Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre a configuração do Mouse para jogo !


Posts recomendados

Primeiro de tudo, não há nenhuma relação entre precisão e DPI.

 

Inclusive o rastreio de mouses tende a piorar em vários casos conforme a DPI aumenta, como você pode ver quando esse mouse é usado em 4000 DPIs e aparece umas "tremidas" que chamamos de jitter:

 

5cv3d.jpg

 

Inclusive em vários mouses se faz o uso de uma técnica chamada "Interpolação" para que DPIs altas sejam alcançadas, que funciona da mesma forma que o Zoom Digital em câmeras e é nocivo ao rastreio do mouse. Existem inúmeros exemplos de mouses com interpolação, um deles é o Zalman M300, que possui um sensor com DPI máxima de 1350, esta que é interpolada para 2500:

http://www.kabum.com.br/produto/29513/zalman-mouse-optico-gaming-usb-zm-m300-preto

 

E tem vários outros também, Ozone Xenon, A4Tech Bloody R8A, Mionix Naos 3200, praticamente todos os mouses da Dragon War e da Xtrike, os mouses gamer antigos da A4Tech...

 

Enfim, a dica é a seguinte:

 

- Use a DPI que VOCÊ achar mais confortável.

 

E isso sem fazer ajuste de sensibilidade no Windows (a sensibilidade deve sempre estar em 6/11 para ser mais fiel o possível ao movimento do mouse) e com a opção de "aprimorar a precisão do cursor" desativada.

 

Se você preferir 800 com estas configurações, beleza. Se você preferir 1000, beleza. Se você preferir 1200, beleza.

 

Mas não compre um mouse que tenha e tente usar "12.400 DPIs" achando que vai ter mais precisão por causa disso. O que realmente importa não é a DPI e sim o SENSOR do mouse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo, não há nenhuma relação entre precisão e DPI.

 

Inclusive o rastreio de mouses tende a piorar em vários casos conforme a DPI aumenta, como você pode ver quando esse mouse é usado em 4000 DPIs e aparece umas "tremidas" que chamamos de jitter:

 

5cv3d.jpg

 

Inclusive em vários mouses se faz o uso de uma técnica chamada "Interpolação" para que DPIs altas sejam alcançadas, que funciona da mesma forma que o Zoom Digital em câmeras e é nocivo ao rastreio do mouse. Existem inúmeros exemplos de mouses com interpolação, um deles é o Zalman M300, que possui um sensor com DPI máxima de 1350, esta que é interpolada para 2500:

http://www.kabum.com.br/produto/29513/zalman-mouse-optico-gaming-usb-zm-m300-preto

 

E tem vários outros também, Ozone Xenon, A4Tech Bloody R8A, Mionix Naos 3200, praticamente todos os mouses da Dragon War e da Xtrike, os mouses gamer antigos da A4Tech...

 

Enfim, a dica é a seguinte:

 

- Use a DPI que VOCÊ achar mais confortável.

 

E isso sem fazer ajuste de sensibilidade no Windows (a sensibilidade deve sempre estar em 6/11 para ser mais fiel o possível ao movimento do mouse) e com a opção de "aprimorar a precisão do cursor" desativada.

 

Se você preferir 800 com estas configurações, beleza. Se você preferir 1000, beleza. Se você preferir 1200, beleza.

 

Mas não compre um mouse que tenha e tente usar "12.400 DPIs" achando que vai ter mais precisão por causa disso. O que realmente importa não é a DPI e sim o SENSOR do mouse.

 

valeu cara, tirou minha dúvida, só me responde mais uma coisa !

Está sensitive 6/11 é como, pode enviar uma print ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu cara, tirou minha dúvida, só me responde mais uma coisa !

Está sensitive 6/11 é como, pode enviar uma print ?

