Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com HD - Uso do disco altíssimo (80% ~ 100%)


Ir à solução Resolvido por Anthmann,

Posts recomendados

Bom dia / Boa tarde / Boa noite!  :lol:

 

Então gente, não sou muito de pedir ajuda em fóruns, só em casos extremos mesmo e eu já considero isso um caso extremo, pois bem:

 

Há mais ou menos duas semanas fui obrigado a trocar de HD, a placa lógica do meu antigo foi pro saco, e como estou sem dinheiro ultimamente reaproveitei um HD que eu usava para trabalhos, não muito antigo e que nunca me decepcionou. Adotei esse HD, formatei, instalei Win 8 tudo direitinho, tava tudo uma beleza mesmo, o problema mesmo é na hora do gaming. 

 

Não só em gaming, mas as vezes o uso do disco vai pra mais de 50% sem motivo nenhum, e a utilização de nenhum processo sobe pra mais de 20MB/s. O mesmo com jogos, qualquer jogo que eu tento jogar ultimamente o disco sobe ridiculamente para algo entre 80 e 100 por cento mesmo com processos utilizando pouco menos de 10MB/s do disco. Há mais de uma semana que isso tá acontecendo e realmente não sei mais o que fazer, procurei todos os fixes online POSSÍVEIS, desativar o superfetch, windows search, TUDO que se pode imaginar. 

 

Imagens:

 

Gerenciador de tarefas

 

Gerenciador de tarefas na área de trabalho:

http://i.imgur.com/SVgJnHo.png

 

Gerenciador de tarefas enquanto eu jogo:

http://i.imgur.com/7Pio7Js.png

 

Desempenho enquanto eu jogo: 

http://i.imgur.com/7tTt5bH.png

 

HD Tune Pro

 

Error scan:

http://i.imgur.com/vYk7IlB.png

 

Health:

http://i.imgur.com/6kbgfED.png

 

Benchmarking:

http://i.imgur.com/c78Rihz.png

 

CrystalDiskInfo

 

HD:

http://i.imgur.com/4NpRcEc.png

 

UPDATE 1 30/09/2014:

 

Mais uma imagem do meu PC, sem fazer absolutamente nada: http://i.imgur.com/juZWVGL.png

 

 

 

Espero que eu arranje um fix logo, muito obrigado desde já!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Fernando Nogueira.

 

Antes do mais, refiro que pouco ou nada sei de hardware "puro" (isto é, sem estar associado a programas, e vice-versa. O que vou referir a seguir é resultado de algum bom senso e um comparativo com o HDU do meu note (WDC - Western Digital 500 GB). Foi trocado o ano passado apenas porque o de origem, com 160 GB, já estava "atravancado" demais.

Outro dia, usei o HD Tune e o Crystal Disk info no acima referido WDC, numa manutenção de rotina. Em comaração com a temperatura do seu HDU (45º C), a do meu - isto 2º o Crystal Disk Info e o HD Tune -, era de apenas 30º C. Em um note que comprei em 2008 ou 2009. Seguem as especificações: 

HP G7000  Core 2 Duo 1,83 GHz, 3 GB RAM, e Win 7 Ultimate 32 bits. E Ubuntu 13.10 também, ia esquecendo. E o tal WDC de 500 GB.

Ah, como o meu HP ainda é daqueles que aqueciam - e aquecem - um bocadito -, tenho uma base cooler sempre a "bombar", alimentada via USB. É uma "Titan G7T Notebook Cooling Pad". Comprei-a ainda este ano. A antiga já vinha de 2005 ou 2006 e estava a "dar as últimas". Barafustava e "berrava" tanto, que não aguentei mais...

 

Resumindo e concluindo, o problema do seu HDU não estará relacionado com algum arrefecimento "deficiente"/insuficiente/sei lá? E também - ou - com um "buffer" ou cache pequeno ou insuficiente, o que o faz... digamos... "esforçar-se" (daí a temperatura que, pessoalmente, acho exagerada)?

 

Cumprimentos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fernando, boa madruga!

 

Já vistoriou o conector SATA do disco e do notebook para ver se há alguma impureza, oxidação ou dano que prejudique o pleno funcionamento do equipamento? O diagnóstico do HDTune até destaca tal parâmetro CRC Error com muita incidência de problemas. (Se fosse um Desktop (fixo), sinalizaria até um problema no cabo SATA de dados.)

 

Abraço Fernando e um salve ao meu amigo Anthmann!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Fernando Nogueira.

 

Antes do mais, refiro que pouco ou nada sei de hardware "puro" (isto é, sem estar associado a programas, e vice-versa. O que vou referir a seguir é resultado de algum bom senso e um comparativo com o HDU do meu note (WDC - Western Digital 500 GB). Foi trocado o ano passado apenas porque o de origem, com 160 GB, já estava "atravancado" demais.

