Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito na placa? ou é outro componente? GTX 760


Ir à solução Resolvido por Cabelo75,

Posts recomendados

Olá!

 

o texto é longo pois tive que contextualizar o problema pra que tudo ficasse bem claro.

 

     Comprei uma placa GTX 760 Zotac 4gb no começo do ano pro meu computador, funcionou perfeitamente durante 5 meses.
     No sexto mês, enquanto jogava Battlefield 4, tive uma queda de Fps (90fps para cerca de 25-30) que só foi solucionado após a reinicialização do computador.
     Aleatoriamente o problema se repetia, as vezes passava uma semana sem acontecer, as vezes acontecia todos os dias da mesma semana até que um amigo me disse que havia uma incompatibilidade entre alguns drivers e o Battlefield 4 e que eu deveria tesar drivers mais antigos até que o jogo parasse de travar. Foi o que fiz, testei 4 drivers até que encontrei um que, supostamente, fez meu jogo parar de travar, como só jogava BF4 não tinha como saber se outros jogos travavam também. Funcionou tudo sem travar durante uma mês, arrisquei atualizar para o driver mais novo pra ver se o problema havia sido resolvido, mas tive que voltar atrás, porém, mesmo voltando pro driver que tinha antes, o jogo voltou a travar aleatoriamente só que dessa vez, ao invés decair para 25-30 fps, caia pra 3-5 fps e a televisão que eu usava como monitor alterava seu formato de 1920x1080p para 1280x800p constantemente fazendo com que eu tivesse que reiniciar o computador através do botão power por ser impossível ver a imagem.
    Comecei a jogar Skyrim pois achava que o problema estava no BF4 (sou completamente novo em questão de hardware pois esse é meu primeiro computador decente) e o jogo fluiu normalmente por 1 semana até que começou a apresentar os mesmos defeitos do BF4.
    Após o ocorrido concluí que o problema estava na minha placa de vídeo, porém não sou competente o suficiente no assunto para ter certeza. Então, no dia 30/09/2014, liguei meu computador e começou a sair fogo pela grade do fan superior do gabinete. Imediatamente puxei ele da tomada e consegui apagar o fogo assoprando e abafando com minha camiseta. Após o susto, retirei o painel lateral do gabinete e vi que os fios que levavam energia a extensão SATA para acoplar HD do gabinete haviam pegado fogo (não sei se fui claro, então: um input pra colocar HD como se fosse Pendrive no gabinete), removi essa extensão da fonte do computador, esperei um técnico vir testar a fonte e liguei o computador novamente, já que nenhuma peça havia sido danificada pelo fogo.
   Pensei: Pronto, problema resolvido, o curto estava fazendo que faltasse energia a placa de vídeo e causando o mal funcionamento.
   Entrei no BF4 para testar a placa e para minha surpresa ele travou nos primeiros 5 minutos de jogo.
   Minha fonte é de 750w reais, não acredito que seja falta de energia para a placa.

    Há realmente um defeito na placa? O que pode ser? A placa ainda está na garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

E aí, Henrique, boa madruga!

 

Estranho sua placa perder rendimento assim, do nada. Mas há alguns fatores que podem contribuir para a perda de desempenho:

 

-Temperatura excessiva da placa de vídeo;

-Temperatura excessiva do processador;

-Limitação de consumo imposta pela fonte (por defeito ou incapacidade);

-Excesso de processos ocupando a capacidade da CPU e memória previamente;

-Conflito de drivers.

 

O lance, Henrique, é verificar cada possível causa pra ver se este sintoma desaparece. Muitos destes passos são simples e requerem apenas poucos programas e analisar alguns fatores pelo gerenciador de tarefas do Windows. 

 

Para observar a temperatura dos componentes, uso esta ferramenta muito útil: O HW Info ( http://www.hwinfo.com/download.php ). É só escolher a versão que coincide com o do Windows que está instalado (32 ou 64 bits). Depois de baixado, instalado e rodando, basta clicar em "sensors" na tela principal do programa:

 

28pXcnj.jpg

 

Pronto. Basta apenas deixar o HW em segundo plano enquanto joga por algum tempo (cerca de 15min). Depois é só checar as temps no campo "Max" pra saber se tudo está normal ou algum componente está "fora dos eixos".