 

Desta forma:

 

mtBu1v.png

 

Se bem que tenho que lhe avisar que muitos jogos atuais utilizam RawInput para receber os movimentos do seu mouse diretamente (o que impede também de usar programas como o X Mouse Button Control para usar macros) e portanto estas configurações do Windows não fazem diferenças nestes jogos (ex: Battlefield BC2, 3, 4, Hardline, CS:GO e vários outros), visto que eles já captam de forma correta o movimento do seu mouse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desta forma:

 

mtBu1v.png

 

Se bem que tenho que lhe avisar que muitos jogos atuais utilizam RawInput para receber os movimentos do seu mouse diretamente (o que impede também de usar programas como o X Mouse Button Control para usar macros) e portanto estas configurações do Windows não fazem diferenças nestes jogos (ex: Battlefield BC2, 3, 4, Hardline, CS:GO e vários outros), visto que eles já captam de forma correta o movimento do seu mouse.

 

Mais uma vez obrigado cara, sabe o que percebi é melhor investir numa internet do que em hardwares ... 

k'

 

Jogar com Ping alto é ruim pakas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galerinha, comprei um mouse aqui para jogar ele tem ajuste até 1600 dpi.

Pelo que eu vi quanto maior Dpi, maior é a velocidade.

Como deixo o mouse bem configurado pa ra jogar, deixo com a dpi mais alta ? 

e mais recomendável usar dpi baixa q eu acho q da mais precisao mas se você prefere dpi alta use

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e mais recomendável usar dpi baixa q eu acho q da mais precisao mas se você prefere dpi alta use

 

Não há relação entre precisão e DPI. O correto é usar o mais confortável. Se você preferir 400, ok. Se você preferir 800, ok. Se você preferir 1600, ok. Se você preferir 2000, ok. Se você preferir 3200, ok.

 

Apenas não se force a utilizar um valor absurdamente alto/baixo através de truques mirabolantes diminuindo a taxa de atualização, aumentando/diminuindo a sensibilidade no Windows ou nas configurações do software do mouse, visto que estas práticas são nocivas ao rastreio do mouse. E também, caso houver interpolação no sensor do seu mouse, procure saber as DPIs nativas dele e use estas.

 

Mas no final das contas, use a DPI o que lhe for mais confortável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há relação entre precisão e DPI. O correto é usar o mais confortável. Se você preferir 400, ok. Se você preferir 800, ok. Se você preferir 1600, ok. Se você preferir 2000, ok. Se você preferir 3200, ok.

 

Apenas não se force a utilizar um valor absurdamente alto/baixo através de truques mirabolantes diminuindo a taxa de atualização, aumentando/diminuindo a sensibilidade no Windows ou nas configurações do software do mouse, visto que estas práticas são nocivas ao rastreio do mouse. E também, caso houver interpolação no sensor do seu mouse, procure saber as DPIs nativas dele e use estas.

 

Mas no final das contas, use a DPI o que lhe for mais confortável.

Uma última dúvida cara, queria instalar aqui o mouse fix, só que não sei se configuro como 100%, 125%,150% ou 200%, lembrando que a dpi do mouse está configurada como 1600 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Queria reforçar minhas dúvidas, aproveitando o tópico.

 

Entendo que quanto mais DPIs, sim, teoricamente melhor a "definição" da leitura do mouse dos seus movimentos físicos. Maior DPI significa que o leitor "enxerga" pontos menores, ou seja, você tem melhores leituras com movimentos suaves.

 

Porém, apesar da teoria, percebo que os jogadores não usam o máximo da resolução do seu mouse. E ainda por cima usam resoluções bem mais baixas que a máxima. Assim, fiquei na dúvida exatamente por que disso, se existe explicação numérica pra isso ou se é apenas gosto pessoal.

 

Se você adquire um mouse com resolução de 3000 DPI (vamos imaginar que real, sem interpolação), por que usar metade desse recurso?

 

Obviamente há a questão do arrasto do ponteiro/movimento que será maior com maior resolução (o mouse "enxerga" mais pontos passando por seu leitor, assim, realiza mais movimento). Nesse caso, como também uso o mouse no Windows, preciso baixar a velocidade do arrasto no painel (Propriedades do Mouse).

 

Estou testando um Logitech G302 e me surgiram essas dúvidas. Em princípio para jogos de ação de movimento médio/rápido.

 

Sabem explicar as teorias atrás desses ajustes?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...