Outro dia, usei o HD Tune e o Crystal Disk info no acima referido WDC, numa manutenção de rotina. Em comaração com a temperatura do seu HDU (45º C), a do meu - isto 2º o Crystal Disk Info e o HD Tune -, era de apenas 30º C. Em um note que comprei em 2008 ou 2009. Seguem as especificações: 

HP G7000  Core 2 Duo 1,83 GHz, 3 GB RAM, e Win 7 Ultimate 32 bits. E Ubuntu 13.10 também, ia esquecendo. E o tal WDC de 500 GB.

Ah, como o meu HP ainda é daqueles que aqueciam - e aquecem - um bocadito -, tenho uma base cooler sempre a "bombar", alimentada via USB. É uma "Titan G7T Notebook Cooling Pad". Comprei-a ainda este ano. A antiga já vinha de 2005 ou 2006 e estava a "dar as últimas". Barafustava e "berrava" tanto, que não aguentei mais...

 

Resumindo e concluindo, o problema do seu HDU não estará relacionado com algum arrefecimento "deficiente"/insuficiente/sei lá? E também - ou - com um "buffer" ou cache pequeno ou insuficiente, o que o faz... digamos... "esforçar-se" (daí a temperatura que, pessoalmente, acho exagerada)?

 

Cumprimentos.

 

Antes de tudo, obrigado pela resposta! :lol:  Nunca pensei que 45 graus fosse uma temperatura muito fora do normal, já vi tanta temperatura esquisita por aí, nunca imaginaria que poderia ser isso. Vou verificar assim que possível, até sábado dou uma resposta!

 

Fala Fernando, boa madruga!

 

Já vistoriou o conector SATA do disco e do notebook para ver se há alguma impureza, oxidação ou dano que prejudique o pleno funcionamento do equipamento? O diagnóstico do HDTune até destaca tal parâmetro CRC Error com muita incidência de problemas. (Se fosse um Desktop (fixo), sinalizaria até um problema no cabo SATA de dados.)

 

Abraço Fernando e um salve ao meu amigo Anthmann!!

 

Obrigado pela resposta também, hehe. Vou ver se esse é o problema o mais rápido possível, até sábado mais ou menos eu checo isso.  :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi de novo, gente!  ^_^

 

Então, Anthmann, adicionei alguns coolers em lugares que faltavam no meu gabinete e a temperatura abaixou para 35°C ~ 39°C (não passando disso), e o problema persistiu, mesmos travamentos e problemas que aconteciam antes.

 

Imagem do Crystal: 

http://i.imgur.com/2uXOkSv.png

 

Cabelo75 troquei o meu cabo SATA por um novo que eu tinha aqui, mesma coisa: uso do HD exagerado por, até então, motivos desconhecidos. O antigo me parecia normal, ao meu ver não tinha nada de errado com aquele não.

 

Para tentar "auxiliar" vocês com tudo isso, resolvi pegar um jogo que é basicamente processo e testar (Sim, Minecraft).

Notei que a medida que eu ia me movendo pelo mapa e os "bloquinhos" carregavam, o uso do disco subia para mais de 95%, e em local parado sem nada acontecendo entre 0% ~ 10%, não passando disso. Não sei se isso pode ajudar, mas talvez seja uma coisa. Eu realmente tô estranhando esse comportamento, todos os programas que usei não apontaram nenhum erro (só esse CRC aí que ainda não sumiu do HDTune).

 

E justificando minha demora, fiquei um tempinho ocupado então não tive tempo livre para ver o que estava acontecendo aqui, mas tudo já está normalizado e minhas respostas serão quase que instantâneas.  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Domingo de eleição...

 

 

 

E justificando minha demora, fiquei um tempinho ocupado então não tive tempo livre para ver o que estava acontecendo aqui, mas tudo já está normalizado e minhas respostas serão quase que instantâneas.   :D

 

Sem problemas, Fernando!

 

 

Cabelo75 troquei o meu cabo SATA por um novo que eu tinha aqui, mesma coisa: uso do HD exagerado por, até então, motivos desconhecidos. O antigo me parecia normal, ao meu ver não tinha nada de errado com aquele não.

 

Para tentar "auxiliar" vocês com tudo isso, resolvi pegar um jogo que é basicamente processo e testar (Sim, Minecraft).

Notei que a medida que eu ia me movendo pelo mapa e os "bloquinhos" carregavam, o uso do disco subia para mais de 95%, e em local parado sem nada acontecendo entre 0% ~ 10%, não passando disso. Não sei se isso pode ajudar, mas talvez seja uma coisa. Eu realmente tô estranhando esse comportamento, todos os programas que usei não apontaram nenhum erro (só esse CRC aí que ainda não sumiu do HDTune).