 

Os drivers, o correto é sempre "expurgar" completamente o antigo para fazer uma instalação limpa do novo. Recentemente, estou recorrendo ao DDU (Display Driver Uninstaller), simples e muito eficiente, recomendo: http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html .

 

Após a limpeza completa, procure baixar os drivers diretamente na Nvidia, para evitar "enganos" de serviços de drivers automáticos: http://www.geforce.com/drivers

 

Quanto aos processos e uso da RAM e CPU, Henrique, cheque no gerenciador de tarefas do Windows se há consumo exagerado de um dos atributos (ou ambos) por algum processo "suspeito" ou desconhecido. Isso poderá a sinalizar a ação de algum vírus ou malware em seu micro, atrapalhando o desempenho geral da máquina. No próprio HW Info, há monitores de uso de memória e CPU, bastante útil também.

 

Finalizando, a fonte, mesmo nominalmente potente, pode ter falhas ou defeito de fabricação, como qualquer manufaturado. Aqui no Brasil, há o agravante de não ter qualquer tipo de regulação para este tipo de equipamento. É muito comum empresas nomearem fontes em 750W sem ao menos entregar a metade do prometido e sem qualquer segurança. Claro que não é obrigatoriamente isto acontecer, Henrique. Se puder passar o modelo da fonte pra cá, seria de grande valia para uma melhor análise.

 

 

 

Após o ocorrido concluí que o problema estava na minha placa de vídeo, porém não sou competente o suficiente no assunto para ter certeza. Então, no dia 30/09/2014, liguei meu computador e começou a sair fogo pela grade do fan superior do gabinete. Imediatamente puxei ele da tomada e consegui apagar o fogo assoprando e abafando com minha camiseta. Após o susto, retirei o painel lateral do gabinete e vi que os fios que levavam energia a extensão SATA para acoplar HD do gabinete haviam pegado fogo (não sei se fui claro, então: um input pra colocar HD como se fosse Pendrive no gabinete), removi essa extensão da fonte do computador, esperei um técnico vir testar a fonte e liguei o computador novamente, já que nenhuma peça havia sido danificada pelo fogo.

 

Que sorte que ninguém se machucou nesse evento! Ainda bem que tudo não passou de um susto. Isso pode ter acontecido devido ao simples plug mal conectado que acabou esquentando demais devido ao sucessivo mau contato das partes. A fonte está normal mesmo após este princípio de incêndio? 

 

 

 

Há realmente um defeito na placa? O que pode ser? A placa ainda está na garantia.

 

Bem, se os testes acima forem feitos e todas suas conexões forem checadas, a placa de vídeo apresentar essa queda de desempenho, a última coisa a fazer é se certificar instalando a GTX760 em um outro PC. Se persistir o defeito, aí já é prudente encaminhá-la à garantia.

 

Tranquilo, Henrique?

 

Abraço!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte é a Corsair CS 750 M Modular ATX.

vou testar hoje as coisas, nunca pensei que pudesse ser a temperatura devido ao espaço do meu gabinete, é um Super Fulltower, tem 2 fans de 20 e um de 14 e tem muuuuuuuuuuuuito espaço sobrando. hahaha


Bom, fiz tudo que você recomendou, com exceção da remoção dos drivers pois o programa pedia pra eu entrar em modo de segurança, fazer varias outras coisas e fiquei com medo de fazer cagada.

