Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Auxílio na escolha de Placa de Vídeo


Ir à solução Resolvido por oldnoob,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, meu questionamento é bastante específico e por isso não cheguei a encontrar nada que atendesse minhas expectativas, portanto estou criando esse tópico. Montei há pouco tempo uma máquina básica para jogos, e agora estou peça por peça melhorando essa configuração. E chegou a hora de escolher uma placa de vídeo capaz de atender minhas necessidades.

Dentro da faixa de preço que estou disposto a investir (R$450,00), encontrei esses dois modelos abaixo:

 

http://www.kabum.com.br/produto/48866/placa-de-video-vga-sapphire-radeon-r7-260x-2gb-ddr5-128-bit-pci-express-3-0-11222-06-20g

http://www.kabum.com.br/produto/49391/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx750-superclocked-1gb-ddr5-128-bits-pci-express-3-0-01g-p4-2753-kr/?tag=gtx%20750

 

Depois de ler pelo menos 3 reviews de cada, ainda não consegui descobrir qual delas atenderia melhor as minhas demandas, uma vez que os desempenhos oscilam bastante entre os testes e a maioria deles não segue o padrão das minhas necessidades.

 

Sei que a GTX750 consome bem menos energia que a r7, que é melhor na questão de temperatura e barulho e que sua tecnologia é mais moderna e compacta.

Sei também que a r7 tem mais memória, um clock bem alto e em vários testes parece ter desempenho comparável a 750 Ti. Mas esse é o ponto mais questionável. Cada teste diz uma coisa.

 

Gostaria de preferência da opinião de quem tem uma dessas placas, ou com alguém que já teve contato com elas, e possa realmente responder aos meus questionamentos.

 

Meu computador atual tem a seguinte configuração:

 

Placa Mãe MSI H81M-E33

Processador Pentium G3220

Memória Corsair Vengeance 4GB 1600Mhz

Fonte EVGA 430W 80 Plus White

HD WD 500GB Sata III

 

Meu monitor é de apenas 15', e a resolução máxima é de 1366x768, e portanto jogo apenas em 720p.

 

Portanto, meus questionamentos são os seguintes:

 

  1. Sei que a fonte aguenta a configuração, sei que o Pentium G não gargala com a GTX750. Mas existe a possibilidade de gargalar a placa de vídeo com a r7?
  2. A diferença entre as placas é significativa no desempenho para jogos? Se possível, me mostre o quanto.
  3. Essas placas são capazes de rodar jogos atuais no Ultra com resolução em 720p? Ambas conseguem rodar jogos atuais no High em 1080p.
  4. Existe alguma outra placa de vídeo superior nessa faixa de preço? Não pode ultrapassar 450 reais. Esse é o meu teto atual.

Agradeço previamente a qualquer um que seja capaz de responder a isso. Esperarei por alguma resposta antes de tomar minha decisão.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 - O gargalo do processador não quer dizer que o sistema vai parar de responder só porque você comprou uma placa de vídeo melhor do que a outra. Só indica que o processador atingiu seu limite e se você colocar a placa de vídeo de 600 ou a de 2000 reais não terá muita melhora.

No seu caso, qualquer uma das placas de vídeo vai atender bem. Imagino que não ficará com esse Pentium G por muito tempo mesmo.

2 e 3 - http://www.anandtech.com/bench/product/1131?vs=1044

4 - Até 400-450 reais são as melhores opções. Acima disso tem R7 265, GTX 660 e GTX 750 Ti, na ordem da melhor para a pior.

 

O que você falou de resfriamento da placa de vídeo, isso depende da fabricante da placa de vídeo, não somente do chip gráfico. Por exemplo, a EVGA pra nVidia e a Sapphire pra AMD possuem boa refrigeração.

