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, um detalhe que me equivoquei: o ICS já habilita um DHCP interno, portanto NÃO ATIVE o DHCP no WR-741ND. Segue o link do how-to do ICS: https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/networking/expert/crawford_02july01.mspx

Ops, um detalhe que me equivoquei: o ICS já habilita um DHCP interno, portanto NÃO ATIVE o DHCP no WR-741ND. Segue o link do how-to do ICS: https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/networking/expert/crawford_02july01.mspx

Sim, pense no pfsense como um poderoso firewall/router, baseado no FreeBSD e configuravel via interface web, como seus roteadores TP-Link. você pode configurá-lo pra acessar remotamente o que você quiser dentro da sua rede, e seus PCs/notebooks Microsoft não terão problema algum com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Policarpo, com muito custo meio que consegui fazer funcionar! Em parte.

Configurei o IP a primeira placa do servidor como 192.168.1.101 e o gatway padrão como 192.168.1.1

A segunda placa de rede como 192.168.1.102 e gatway padrão 192.168.1.101

o ip do modem deixei como 192.168.1.103

e o ip do computador PC-01, deixei em automatico, pelo windows.

Neste computador, até aparece o simbolo de conectado a internet, mas quando acesso o google chrome,

da que a pagina não pode ser carregada. Também a questão do wireless não funcionou.

Esse negocio de rede parece fácil, mas só parece!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

você pode usar quantos roteadores quiser na sua rede, o que não pode é configurar 2 gateways padrão no mesmo S.O (no seu caso o XP), independente se tiver 2 ou mais interfaces de rede.

Bom, já disse o que precisa ser feito, agora é contigo. Se tiver outras dúvidas, fique a vontade pra perguntar.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

você pode usar quantos roteadores quiser na sua rede, o que não pode é configurar 2 gateways padrão no mesmo S.O (no seu caso o XP), independente se tiver 2 ou mais interfaces de rede.

Bom, já disse o que precisa ser feito, agora é contigo. Se tiver outras dúvidas, fique a vontade pra perguntar.

Espero ter ajudado.

Apenas complementando o post, outra solução que funciona (e que é até melhor que ativar o ICS) é criar uma bridge entre as 2 interfaces de rede do seu PC. É simples e rápido: abra conexões de rede no painel de controle, selecione as 2 interfaces (segurando a tecla Ctrl) e depois clique com o botão direito do mouse em uma delas e selecione Conexões de Ponte.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Sim, claro que tem como, tanto que ela já está funcionando segundo seu último post. Quais os IPs, máscara de sub-rede e Gateway Padrão que você configurou nas placas de rede do servidor? A placa que está ligada na rede 01 deve ter o IP 192.168.1.x (onde x é um número entre 2 e 254), máscara de sub-rede 255.255.255.0 e Gateway 192.168.1.1. Já a placa ligada à rede 02 deve ter IP 192.168.0.x (onde x é um número entre 2 e 254) e máscara de sub-rede 255.255.255.0. Deixe o Gateway Padrão em branco. Refaça a conexão de ponte com essas configurações que tudo deve funcionar.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!