Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa mãe.


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal! Estou com alguns problemas para rodar jogos no meu PC. Já realizei testes de estresse no processador (Prime95, Aida64 Extreme) e não detectou nada de errado com o mesmo. Testei também a memória através do MemTest e não houve detecção de nenhum erro. Bem como o HD pelo HD Tune. Também não apresentou erros. Realizei ainda testes com o 3DMark e o PC apresentou bons valores de FPS e não houve travamentos, nem congelamentos. Entretanto, eu não consigo rodar nenhum jogo. Counter-Strike: Global Offensive, Battlefield 3, DotA 2, Assassin's Creed IV Black Flag, Watch_Dogs, são alguns exemplos dos jogos que tento executar, mas no momento em que o jogo abre, após alguns segundos, trava, o jogo para de funcionar. Já formatei o SO algumas vezes (Windows 7 Ultimate 64-bits). Agora estou utilizando o Windows 8.1 Pro e o problema persiste. Testei ainda minha placa de vídeo em outro computador e funcionou normalmente. A configuração do meu computador é:


 


Placa mãe: GA-H87M-HD3 Giga-byte


Processador: Intel Core i7-4770K @ 3.50GHz


HD: 931GB Seagate ST1000DM003-9YN162 (SATA)


Memória: Corsair 8 GB DDR3 Vengeance


Placa de vídeo: VGA EVGA GeForce GTX760 SuperClocked 2GB DDR5 256-Bit  (Vejam bem, a própria placa de vídeo já possui um overclock de fábrica.)


Fonte: Corsair CX-750W 80 Bronze


Cooler do processador: Corsair H100i


Gabinete: Corsair Carbide 500R


SO: Windows 8.1 Pro 64-bit


 


Imagem do Speccy


MzPmHw.jpg


 


 


Vocês podem dar uma checada nesse tópico para entenderem mais à respeito da minha situação: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1085478-pc-travando-em-jogos/ (eu atualizei o cooler do processador esses dias). Tentei bastante coisa para tentar resolver o problema e até agora nada. Porém, conversando com um técnico, ele me informou que minha placa mãe que não suportava tal esforço solicitado pela placa de vídeo (mais precisamente a placa de vídeo), mas no YouTube podemos encontrar gente jogando com a mesma configuração de placa mãe que a minha. O que talvez possa ter acontecido é defeito na placa mãe, o que me faz lembrar de uma situação que ocorreu há bastante tempo. Na época que adquiri a placa mãe e o processador, meu pai tentou montá-los, mas não encaixou o processador corretamente no soquete da placa mãe e acabou empenando alguns pinos da placa mãe. Levei em uma assistência e facilmente desempenaram e o PC ligou normalmente, informaram que não havia erro algum. Hoje, um ano depois desse incidente, quando finalmente consegui dar um upgrade na minha placa de vídeo, vivencio esse problema e fez-me pensar se é que esse empenamento dos pinos da placa mãe não podem ter sido a origem desse problema que vivencio hoje, ou seja, que não funcione 100% devido aos pinos, que não foram devidamente consertados, ou o contato tem que ser perfeito, como já li pela Internet para computadores de alta performance.


 


Ainda pretendo realizar testes em cada componente separadamente para verificar de fato o problema no PC, se é hardware, software, etc. Porém, já gostaria de saber dos senhores qual placa mãe vocês me recomendariam para essa configuração de computador, que encaixe bem nesse gabinete da Corsair que possuo, o Carbide 500R, que caiba o cooler da Corsair, o H100i, sem atrapalhar soquetes de memórias ou de entrar em conflito com componentes da placa mãe próximos à montagem no processador, etc., e que sirva para que eu consiga jogar os jogos que estão sendo lançados, os de última geração, da melhor maneira possível. Não pretendo fazer overclock, mas percebam que a própria placa de vídeo já é "Superclocked", vem com um overclock de fábrica, mas acredito que no caso teria de ser uma placa mãe capaz de suportar/realizar overclocks na placa de vídeo. Isso tem fundamento ou eu falei balela? xD A margem de preço que estou considerando gastar está em torno de R$ 400,00 a R$ 600,00. Ainda não utilizo todos os recursos de uma placa mãe com várias atribuições, mas pretendo por exemplo aumentar a quantidade de memória, de 8 GB para 16 GB, 32 GB, por aí vai, etc. Como falei, quero jogar tudo que vier por aí com os gráficos mais elevados possíveis.  :D


