Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook limpo mais com superaquecimento


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom dia.

 

Tenho um notebook da Dell N5010 que esta com superaquecimento. O abri e tirei a sujeira que obstruia a saida de ar além de trocar a pasta termica seca.

 

Ao montá-lo percebi que o problema de superaquecimento ainda continua pois a ventoinha do cooler não para de rodar fazendo um ruído alto, além do envoltório do teclado com o touchpad esquentarem demais! Quando o processador é "extressado" com um software de testes, no máximo em 2 minutos o computador desliga.

 

Alguem já teve um problema assim? :confused:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @C.Campos, e seja bem vindo a este fórum.

 

O superaquecimento, infelizmente, é uma coisa "natural" nos notes. Têm que ter a mesma capacidade de PCs desktops e mesmo towers, mas os espaços exíguos para a dissipação de calor (assim como a exigência de usar materiais 'super'silenciosos), torna o superaquecimento um problema rotineiro na maioria dos notebooks. Uma das soluções encontradas foi o desligamento automático dos notes para evitar males maiores, se um ou mais dos componentes (HD, placa de vídeo, placa-mãe, processador) ultrapassar uma temperatura limite. O que é bastante comum, aliás.

 

Mas há marcas que abusa(va)m. Uma das mais tristemente célebres nesse sentido, devido a um design ou concepção não muito feliz foi (e talvez continue a ser) a marca ACER. 

http://www.blogpaedia.com.br/2011/01/dicas-para-solucionar-o-maior-problema.html

 

Aí desde 2005 ou 2006 que eu uso SEMPRE uma base cooler alimentada via USB. Aprendi da pior forma... A placa-mãe do meu Toshiba Satellite queimou porque, sem eu saber, a ventoinha que fazia o arrefecimento dela tinha avariado entretanto.

 

Desde 2008 ou 2009, que tenho um HP. Como também aquecia um pouco (felizmente isso já não acontece nos novos modelos HP),  continuei a usar a mesma base cooler. Substituí-a este ano, pois já estava a "dar as últimas". Aquilo já parecia mais um avião a jato a ultrapassar a barreira do som! Tenho agora uma base cooler Titan G7T (bem silenciosa, por sinal).

 

E muita gente abusa. Usa no colo, sobre um pano ou toalha, sobre uma almofada ou travesseiro, sei lá que mais. Ora isso ainda cria mais calor, além de tapar as entradas de ar.

Os fabricantes também não ajudam: põem umas "amostras" de pés de borracha que não levantam um notebook o suficiente para uma boa circulação de ar... Com ou sem elas, é praticamente o mesmo.

Ora uma base cooler, ao criar um fluxo de ar constante, também levanta o note o suficiente para que ele se mantenha acima de toda e qualquer fonte de... "retenção" - e até criação - de calor, e impedem uma boa entrada de ar para o arrefecimento. Além de manterem - 'forçarem' (no bom sentido) - um bom fluxo de ar, repito.

 

Ah, ainda mais uma coisa: como tinha um note ligado (quase) sempre à rede eléctrica, não tinha (nem tenho) a bateria no note. Ponho-a apenas a (re)carregar, quando me lembro, e guardo-a de novo. Bem, ainda funciona a 100% como no dia em que comprei este note, o HP, há 5 ou 6 anos.

Eu fazia isso, inicialmente, por causa do efeito de memória e do viciamento.

Mas as novas - mesmo sem sofrerem de efeito e memória ou viciamento -, também devem ser removidas quando não em uso. Porquê? O superaquecimento encurta imenso a vida útil de uma bateria. Não só de notes, mas de tablets também. É que as baterias, estando na base, na parte posterior, de praticamente todos os notes, levam cada "esquentadela"!...  

 

E repito o link que dá umas dicas para superar o tradicional superaquecimento deles, via pequenas alterações; por exemplo, alargamento ou aumento das "aberturas" para ventilação existentes na parte inferior de todos os notes. 

http://www.blogpaedia.com.br/2011/01/dicas-para-solucionar-o-maior-problema.html

 

Espero ter ajudado, e cumprimentos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...