Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com programa de pic


Posts recomendados

Boa noite

 

Sou novo aqui no forum e preciso de uma ajuda ja andei por outros foruns mas não tive ajuda.

Um amigo me fez um programinha de para usar no PIC , simulei no proteus e funciona mas quando vai gravar no pic as saidas do pic ficam em Zero, e não funciona.

vou colocar o programa aqui se alguém puder ajudar agradeço.

A ideia e ter dois botões um para incremento e outro decremento

Quando apero botão de INC acende um led, quando aperto de novo o primeiro led apaga e acende o segundo, e assim por diante ate 8 ou 10

O outro botão DEC faz o inverso, começando do ultimo ate o primeiro.

Agora quando estou com o led 6 aceso e quero ir para o 4 aperto o botão DEC, apaga o 6 acende o 5 depois aperto de novo acende o 4 apaga o 5

Sempre que um acende o outro apaga.

Vou colocar o programinha e se for preciso depois posto o circuito.

 

ALeds.ziprquivo em anexo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite 

Vicente

 

Coloquei o ckt para verificar, mas estou com uma duvida, quando na gravação, o ci precisa ser configurado. Isso é feito no inicio do programa. No simulador, o programa pode resolver algo que foi esquecido ou já está configurado.

Isso poderia provocar este problema?

 

obrigado

post-739012-0-04613100-1412552864_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite

 

Vicente Cesar, Isadora

 

Fiz o que falou, coloquei o resistor no MCLR ligado ao 5v com resistor de 10k, e não funcionou.

 

A Isadora, Tinha falado na configuração dos fisíveis, tem como você ou ela me ajudarem, realmente não entendo nada de programação e nunca me interessei, conheço bem eletrônica, mas programar não e minha area.

 

Agradeço a ajuda 

 

Angelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns itens de hardware a se checar:

- Qual cristal esta usando? Esta montado proximo do PIC? colocou os capacitores de load proximo ao cristal. qual o valor?

- Um bom capacitor de desacoplamento proximo ao pino de alimentação do PIC (cerca de 100nF);

- Ja citado, derrubou o watchdog? Se nao esta alimentando ele no firmware periodicamente?

- Quais os fuses de gravação que esta a usar?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

 

Felipe,

 

Não estou usando cristal, o circuito esta la no começo do tópico, quem fez ele é o programa foi um conhecido, mas quando gravei ele no PIC não funciona, não entendo de programação de PIC e peço ajuda de quem puder me dar uma ajuda.

 

Ja fiz o que a Isadora e o Vicente falaram, mas não funcionou e não sei como configurar  os Fuses.

 

O circuito e bem simples para quem entende de programação.

O que ele faz:  tendo dois botões um up ( A )  down( D).

08 Ledes.  

 

Quando aperto o botão A acende o led 1, aperto o botão A novamente acende led 2, apaga 1 e assim por diante.

Quando estou por exemplo com o led 5 aceso e quero voltar para o led 3 

Aperto o botão D e o led 4 acende e apaga o 5 aperto novamente  o botão D, acende o 3 e apaga o 4.

 

Não é fácil .............para quem entende de programação é.

Podem me ajudar ou com um programa novo ou corrigindo o que esta la no inicio do tópico. Estou a quase um ano tentando fazer isso funcionar e não consigo.

O programa que esta la no incio e o circuito foram feitos no proteus. Talvez por isso que não funcione, deve estar faltando um monte de coisas que o próprio programa coloque e não sabemos ver.

 

Obrigado pela ajuda 

 

abraços

Agradeceria a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...