 

estou com os prints aqui, só não sei anexar imagens aqui, então fiz upload no facebook e vou postar as urls:

-Esse é o print do meu gerenciador de tarefas, acredito que esta tudo OK, o uso do CPU está em torno de 2% com o chrome aberto:

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/10710544_939114329448965_6251488051697362206_n.jpg?oh=c39c2efd54cc1ae831740354fa33de53&oe=54BBF5A7&__gda__=1421731217_2b9f939430f3127f5eefcd3802831c2f

 

-Esses são os prints dos sensores, não sou competente pra dizer se isso é quente ou não, joguei por alguns minutos até que o jogo travou, esperei 1min, fechei o jogo e printei:

https://scontent-a-iad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10641017_939114346115630_398505773505912617_n.jpg?oh=8b50af61a72e57368f37d7da2077ab54&oe=54B9D674

 

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/1383585_939114332782298_1660943705751346757_n.jpg?oh=36fa80ce3faa74390ec727226f799ccd&oe=54B354F3&__gda__=1421748666_e99c8d5e01a3d05fc7ac1e38f68dd85d

 

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10310970_939114366115628_6119167765115961610_n.jpg?oh=fc0fc407f5f192167d99a2ab8b6a9e9c&oe=54CF3074&__gda__=1421346728_40ada24cfd48526194099895c329674d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que seja a causa dos seus problemas, mas observei o seguinte:

 

Seu cpu cooler é o stock? Achei muito baixa a quantidade de RPMs em full. Ou tu usa WC? O mesmo vai para os RPMs do cooler da VGA e a temperatura. Tu mexeu alguma coisa no gerencimento das rotações do cooler dela?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela está instalada nos padrões de fabrica.

 

Porém, por coincidência, hoje eu notei que o painel de controle da Zotac não estava se iniciando com o windows, ele é o responsável por controle do cooler da placa, ativei a opção de inicialização com o windows e aumentei a velocidade do cooler em temperaturas mais baixas, ou seja, ele chega a 100% antes do que estava chegando, joguei por 2 horas hoje e não travou, porém, como disse no texto to tópico, o problema é muito aleatório, não posso dizer ainda se o problema foi resolvido.

Fiz os testes com os sensores que o @Cabelo75 me passou antes de realizar as alterações de velocidade, mas não tenho competencia para dizer se as temperaturas apresentadas são consideradas altas ou se a alimentação apresentou algum déficit.

 

Desculpe, mas não sei o significado dos termos "stock" e "WC"(acredito que não seja banheiro no contexto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha, stock é considerado "padrão". Quando eu disse cooler stock da CPU, seria aquele cooler que vem junto com o processador, tá ligado?

 

WC é water cooler, solução mais cara de refrigeração das CPUs, VGAs e até mobos.

 

Se você está com o cooler stock, seu RPM está muito baixo. Em full ele deveria no mínimo estar a 5000rpm, o seu está em 1500. Dá pra mexer no gerenciamento desse cooler também no Asus Suite, seu tua mobo for da Asus.

 

Não vamos nos precipitar, mas estou achando que seu combo está esquentando demais, com isso lá se vai rendimento e estabilidade do sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RPM da placa de video eu aumentei hoje a tarde, tá fazendo o triplo de barulho que fazia antes, só não sei como aumento o do i7.


Meu computador:

 

- Gabinete Super full tower Aerocool Strike x St Black
- Placa mãe Asus VI Fórmula z87

- Memória RAM 16Gb Xtreem 2400MHz (2x 8GB) (Japão)

- Placa de vídeo GTX760 Zotac 4gb
- Fonte Corsair 750W
- Processador Core i7 4770k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode deixar ele em 100% quando chegar em uns 60~65 graus no máximo. O certo seria ir testando profiles diferentes até que você consiga o que trás melhor refrigeração com menos barulho. Você pode usar o MSI Afterburner + HW Info para monitorar as temperaturas enquanto joga (fica tudo no canto da tela, dá pra acompanhar em tempo real).

 

Vi que sua mobo tem o tal do "4-way optimization" que mexe em tudo, no cooler, na tensão e na performance do processador com apenas "um clique". Você tem esse soft instalado? Porque eu reparei também no clock do seu processador em full passando dos 5ghz. Essa frequência com cooler stock é suicídio na minha opinião.

 

Acredito que sua mobo precise de uns ajustes finos. Nem sempre essas facilidades das mobos de gerenciar tudo automaticamente é benéfico para o sistema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, de volta!!

