Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: mexer na BIOS p/ melhorar memória gráfica


SS Sales

Posts recomendados

Olá pessoal! Bom, de começo já aviso que sou novo aqui, então caso eu esteja fazendo algo errado (postando em área errada, tópico repetido, disser alguma bobagem) peço que sejam pacientes. Enfim, estou aqui porque há menos de um ano comprei um PC da QBex com a seguinte configuração:

 

Placa-mãe: QBEX-H61H2-M17

Processador: Intel Core I5 Ivy Bridge 3.00GHz

RAM: 8Gb

VGA: Intel® HD Graphics

S.O.: Windows 8.1

 

O meu problema é o seguinte: eu comprei esse PC provisoriamente pra poder jogar os jogos que eu gosto e que não dava pra jogar no meu outro PC, que era muito fraco, por sinal. Até então tudo bem, aí eu notei que ele vinha com apenas 64Mb de memória onboard, só que poderia ser liberado até 1024Mb. Pensei comigo "Oba, vou jogar com com gráficos no máximo, deixa eu só ver as instruções no YT e na internê pra ver se tem alguma restrição". Não achei nada que me impedisse, então entrei na config. da BIOS, que tem um layout muito fora do convencional azul e cinza (é toda colorida, com umas imagens, cheia de boiolagem) mas que tem as mesmas propriedades, então me dirigi até o local e aumentei a memória dedicada para 1024Mb e o DVMT pra MAX. Dei o F10 e esperei. Aí começou, a máquina ligava, mas não iniciava sistema, simplesmente ligava, ficava uns 15 segundos up e desligava. E repetia o processo eternamente. Como não havia nem começado a garantia direito, tive de levar o PC na assistência técnica autorizada mais próxima, em São José do Rio Pardo-SP (sou de Casa Branca). Lá, colocaram o PC numa estufa e ele ligou normalmente, mas ainda assim resetaram a BIOS.

Chegando em casa, com tudo pronto, esperei mais ou menos uma semana e tentei de novo, mas coloquei dessa vez 512Mb com DVMT em 256Mb (não sabia pra que servia, simplesmente coloquei, o que acredito que seja um erro que não voltarei a cometer). Aconteceu de novo, igualzinho da primeira vez.

Tentei mais uma vez, agora com sucesso. Coloquei o vídeo pra 256Mb e DVTM em 256Mb também. Está tudo funcionando perfeitamente, mas ainda não tenho o desempenho que queria. Gostaria de saber como faço pra utilizar ao máximo o potencial gráfico sem ter que levá-lo à um técnico.

 

OBS.: Da primeira vez pra cá surgiram novos valores pra realocação de memória (não tem mais só 32, 64, 128, 256, 512, 1024Mb), uns valores meio quebrados. Também mudei uma opção que deixou o PC muito mais silencioso e bem melhor em alguns aspectos. Se precisarem de prints do menu da BIOS, me avisem.

 

Desde já, agradeço!  :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...