Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo pôr mais fans?


Posts recomendados

Olá, amigos :).

 

Tenho meu PC faz mais de um ano, e gostaria de pedir ajuda quanto às temperaturas dele.

1. hoje verifiquei novamente a temperatura dos componentes e gostaria de saber se preciso me preocupar. Testei-as no que considero ser idle (apenas Firefox e Steam abertos, ou seja, sem nada considerável rodando). Dispus abaixo a imagem dos resultados.

Lembro-me que, com 1 semana de uso, após jogar BF3 por algum tempo, a temperatura da GPU foi para 90 ºC e fiquei abismado, mas isso não ocorreu mais (a atenciosa ZOTAC me respondeu apenas: "Não se preocupe, ela suporta até 99 ºC" [com um inglês bem porco]).

 

post-738629-0-31135700-1411806343_thumb.

 

A configuração dele é:

AMD Phenom II X6 1100T (com cooler padrão)

Asus M4A89GTD PRO/USB3

ZOTAC GTX 560 Ti

8 GB Corsair Dominator

Antec NeoECO 520C

Gabinete: HAF 912

 

2. no HAF 912 em si vêm 1 fan 120 mm frontal e 1 fan 120 mm traseira.

Deveria colocar mais ventoinhas nele? Há espaço para mais uma 120 mm frontal, 2x120 ou 1x200 superior(es), e uma 120/140 lateral.

Achei estranho que, no design deste gabinete, a GPU fique muito próximo à fonte (com esta mobo).

 

3. caso a resposta da 2 seja afirmativa, a minha fonte suportaria sem problemas?

 

4. com todo este tempo de uso, já é hora (ou passou?) de trocar a pasta térmica, certo? Para essa config, qual seria a melhor opção? Ouço falar muito das Arctic Silver mas, qual modelo exatamente?

 

Além das opções dadas, há alguma sugestão?

 

Muito obrigado :D.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua fonte deve atender sem problemas a sua configuração.

 

Eu tenho um EVGA GTX 560.

Em teste de stress pelo Furmark a temperatura pode chegar a 80C mas em jogos que pude testar as temperaturas ficam em uns 70C.

 

O meu gabinete é 300R que permite duas fans de 120/140 no painel lateral.

No meu caso eu não vi melhorias significativas com essas fans adicionais, sejam na média ou rotação máxima.

 

No entanto eu vi temperaturas mais baixas ativando o controle de rotação automático do EVGA Precision X.

Se quiser, você pode fazer isso clicando no botão Fan Curve e ativar a opão de controle automático.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o cooler box estivesse mesmo mal encaixado não creio que você teria conseguido rodar o BF3.

 

Pela imagem as temperaturas dos núcleos os quais deveriam ser levadas em consideração estão em 0C.

Eu pessoalmente não sei dizer se essa temperatura do processador é confiável.

 

Qual é a temperatura da CPU na bios? 

Eu imagino que ela vá ser menor do que a temperatura de 64C da imagem.

 

Veja na bios se existe a opção Core Unlocker.

Deixe como desativada e veja como o utilitário apresenta as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a temperatura da CPU na bios? 

 
Veja na bios se existe a opção Core Unlocker.
Deixe como desativada e veja como o utilitário apresenta as temperaturas.

Tinha a opção Asus Core Unlocker, sim, e estava ativada.

De qualquer forma, a temperatura na BIOS foi de 49~54 ºC para a CPU.

 

 

Seria interessante um fan na parte superior retirando o ar quente e um na parte de baixo injetando ar frio. Colocar muitos fans pode até piorar, o melhor é reposicioná-los. No Clube do Hardware tem teste comparativo com diversas pastas.

Na parte inferior fica a entrada de ar da fonte (que fica embaixo). Pensei em pôr na lateral e em cima retirando o ar e mais uma na frente injetando. É uma má ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temperatura em idle está mesmo acima do esperado.

O X6 1100T tem o limite de temperatura de 62C para os cores.

 

Eu pessoalmente acho interessante checar as temperaturas usando o Core Temp e o AMD Overdrive.

Se quiser você pode baixá-los aqui e aqui.

 

No caso do Overdrive ao invés da temperatura da CPU ele mostra o Thermal Margin que é quantos graus faltam para atingir o limite recomendado.

 

Se os utilitários estiverem mostrando temperaturas zeradas, veja se não resolve desabilitando a opção Core Unlocker da bios.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus, estava apenas com Firefox aberto e a temperatura dos 6 cores estava a 70 ºC, segundo o AMD OverDrive, recomendado pelo @EdsonSM.

Que vocês sugerem? Arrancar esse processador e mobo e queimá-los (não está longe de acontecer por conta própria) ou substituir o cooler? Se esta opção, qual modelo e marca recomendariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O thermal margin do Overdrive (...) mostra quantos graus faltam para atingir o limite suportado pela CPU.
 
Qual é a temperatura pelo Core Temp?
Faça um teste também com o Core Unlocker desativado e veja como ficam as temperaturas.

awww, verdade... eu li que você falou lá em cima, mas pensei que fosse o oposto (no Core Temp). Menos mal hahaha.

Assim que puder testarei, pois no Core Temp ficou "CPU #0: 0 ºC (?)".

Desativar o Core Unlocker deixará apenas 1 ou 2 núcleos ativados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não conheço detalhes sobre as placas AMD.

 

Pelo que entendi, o Core Unlocker liberaria os cores extras de um processador.

Se quiser leia detalhes aqui.

 

O que eu sei é que com essa opção ativada os programas de monitoramento acabam não mostrando as temperaturas dos cores.

Seria interessante pelo menos desativá-la para checar as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!