Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho baixo, peças compradas em tempos diferentes.


Posts recomendados

  Olá pessoal do Clube do Hardware! 

  Venho aqui hoje para pedir uma ajuda em relação a um problema que estou tendo no meu pc há algum tempo.
  Meu pc foi montado ao longo de alguns anos, eu fui melhorando-o até que todos os jogos que eu jogava eram rodados com gráficos full. Há algum tempo atrás, jogando um jogo leve que muitos rodam bem mesmo sem placa de vídeo, comecei a perceber umas quedas de FPS. Com o tempo eu cheguei à conclusão de que algo estava errado pois mesmo com gráficos médios (sendo que no NVIDIA Experience era recomendado tudo no Ultra) eu tinha grandes quedas de FPS e tinha uma média de 40 FPS mesmo em momentos calmos.
 Eu preciso de ajuda pois já fiz de tudo! Formatei meu PC, limpei várias vezes, chamei tecnicos para olharem, comprei peças novas, chequei todos os drivers possíveis, chequei temperaturas com vários programas... Enfim, abaixo vão as configurações do pc.
 

  • OS: Windows 7 Ultimate 64bits
  • Processor: AMD Phenom II X6 1075T 3.00 GHz
  • MB: ASUS M5A78L-M LX
  • RAM: 6GB (2 Pentes: 4/2) DDR3 
  • Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 650
  • Fonte: Seventeam PNL 550W Reais.
  • HD: Primário: Samsung SSD 840 EVO (120 GB)
           Secundário: Samsung HD602HI (500 GB)

     
  • Não sei se importa mas uso dois monitores, um da Samsung 21,5" e um antigo quadrado da Samsung 16"
     

  Tenho apenas alguns palpites sobre o que pode ser, dentre eles algum problema com as memórias RAM por serem muito antigas, algum tipo de incompatibilidade entre o processador e a placa mãe ou talvez insuficiência da fonte...
   Enfim, não faço ideia do que fazer, preciso muito de ajuda e mesmo que alguém não saiba exatamente o que pode ser, mas tenha alguma ideia do que pode ou do que não pode ser, peço que comente pois tudo é útil neste caso. Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rafa, bom dia!

 

Eu observei sua configuração e uma parada me chamou a atenção: A placamãe M5A78L-M LX e o X6 1075T. Pois bem, confirmando as suspeitas iniciais de subdimensionamento, vi que a placamãe em questão suporta CPUs de até 95W de TDP. http://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LM_LX/HelpDesk_CPU/  e o X6 tem o TDP mais alto, 125W: 

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom%20II%20X6%201075T%20-%20HDT75TFBK6DGR.html

 

O que deve ter acontecido é que ao passar do tempo, os módulos reguladores de tensão (VRM) da placamãe, sempre exigidos acima de suas especificações, podem ter tido um desgaste excessivo e já não conseguem mais suprir a CPU corretamente, ou o VRM reduz a frequência do X6 para amenizar a temperatura para não "abrir o bico" de vez. Quando for jogar um jogo, Rafa, observe por algum monitor de desempenho a performance do processador. Verá que quando rolar as tais "travadas", é consequência da queda repentina da frequência do processador, onde o VRM se vê "obrigado" a intervir e reduzir a tensão da CPU para não superaquecer.

 

O CPU-Z é bem simples e será eficiente para monitorar este caso, Rafa: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta usar só o monitor de 21 e vê se melhora. Dois monitores prejudica o desempenho<br />

<br />

Então cara, eu achava isso, mas lembrando agora eu vejo que o problema ja havia começado antes de eu instalá-lo = /

 

Fala Rafa, bom dia!

 

Eu observei sua configuração e uma parada me chamou a atenção: A placamãe M5A78L-M LX e o X6 1075T. Pois bem, confirmando as suspeitas iniciais de subdimensionamento, vi que a placamãe em questão suporta CPUs de até 95W de TDP. http://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LM_LX/HelpDesk_CPU/  e o X6 tem o TDP mais alto, 125W: 

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom%20II%20X6%201075T%20-%20HDT75TFBK6DGR.html

 

O que deve ter acontecido é que ao passar do tempo, os módulos reguladores de tensão (VRM) da placamãe, sempre exigidos acima de suas especificações, podem ter tido um desgaste excessivo e já não conseguem mais suprir a CPU corretamente, ou o VRM reduz a frequência do X6 para amenizar a temperatura para não "abrir o bico" de vez. Quando for jogar um jogo, Rafa, observe por algum monitor de desempenho a performance do processador. Verá que quando rolar as tais "travadas", é consequência da queda repentina da frequência do processador, onde o VRM se vê "obrigado" a intervir e reduzir a tensão da CPU para não superaquecer.

 

O CPU-Z é bem simples e será eficiente para monitorar este caso, Rafa: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

 

Abraço!!

Cara, achei muito interessante sua resposta, realmente nunca imaginei algo assim. Então quer dizer que minhas RAM não me prejudicam e nem falta de potencia na fonte, mas apenas falta de capacidade da minha placa mãe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

Pois é Rafa, desconfiei logo da placamãe por causa do chipset dela, mais comum em placas low-profile, logo confirmado na lista de CPUs compatíveis da placa no site da Asus. Para processadores mais robustos como o seu, o normal é adotar chipset 880, 970 ou superior, com mais fases nos reguladores de tensão para suprir a demanda sem apertos. Provavelmente esse setor em sua placa costuma a ficar extremamente quente pela sobrecarga (não é comum placas terem sensor de temperatura no VRM, por isso que aparentemente tudo está normal, o que não corresponde à realidade...).

 

O lance da memória, se fosse defeito nos módulos, os sintomas seriam artefatos na tela (o que levaria a pensar que fosse VGA), ou desempenho dos jogos fossem prejudicados desde o início (nesse caso, testaria os módulos em separado).

 

Agora, a fonte não é mesmo porque seu sistema tem o consumo máximo de 260W (colocando mais DVD-ROM, caixas de som USB e 3 fans 12cm) e a 7T fornece pelo menos 380W nas linhas de 12V. Se é que entre a tomada, há algum estabilizador, módulo isolador ou mesmo um no-break mal dimensionado que pode atrapalhar o desempenho da 7T. Rafa, se tiver um destes três equipamentos ligados ao micro, experimente usar o micro diretamente na tomada, lembrando em sempre checar o seletor de tensão da fonte antes.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!