 

Henrique, vi que faz uso de overclock em seu possante, correto? São quase 5,3GHz no processador...o que deve estar "bagunçando o coreto" é a frequência BCLK máxima que está marcando. Se os sensores estiverem corretos, 135,7MHz é alta pra dedéu. Qualquer mudança neste parâmetro acaba mexendo em todas as frequências do micro, como o da CPU, RAMs e pistas PCI ex, instabilizando um dos três componentes ou todos eles.

 

Peguei emprestado um dos prints seus pra ilustrar melhor:

xUtwfG8.png

 

Pelo tempo de atuação (visto pela média), creio que são apenas momentos que a BCLK chega a este valor, mas pode estar influindo diretamente no desempenho da placa de vídeo. Para se ter noção, o pessoal que tenta fazer OC via BCLK quando consegue chegar a 107MHz com estabilidade, solta fogos de felicidade. O negócio mesmo é ir até a BIOS de sua placamãe e verificar como este parâmetro está configurado. A melhor forma seria mesmo colocar o valor padrão deste valor: 100MHz (mesmo se na placamãe estiver configurada como "Auto" ou "default".

 

Quanto temperatura, uso de CPU e os componentes, não tenho nada dizer negativamente não, Henrique. A temperatura da placa de vídeo está um pouco além do normal, mas não está funcionando de uma maneira perigosa (apesar que o teste foi bem curto)...Não saberia dizer se é devido à essa regulagem BCLK da placamãe ou não. Melhor configurar essa frequência em seu padrão primeiro e refazer os testes pra poder ter certeza.

 

Edição:

 

 

 

Vi que sua mobo tem o tal do "4-way optimization" que mexe em tudo, no cooler, na tensão e na performance do processador com apenas "um clique". Você tem esse soft instalado? Porque eu reparei também no clock do seu processador em full passando dos 5ghz. Essa frequência com cooler stock é suicídio na minha opinião.

 

Bem observado, DS!

 

Mas só a leitura do HW Info estiver errada, pois para segurar 5,0GHz em um i7 Haswell desta forma, um H110i "normal" já começa a ficar "pequeno". Aí é papo de uma customização de watercooler pra segurar a onda em usar o processador diariamente pra segurar a pressão. Se fosse um mero coolerbox com o i7 nestas frequências, alguma coisa já teria "lambido fogo" no micro do Henrique (bem...apesar que já aconteceu!).

 

Outra coisa é a tensão marcada...muito baixa (menos de 1,200V) para manter o processador com uma frequência tão braba assim.

 

Abraço!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só pra compartilhar uma experiência minha e que pode acontecer nesse mundo bizarro de hardware. Certa vez fiquei vários meses quebrando a cabeça com o meu PC que estava instável pra chuchu, em uma situação parecida com a sua. Dava pau até na Bios pra você ter uma ideia. Certo dia, mexendo na BIOS e fuçando profundamente na mesma, descobri que as voltagens das minhas memórias estavam 0,5v além do recomendado. Estavam até em vermelho na tela. E eu nunca havia mexido em nada na época, a única coisa que eu havia feito era ter instalado o Asus Suite e ter ativado o Turbo Unlocker. Após ter setado tudo default novamente, tudo voltou ao normal.

 

Isso foi apenas para validar a teoria do nosso amigo @Cabelo75 sobre a frequência do PCIe. Tanto ela como qualquer outra variável podem estar setadas fora do padrão sem você nem mesmo saber.

 

E amigo Cabelo, acredito que ele não tenha feito OC não e sim a mobo que esta setando o boost da frequência em full para um valor muito alto. Minha experiência com Intel é muito teórica, mas na AMD tem algo semelhante que é o turbo boost que aumenta o multiplicador automaticamente quando o CPU é requerido. Só que no caso dele a frequência está indo na lua!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno...

 

 

 

voltagens das minhas memórias estavam 0,5v além do recomendado.

 

DS, ainda bem que as memórias resistiram até quando descobriu esta tensão doida que a placa "resolveu" jogar nas memórias. O pior de tudo é se as memórias viessem a pifar e encaminhasse-as à garantia, tava arriscado delas serem devolvidas por mau-uso. E tudo que estava querendo é que elas apenas funcionassem como vieram. 2V é coisa pra caramba...

