Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pilhas em série e Paralelo ao mesmo tempo, gasta energia desligada?


Posts recomendados

É o seguinte, preciso ligar alguns leds, que serão alimentados por uma bateria improvisada de 3v

No caso, vou usar 2 pilhas 1,5v em série pra fazer ficar como se fosse uma bateria de 3v, só que preciso aumentar o tempo de duração, por isso, vou ligar 3 dessas de 3v, em paralelo.

Queria saber se isso irá gastar as pilhas, quando os Leds estiverem desligados. Imagino que ocorrera um certo gasto natural, mas queria saber se não irá comprometer muito a duração. Pergunto pois depois de feito, vai ficar parado por uns 20 dias antes de eu usar.

 

Vou deixar um esquema mais ou menos de como estou fazendo (ficou feio mas dá pra entender)

 

IMPORTANTE: Todas as pilhas usadas serão NOVAS, Alcalinas e de mesma Marca e Modelo.

post-606374-0-73512200-1412086783_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa dai definitivamente não é a melhor maneira de se alimentar led..

Principalmente se forem de diferentes cores, mesmo ambos sendo de 3V.

Um led de 3 Volts, em seu datasheet, será especificado como 3V@20 mA. isso quer dizer que ele apresentará uma queda de tensão em seus extremos da ordem de 3V ao passar por ele a corrente de 20 mA. Duas pilhas novas apresentarão a tensão da ordem de 1,6 Volts cada uma ou seja 3,2 Volts na série de duas delas.. Se o led for aquele de 3V@20mA só posso afirmar uma coisa. A corrente que ele demandará se submetido a tensão de 3,2 Volts será maior do que 20 mA. De quanto não sei, mas posso afirmar com certeza que sua vida útil diminuirá. De quanto diminuirá, também não sei, pode inclusive baixar para minutos, horas, ou quem sabe dias..

Ao contrário de uma lâmpada, que se alimenta com determinada tensão, o led se alimenta de corrente, não importa a tensão que se lhe impõe desde que se limite a 20 mA sua corrente..

Uma pilha, ao longo de sua vida, vai perdendo a tensão e quando cada uma daquelas ali estiverem com digamos 1,3 Volts, a soma será 2,6 Volts e provavelmente seu led não mais acenderá, de modo visível..

Como fazer então..  Note que a tensão da pilha variando de 1,3 a 1,6 Volts leva o led a não acender ou até queimar..

A variação de tensão da pilha em 0,2V a menos ou 0,1V a mais dá esse transtorno todo..

Usualmente se deriva a alimentação para um led de uma fonte de maior tensão e dai, via resistor, se estabelece o ajuste da corrente, baseado na tensão sobre esse resistor. Digamos uma fonte de 6 Volts.

Então 3 volts estará sobre  o led e outros 3 Volts sobre o resistor série..

O valor do resistor será de I = 3V / 0,020 A = 150 Ohms..

Isso garantirá que a corrente, com seis Volts na alimentação, fique em 20 mA

 

E agora se a alimentação subir 0,2 Volts, como fica??

Ora 3 Volts sobre o led e 3,2 Volts sobre o resistor. A corrente I será de 3,2 / 150 = 21,3 mA, ou seja um leve muito leve incremento de corrente e nenhum risco de degradação da vida útil desse led..

Se a  tensão cair e cair muito.. digamos para 5,5 Volts a corrente I será de 2,5 / 150 = 16,7 mA ou seja led aceso e com um brilho só um pouquinho inferior ao estado nominal..

 

Para ajudar use essa calculadora para definir o valor do resistor:  http://ledcalculator.net/default.aspx?values=6,3,20,1,0〈=pt-BR

Sua preocupação foras as pilhas, esqueça.. Seu maior problema nesse circuito é a alimentação dos leds sem o menor controle da corrente sobre eles...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não tenho um conhecimento tão avançado em elétrica, mas eu já imaginei que teria que usar resistor para um sistema de qualidade, mas nesse caso, os Leds serão usados apenas em uma festa de minha irmã, que será daqui a 22 dias. A festa durará cerca de 6 a 10 horas, só preciso que os leds fiquem acesos por esse período. Depois a ligação será desfeita.

O problema é que, da maneira que me pediram, não tem como eu colocar as pilhas apenas na hora que usar, porque uma vez fechado os recipientes com os leds, não tem como abrir sem estragar.

No caso, o interesse mesmo, é terminar isso entre hoje e amanhã, e daqui a 22 dias, ter carga suficiente pra se manter aceso por esse período entre 6 e 10 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa tarde, preciso de uma grande ajuda de vocês, 

liguei uma fita de led de 2 metros dentro de um quadro, alimentado por fonte e 8 pilhas de 1,5v, funciona perfeitamente, tem uma chave de liga e desliga tambem, porém quando desligo pelo interruptor, as duas ultimas pilhas aquecem.

sabem como devo proceder? obriado e boa tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...