Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar carregador do Nintendo 3DS em um carregador USB


p0ng

Posts recomendados

Olá, amigos!

Estava agora à tarde carregando o Nintendo 3DS enquanto atualizava o sistema. Do nada o LED indicador apagou. Tentei em outras tomadas e continuou sem funcionar. Abri o carregador e me deparei com este cenário:

 

img_20141008_171639538_.jpg

 

Não entendo muito de eletrônica, mas por essa pasta branca e pelo cheiro estranho, acho que está queimada.

 

Na fonte do Nintendo 3DS estão os seguintes valores:

  • Entrada: 100V-240V~50Hz/60Hz 7W
  • Saída: 4.6V ... 900mA

Gostaria, então, de usar o cabo do carregador e criar um cabo USB, para ser usado em qualquer carregador. Possuo um outro aqui com os seguintes dizeres:

  • Entrada: 100-240V / 50/60Hz 0,2A
  • Saída: 5,1V ... 500mA

Será que essa diferença de valores (a relação tensão/corrente) pode dar algum problema na bateria do Nintendo 3DS?

 

Agradeço desde já.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema maior aí está na corrente:

original - 900mA

Outro   - 500mA

Tem fontes/carregador no mercado de 5V x 1A.

Se colocar um diodo em série, a tensão cairá para aprox. 4,4V. Essa diferença de 0,2V não deverá ser problema, se bem que tenho várias que chega até 5,4V.

Em qualquer camelô você acha por menos de 10,00 e no ML até por menos de 5,00.

http://lista.mercadolivre.com.br/fonte-5v-1a-usb_OrderId_PRICE

mas neste último caso o frete deve sair mais caro que o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passo longe dessas fontes aí... só de segurar uma você pensa "como é que esse treco não flutua" de tão leve que é.  :eek:

 

Existe um possível "porém" em usar um carregador de 5V no 3DS. A Nintendo escolheu uma fonte de 4.6V por uma razão... o CI que controla a carga da bateria usa um regulador linear, logo 4.6V foi escolhido para reduzir a dissipação de calor. Usar um carregador de 5V iria fazer o CI esquentar mais do que ele normalmente esquentaria, agora não tenho como afirmar com certeza, já que eu não sei qual é a corrente de carga nem o consumo do sistema. (o sistema é alimentado por um regulador linear presente neste mesmo CI, que regula a tensão de saída para <tensão da bateria> + 0,225V.

CI: http://www.ti.com/product/bq24072

https://d3nevzfk7ii3be.cloudfront.net/igi/n1CKAdbPrHyNPNuW.huge - O CI em questão está logo à esquerda do botão superior no arranjo em forma de cruz (o botão X) próximo ao canto superior direito da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Usar um carregador de 5V iria fazer o CI esquentar mais do que ele normalmente esquentaria, agora não tenho como afirmar com certeza, já que eu não sei qual é a corrente de carga nem o consumo do sistema. (o sistema é alimentado por um regulador linear presente neste mesmo CI, que regula a tensão de saída para <tensão da bateria> + 0,225V.

 

Por isso a sugestão de usar um diodo em série.

Obs: Já comprei mais de 30 delas sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas, pessoal! Me esclareceram diversas dúvidas!!

Achei que a tal pasta branca era algo que saiu dos componentes. Amanhã vou fazer o teste com o carregador do meu amigo, na faculdade, pra saber se o que queimou foi o meu carregador ou a porta de recarga do Nintendo 3DS.

 

Eu queria fazer algo parecido com um cabo desses: http://www.dx.com/pt/p/usb-charging-cable-for-nintendo-3ds-100cm-110857

Será que os 5volts e os 500mA da porta USB (v2) do computador interferem na bateria?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o carregador mesmo fica dentro do console. A fonte é "burra" e produz tensão constante. O carregador aceita até 6.5V na entrada. Se você estiver carregando com USB, a corrente fornecida pela porta pode não ser suficiente e o computador pode acabar por desligar a porta, mas muitos computadores conseguem fornecer mais que os 500 mA, e o máximo que pode acontecer é o console parar de carregar sem razão aparente, pela alimentação ter sido desligada pelo PC. Eu teria cuidado com algum aquecimento excessivo logo à esquerda do botão X, pois é lá onde fica o carregador, e por ser linear, pode esquentar mais com os 5V ao invés de 4.6V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...