 

 

 

E amigo Cabelo, acredito que ele não tenha feito OC não e sim a mobo que esta setando o boost da frequência em full para um valor muito alto. Minha experiência com Intel é muito teórica, mas na AMD tem algo semelhante que é o turbo boost que aumenta o multiplicador automaticamente quando o CPU é requerido. Só que no caso dele a frequência está indo na lua!

 

Não é só AMD que os "automáticos" beiram o absurdo. Até aqui mesmo tive uma mão de obra quase que interminável em regular a tensão da CPU para ganhar 0,4GHz. No auto, a placamãe jogava para quase 1,4V, mandando as temps lá pras nuvens (ou pra debaixo da terra, dependendo do referencial). Com a regulagem, cortei essa tensão para 1,25V e reduziu, e muito a temperatura dos núcleos.

 

Pois é, DarkSide...Pode ser AMD ou Intel, entretanto, deve-se tomar muito cuidado quando habilita esses OCs automáticos de placamãe mais "incrementada"...Dá pra confiar nisso não. 

 

PS: O OC que fiz tá arquivado na memória da BIOS. Até hoje, tive necessidade nenhuma em usar tal boost.. Só mesmo pra roubar uns décimos no Índice de Experiência do Windows..."útil" total! Ahauhauahauhauahuh!!

 

Grande abraço!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu não entendi parte do que vocês disseram, eu não fiz OC no meu processador, apenas o coloquei e liguei (tá, não foi tão simples assim), não lembro de ter alterado nada na bios. Acho melhor chamar alguem com mais conhecimento que eu pra mexer na bios, sempre tive medo de fazer cagada, ainda mais que minha criança não saiu barata.

Em suma, eu to fritando meu processador e nem tava sabendo?


Entrei na Bios e está tudo no AUTO.

(meu deus que linda é a minha bios do RoG)

hahahaha


Amanhã vou mandar um watsapp pro técnico que eu costumo chamar e ver se ele sabe resolver esse problema nos clocks.
Na bios a configuração HARDCORE tá em "auto", acho que o problema está ai.

se vocês quiserem eu posto as fotos da bios, talvez seja útil pra vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo Responde:

 

 

 

Sinceramente eu não entendi parte do que vocês disseram, eu não fiz OC no meu processador, apenas o coloquei e liguei (tá, não foi tão simples assim), não lembro de ter alterado nada na bios. Acho melhor chamar alguem com mais conhecimento que eu pra mexer na bios, sempre tive medo de fazer cagada, ainda mais que minha criança não saiu barata.

Em suma, eu to fritando meu processador e nem tava sabendo?

 

Henrique, não sei se as leituras do HW Info tão doidas (com disse antes), eu estranhei pra caramba ver frequências do processador e BCLK extremamente altas por períodos muito curtos. O lado bom que a temperatura do processador, pelo teste feito, não está perigosa a ponto de "fritar".

 

Só mesmo um teste mais extenso com alguma ferramenta de benchmark mais "punkrock" (tipo Aida 64 ou Prime95) pra ter certeza da capacidade de arrefecimento do cooler do i7. Se mantiver os 71ºC em carga máxima e em frequência padrão (4 núcleos em 3,9GHz), não é todo ruim não, ainda mais se estiver usando coolerbox original.

 

 

 

Amanhã vou mandar um watsapp pro técnico que eu costumo chamar e ver se ele sabe resolver esse problema nos clocks.
Na bios a configuração HARDCORE tá em "auto", acho que o problema está ai.

 

É uma suspeita bem provável. Se for possível desabilitar essa função, melhor ainda. Dê uma comunicada ao seu técnico em relação a esse parâmetro de configuração e do BCLK antes de agir.

 

Valeu Henrique!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que o padrão dessa mobo seja assim mesmo, pois digamos que ela é "agressiva" demais, voltada pra entusiasta mesmo. Dá até pra colocar water cooler nos dissipadores dos MOSFET, coisa de louco.