 


Estou informando esse site: http://www.miranda.com.br/produtos/hardware,placas-mae/ , pois o mesmo se encontra na minha cidade, pode ser que encontrem placas mãe com melhores preços (ou não). Eu moro bem longe de diversas empresas especializadas nesse assunto, com isso o valor do frete fica muito elevado, compensando comprar aqui mesmo na minha cidade. A memória, placa mãe, minha fonte, gabinete e o cooler do processado comprei nessa loja. No Kabum, por exemplo, esses itens estavam relativamente com um preço mais baixo (fora o frete). Entretanto, com o valor do frente, esse valor ficava bem mais elevado do que o preço mostrado nessa loja, por isso resolvi comprar nessa empresa, a Miranda. Já a minha placa de vídeo comprei pelo Kabum. Não tive problemas com a entrega, chegou bastante rápido e aparentemente o produto não apresentou defeitos, tendo em vista que a testei em outro computador e rodou jogos normalmente.


 


Eu postei esse tópico em outra seção, mas ninguém me respondeu, já fazia um tempo que ninguém entrava na outra seção, então postei aqui, pois afinal o princípio desse upgrade (se não conseguir resolver meu problema, que ao que parece ser, é defeito na placa mãe (?), ainda testarei) da placa mãe é para conseguir rodar os jogos da última geração com qualidades excepcionais ^^.


 


Desde já, agradeço a paciência pela leitura do tópico e pelas recomendações que os Srs. e Sras. irão me fornecer!  :D


 


Please, help xD!!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não pretendo, mas como eu falei, a própria placa de vídeo já vem com um overclock de fábrica. Por causa disso a placa mãe tem de suportar/realizar overclock, não? Ou não tem nada a ver isso que eu falei? Essa placa mãe aguentaria o tranco de rodar os jogos mais novos? Ou não existe gargalo na placa de vídeo por causa de baixo desempenho da placa mãe? Não compreendo muito.

 

Obrigado pela resposta, @Godrickzin!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei em fazer isso, só que me informaram que não era interessante fazer utilizar dessa forma na região em que moro, devido à oscilação em larga escala de energia, o que iria facilitar danificar os componentes do meu computador. O que acabaram aconselhando manter o estabilizador. :T

 

Só à título de informação, a placa de vídeo, fonte, cooler do processador e o gabinete possuem menos de 1 mês de uso. Já a memória, processador, HD e placa mãe fizeram 1 ano de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Davoy,

 

posso estar enganado, mas o overclock da placa de video não tem nada a ver com essa questão da placa mãe.

 

Eu acredito que uma GPU com overclock seria somente uma GPU mais forte que uma do mesmo modelo não overcloked e a placa mãe não iria influenciar isso.

 

Antes de comprar os componentes eu faria o que o Math.Pi indicou, compre um filtro de linha e tire seu PC do estabilizador. Pode ser que por causa do estabilizador não está indo energia necessária para o o PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi, a referência do estabilizador aqui é "HD-800" da Microsol. Atrás está descrito que a potência máxima é de 800 VA e frequência de 60 Hz, será que é isso, então? 

 

@Godrickzin tentarei verificar essa questão da utilização do PC direto na tomada então, ou com filtro de linha, ver se aguenta, se a energia é suficiente e o PC rode jogos normalmente, antes de comprar uma placa mãe, se realmente for necessária. Tem algumas recomendações de filtro de linha ou todos funcionam de maneira igual? Não tem questão de um possui qualidade melhor do que esse outro, etc? Para PC gamer?

 

Obrigado pela ajuda, pessoal! Providenciarei os testes e postarei aqui os resultados!

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Math.Pi, obrigado pela informação! Eu tenho como conseguir um outro estabilizador, de 1000 VA, para testar. Compensa fazer o teste ou já de cara é possível dizer que ainda é pouco para a fonte? Não sei a marca do mesmo, quando o obtiver em mãos, informo.

 

Ligue direto na tomada ou compre um filtro de linha.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/page-204

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...