O barulho é semelhante em ambas. Também depende do sistema de resfriamento. Uma placa de vídeo com mais coolers ou com cooler maior tende (nem sempre) a fazer menos barulho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - O gargalo do processador não quer dizer que o sistema vai parar de responder só porque você comprou uma placa de vídeo melhor do que a outra. Só indica que o processador atingiu seu limite e se você colocar a placa de vídeo de 600 ou a de 2000 reais não terá muita melhora.

No seu caso, qualquer uma das placas de vídeo vai atender bem. Imagino que não ficará com esse Pentium G por muito tempo mesmo.

2 e 3 - http://www.anandtech.com/bench/product/1131?vs=1044

4 - Até 400-450 reais são as melhores opções. Acima disso tem R7 265, GTX 660 e GTX 750 Ti, na ordem da melhor para a pior.

 

O que você falou de resfriamento da placa de vídeo, isso depende da fabricante da placa de vídeo, não somente do chip gráfico. Por exemplo, a EVGA pra nVidia e a Sapphire pra AMD possuem boa refrigeração.

O barulho é semelhante em ambas. Também depende do sistema de resfriamento. Uma placa de vídeo com mais coolers ou com cooler maior tende (nem sempre) a fazer menos barulho.

 

  1. Sim, eu sei que não faz o sistema parar de responder, mas tive uma vez um processador que gargalava com o processador, causando quedas bruscas de fps por alguns instantes. Sendo a r7 260x mais potente, temo que em jogos mais pesados eu possa acabar por sofrer novamente com esse problema e gostaria de ter a certeza que o processador é suficiente para ela. Prefiro ter uma placa mais modesta, que não me cause esse problema do que uma mais robusta com falsetes devido a incapacidade do processador de acompanhá-la.
  2. Muito interessante a comparação, e vejo que ra capacidade de processamento da r7 260x é bem maior e isso faz diferença principalmente nos quadros com MSAA e renderização de vídeo. Mas em alguns jogos o desempenho é igual ou bem próximo e essa versão que postei acima é a SuperClocked da EVGA, que talvez possa dar uma diferença. Como não ligo tanto para AA, mas gostaria de jogar as texturas em qualidade alta, qual das duas acha mais recomendável?
  3. Existe algum site que faça testes em 720p ou alguma forma simples de calcular a diferença média de desempenho baixando a resolução? Seria interessante saber mais ou menos a faixa de desempenho das placas nessa resolução.
  4. Meu limite é 450 mesmo, haha. É o que me sobrou depois de montar o setup inicial. Planejo mais pra frente trocar o Pentium G por um i5 e a placa de vídeo por uma mais potente. Mas com esse monitor e meus jogos atuais, acredito que a atual configuração seja mais do que suficiente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pôxa amigo,dá uma olhada no vídeo do Papahardware sobre a GTX 980 e voce vai ve que o seu Pentium G 3220 atinge 78 frames em jogos pesados em full HD,com monitores maiores que o seu.

Não vai gargalar a R7 260X nem tussindo!!O I3-4160(3,6Ghz)atingiu 92 frames!!

E o seu Pentium só tem 3.0 GHZ!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pôxa amigo,dá uma olhada no vídeo do Papahardware sobre a GTX 980 e voce vai ve que o seu Pentium G 3220 atinge 78 frames em jogos pesados em full HD,com monitores maiores que o seu.

Não vai gargalar a R7 260X nem tussindo!!O I3-4160(3,6Ghz)atingiu 92 frames!!

E o seu Pentium só tem 3.0 GHZ!!

 

Hahaha, a GTX980 ta tão fora da minha liga que eu realmente nem me interessei em olhar.

Eu vi um teste da GTX750 Ti em que a diferença de fps entre um i7-4770 e um Pentium G3420 era de 2fps e isso fez não me preocupar com a 750. Mas nunca se sabe e é bom previnir. Vejo o tempo todo pessoas dizendo que o Pentium G não vai aguentar e recomendando compra de processadores i5 ou superior para os novatos, então realmente não sabia dizer se a 750 seria o teto ou não.

Mas obrigado pela informação de qualquer forma.

 

Gostaria de me indicar qual acha ser melhor? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...