 

É muito esquisito o que está acontecendo...Fernando, e esse erro "CRC", está aumentando ou continua na mesma? Se os valores estiverem subindo, é sinal que há algum problema de conexão ou comunicação da placa lógica do HDD com o micro. Eu até pediria outros testes, porém, o uso de CPU e RAM do primeiro post está coerente com os programas que estão correndo em paralelo naquele momento.

 

Isso reforça a ideia de algo errado continua a acontecer em relação à conexão do componente.

 

Abraço!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Domingo de eleição...

 

 

Sem problemas, Fernando!

 

 

É muito esquisito o que está acontecendo...Fernando, e esse erro "CRC", está aumentando ou continua na mesma? Se os valores estiverem subindo, é sinal que há algum problema de conexão ou comunicação da placa lógica do HDD com o micro. Eu até pediria outros testes, porém, o uso de CPU e RAM do primeiro post está coerente com os programas que estão correndo em paralelo naquele momento.

 

Isso reforça a ideia de algo errado continua a acontecer em relação à conexão do componente.

 

Abraço!!

 

Chequei aqui algumas coisas, peguei um outro HD (de um amigo meu) e testei aqui, o mesmo problema em um HD diferente.

 

Desconfio da fonte agora, será que pode ser isso?

 

Corsair 500W

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chequei aqui algumas coisas, peguei um outro HD (de um amigo meu) e testei aqui, o mesmo problema em um HD diferente.

 

Desconfio da fonte agora, será que pode ser isso?

 

Corsair 500W

 

Então, começou a rolar algo muito estranho bem depois que eu falei isso, pensei que era só algum USB mal conectado mas não é. Um barulho MUITO irritante de USB conectado / desconectado começou a tocar do nada no PC, bem quando eu fui tentar jogar alguma coisa. O mais estranho é que esse barulho só rola quando eu estou jogando, fora isso não acontece. 

 

Vou postando o máximo de informações possíveis sempre que der, talvez isso ajude. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, estava com um problema parecido com o seu. Só que o meu começou assim com o uso de disco exageradamente alto e depois se agravou, começou a corromper arquivos importantes do windows e dar erros de inicialização sempre até um momento que eu não conseguia mais acessar o computador. E dai decidir comprar outro HD, espero que o mesmo prolema não aconteça com esse HD novo. =/

 

OBS: O HD novo ainda não chegou, chega amanhã (08-10)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Seu computador trava ?

meu disco apresenta 100% de uso normalmente quando vai atrás de uma informação(ões) , como por exemplo, executar um jogo, em que ele deve procurar todos os dados do jogo, ou quando está escrevendo  no HD, isto é, gravando uma informação. O que acontece é que, quantos mais arquivos você tem, mais o HD procura por um arquivo, e mais ele é utilizado. 

 

"aah, estou com 100% de uso mais com 0,5Mb/s'' . Sim, isso pode acontecer simplesmente porque ele está procurando uma informação e, é claro, se ainda não tem aquela informação, não indicará que ela está sendo utilizada no gerenciador de tarefas.

 

Perguntando novamente, seu computador trava ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Seu computador trava ?

meu disco apresenta 100% de uso normalmente quando vai atrás de uma informação(ões) , como por exemplo, executar um jogo, em que ele deve procurar todos os dados do jogo, ou quando está escrevendo  no HD, isto é, gravando uma informação. O que acontece é que, quantos mais arquivos você tem, mais o HD procura por um arquivo, e mais ele é utilizado. 

 

"aah, estou com 100% de uso mais com 0,5Mb/s'' . Sim, isso pode acontecer simplesmente porque ele está procurando uma informação e, é claro, se ainda não tem aquela informação, não indicará que ela está sendo utilizada no gerenciador de tarefas.

 

Perguntando novamente, seu computador trava ?

 

Só quando eu estou jogando alguma coisa, fora isso NUNCA. Vai dando umas travadas até dar um BSOD e o computador reiniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos vistos não terá sido do aquecimento...

E se ainda anda com problemas, caro @Fernando Nogueira, sugeria isto:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1087222-problemas-nos-hdus-eou-nos-sos-windows/

 

Abraços.

 

Brother, parece que você resolveu meu problema. Eu realmente não sei nem como te agradecer, depois algumas semanas procurando fixes na internet, eis que apareceu uma solução. Eu tinha feito isso antes e não tinha apresentado nenhum resultado, fiz mais uma vez e realmente funcionou. (Não a parte do Check disk, a parte do OS).

 

Mais uma vez, obrigado, bro. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só pra ficar claro, o problema era ? <br />

<br />

Pergunta concluida, selecione um resolvido (:

 

 

Rapidamente:

 

 

(2)

 

E também pra poder ganhar um joinha...

 

Valeu rapaziada!

 

Eu realmente não sei qual o problema era, só de fazer aquilo resolveu mesmo. 

Acho que o OS foi mal instalado ou algo do tipo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...