 

Não custa nada, mas seta a bios em default novamente e desabilita esse "hardcore" e faça um stress test em um dos dois softs citados acima pelo gente boa cabeludo! Eu por preferência pessoal prefiro o AIDA64.

 

---

 

Pois é Cabelo, sorte que o sistema estava instável e quase não consegui usar o PC na época. Se apesar das voltagens estarem erradas e eu conseguisse usar normalmente, eu teria perdido as memórias =(

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô aqui! (mas sem a marra do dono da frase, uhauahuahauh!!)

 

 

 

Bom, abri a bios e tirei do auto para o Manual e deixei tudo como estava, o bclk está em 100.0, o computador que ligava em 6 segundos demorou 12, acho que o clock já baixou

 

Henrique, e o desempenho em geral do possante e da VGA? Melhorou ou na mesma? 

 

 

 

Pois é Cabelo, sorte que o sistema estava instável e quase não consegui usar o PC na época. Se apesar das voltagens estarem erradas e eu conseguisse usar normalmente, eu teria perdido as memórias =(

 

A única coisa que não concordo, DS, é o " =( " . Eu estaria =D só pelo fato não tomar um preju total em ter dois módulos indo pro sal....ufa!

 

Abraço rapaziada!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fps ficou mais constante e o jogo não travou nenhuma vez (joguei durante 1:38:00), em certos momentos ele ia pra 125 e em certos momentos pra 88 (antes nunca chegava a 125 e ficava entre 72-90).

notei que algumas temperaturas caíram e não passa de 3,9GHz a cpu, parece que tudo está normal.

a placa de vídeo chegou a 1100MHz.

 

só não sei analisar as tensões, mas eu sou uma anta e fechei antes de salvar os resultados, hahaha
 

O barulho da maquina aumentou bastante, não estou acostumado então parece que tem alguma coisa errada mesmo estando certa. Mas o barulho não me incomoda nem um pouco, to pensando em comprar uns fans a mais pro gabinete (já que cabem infinitos), não é normal esse gabinete, ele é um absurdo, não vou perder meu tempo contando, é só olhar:

http://ecx.images-amazon.com/images/I/71%2Blf9nx1kL._SL1500_.jpg

Ninguem na minha cidade faz Watercooler custom, se não eu colocava fácil, essa placa mãe é a coisa mais fofa que eu já vi, no natal vou vender a GTX760 e comprar a 980.

Graças a vocês acho que está tudo certo agora, só me restam duas dúvidas (não refentes a esse tópico, mas vamos lá)

Tenho um par de memórias 2x8gb da team group, chamam-se "Xtreem" de 2400MHz, são bem populares na Ásia e tem garantia vitalícia, mas quase ninguem conhece por aqui (nem eu conhecia mas arrisquei), até agora não tenho do que reclamar. Li em alguns fóruns traduzidos do Japão que ela suporta OC até 2888MHz, vocês acham que eu deva dar um OC nela? Já ouviram falar dessas memorias?


Bom, MUITO OBIGADO A VOCÊS DOIS, são demais!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta...

 

 

 

não é normal esse gabinete, ele é um absurdo, não vou perder meu tempo contando, é só olhar:

http://ecx.images-amazon.com/images/I/71%2Blf9nx1kL._SL1500_.jpg

Ninguem na minha cidade faz Watercooler custom, se não eu colocava fácil

 

Meu irmão, parece casinha de Dog Alemão esse gabinete, ahauahuahuaauhauhau!! Dá até pra se perder dentro da case...bolado!!

 

 

O fps ficou mais constante e o jogo não travou nenhuma vez (joguei durante 1:38:00), em certos momentos ele ia pra 125 e em certos momentos pra 88 (antes nunca chegava a 125 e ficava entre 72-90).

notei que algumas temperaturas caíram e não passa de 3,9GHz a cpu, parece que tudo está normal.

a placa de vídeo chegou a 1100MHz.

