Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso Sugestões de como criar dispositivo que gire em 2 eixos, angulação passada via USB


PkD

Posts recomendados

Olá Pessoal,

 

Bem resumidamente o que quero fazer é quase como uma câmera de segurança, daquelas que ficam presas em locais altos e giram no seu próprio eixo controlados por um computador.

 

Gostaria de saber o que preciso (além das câmeras é claro), acho que seria algo como um PIC para receber a rotação via software e atuar no(s) motor(es) de rotação. O que vocês acham ?

 

Mexi com PICs, protoboards e etc na graduação, mas já faz um tempinho, então se puderem me indicar modelos de PICs atuais e que tipos de motores seriam capazes de agir como atuadores nessa caso seria de grande ajuda pra mim.

 

Valeu !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria usar motor de passo. É mais fácil de controlar a posição do mesmo do que motor CC comum.

 

Eu recomendaria um sistema composto  por PIC ou AVR + móduo RF 2.4Ghz. Não sai caro. Só.

 

O objetivo não seria apenas girar a câmera em dois eixos? Você não precisa desse controle no PC. Pode apenas fazer um controle remoto externo. Sai mais simples.

 

Agora, se realmente quer colocar no PC e deseja ir de PIC, pode usar o 18F2550 ou o 18F4550 que possuem módulo USB nativo. Dessa forma, derrubo a ideia do colega @circuit logo acima. Não recomendo usar saída serial para falar com o PIC através do PC. Hoje, os notebooks nem possuem mais isso. Imagina um tablet?

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, obrigado pelas respostas!

Estou estudando cada uma delas e assim que puder dou feedback pra vocês.

 

A sua ideia Isadora Ferraz é boa e me pouparia trabalho mas não vai dar certo porque tem que ser 2 câmeras presas ao mesmo suporte e rotacionando juntas. E se forem usadas duas câmeras pan tilt na hora de olhar para o lado uma iria obstruir a visão da outra.

 

Para ficar mais claro, o que estou fazendo é isso:

(mas neste vídeo as câmeras giram nos 3 eixos). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostei do vídeo!

Até pensei em algo com os 3 eixos e mais alguns relês para impressora 3D.

Vai girar só para as laterais?

Já montei com arduino ATmega328 para 2 motores de passo, mas vou aguardar mais informações como:

Distância entre controlador e câmeras.

Se pode trabalhar com AVRs e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para simplificar pensei em permitir a rotação só para as laterais e para cima e baixo (2 eixos como falei no título), mas andei estudando o motor de passos e é bem simples então acho que vou fazer para os 3 eixos, ou seja, rotação livre como no vídeo. Na verdade isso vai depender da "armação" ou suporte (onde as câmeras estarão presas) e é isso que vou tentar bolar nos próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhh tá. você está em outro nível já. Se já tem o óculos, ajuda e muito.

Se for com motor de passo, dê uma olhada no ULN2003 e seus irmãos menores e maiores.

O mais difícil desse projeto, na minha opinião, é a montagem física/mecânica da coisa.

E agora que entendi de onde o USB vem. Mas aqui, o óculos vai no PC e do PC você vai pegar os ângulos de giro? Ou o controlar vai direto nos oculos?

você chegou a ver algum material de como é a comunicação com esse oculos? Isso tem impacto direto no projeto.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahahahahhahaha! É, devia ter explicado melhor desdo inicio, não quis fazer um texto longo e chato de ler.

 

Mas é isso que você falou, o óculos vai no PC e do PC vou pegar os ângulos de giro. A princípio será tudo local, mais tarde se der tempo (e for aprovado, já que essa é minha proposta para dissertação) faço algo remoto de forma que isso vire uma ferramenta de telepresença, para tentar incorporar via skype ou algo assim.  ;) 

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...