 

Opa! Ai a parada ficou joia, Henrique. Essas variações de frames são normais durante um jogo (foi BF4 modo online que tu jogou?). Realmente, até então, o que tava "pegando" era a placamãe que "soltava" uns Volts e uns Hertz além da conta para a CPU e sua ponte norte, zoando o plantão e aumentando a temperatura dos núcleos.

 

 

 

só não sei analisar as tensões, mas eu sou uma anta e fechei antes de salvar os resultados, hahaha

 

Era uma boa só para confirmar, porém, em relação à tensão do processador, já estava dentro de sua normalidade. Com o decréscimo nas temps, essa tensão parece ter reduzido ainda mais...melhor ainda!

 

 

 

Mas o barulho não me incomoda nem um pouco, to pensando em comprar uns fans a mais pro gabinete (já que cabem infinitos) (...) Ninguem na minha cidade faz Watercooler custom, se não eu colocava fácil

 

Henrique, creio que uma solução melhor para arrefecer a "mansão" seria mesmo apenas melhorar o cooler da CPU. O que está equipando seu i7 4770K é o cooler original ainda? Se colocar um bom aircooler ou um watercooler médio, já pode estudar umas táticas em fazer OC no possante...apesar do que, para jogo nem precisa!

 

 

 

Tenho um par de memórias 2x8gb da team group, chamam-se "Xtreem" de 2400MHz, são bem populares na Ásia e tem garantia vitalícia, mas quase ninguem conhece por aqui (nem eu conhecia mas arrisquei), até agora não tenho do que reclamar. Li em alguns fóruns traduzidos do Japão que ela suporta OC até 2888MHz, vocês acham que eu deva dar um OC nela? Já ouviram falar dessas memorias?

 

Não é totalmente estranha para mim o modelo "Xtreem". Tinha visto algumas configurações montadas pelo Tom's Hardware usando Xtreem. É da marca Team, relativamente nova pelas essas bandas do ocidente. São realmente boas, até achei um review no KitGuru falando da versão 2133 MHz da Xtreem: http://www.kitguru.net/components/memory/luke-hill/team-xtreem-lv-2133mhz-cl9-8gb-memory-kit-review/

 

Quanto ao OC dela, deverá estudar bastante a respeito para achar a melhor configuração, não só pra chutar a frequência lá pro alto, como também configurar latências e tensão dos módulos. O ajuste fino requer testes e doses cavalares de paciência. Como seu perfil é apenas para "prear" um game, Henrique, não teria um desempenho tão melhorado para valer o trabalho que terá. Os 1600Mhz padrões (impostos pela CPU) estão mais do que de bom tamanho. Se fosse para fins de benchmark e cálculos, aí são outros quinhentos...

 

 

 

Bom, MUITO OBIGADO A VOCÊS DOIS, são demais!

 

Valeu Henrique!! Estamos aqui pra isso mesmo, meu camarada.

 

Grande abraço!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe a sinceridade meu irmão, mas com um gabinete desses eu já teria instalado no mínimo umas 4 configs diferentes (2 intel e 2 AMD, todas ao mesmo tempo) só pela ostentação mesmo. (LOL)

 

Eu, ao contrário da maioria, adoro o barulho de fan/cooler no máximo. Pra mim quanto mais barulho melhor. Imagina lotar esse gabinete com todo o fan que ela tem direito HAHAHAHA, traria música aos meus ouvidos.

 

Mas zueiras a parte, que bom que normalizou tudo aí. Você não precisa se preocupar com isso, mas pode comprar um bom air cooler sim para a sua CPU conforme o Cabelo falou pois sua combo tem muito potencial de OC. E nem se fizer OC, só de colocar um Cooler Master Hyper TX3 aí já mantém a temperatura bem abaixo do cooler stock. Se esse gabinete foi feito pra "gelar as coisas", vamos gelar então!

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é meu primeiro desktop. Antes dele eu tinha um note i3 e antes um celeron.

Não sei ainda tudo que posso fazer com esses componentes. Hahaha to aprendendo aos poucos. Vamo ver se fica melhor quando colocar um WC, uma GTX 980 e mais um dual de 16 de ram

O SO esta num ssd, to pensando em pegar outro pra por os jogos que mais jogo e os online

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...