Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitorando o SpeedStep no P8400


Posts recomendados

Bom dia.

 

Possuo um Thinkpad X200 com processador P8400 e tenho enfrentado alguns problemas com o SpeedStep ou FSB.

 

 

O meu problema:

 

Quando trabalhava com o computador com várias abas abertas no Firefox (é comum eu ter mais de 50 abas abertas), cerca de 3 estâncias do LibreOffice (1 arquivo grande no Writer e 2 no Calc), 1 arquivo do Inkscape e mais algumas coisinhas ou outras também (Sim me esforço para não aderir à pirataria. Dá raiva às vezes, mas "Sou pobre, porém honesto."  <_<  ), de vez em quando, meu computador ficava irritantemente lento e chegando a travar o mouse por alguns instantes e depois voltava de uma vez.

 

Ah! Meu S.O. é Windows 7 Pro 64bits.

 

Comecei a suspeitar, então, do Firefox ou LibreOffice, mas logo vi que esses programas não eram a causa desse problema. Foi aí que passei a monitorar minha maquininha com o Monitor de Recursos ou na aba "Descrição Geral" ou "CPU".

 

Fazendo isso passei a notar que a frequência da CPU caia muito ficando abaixo dos 10%. Passei, então, a monitorar a frequência com o "CPU-Z". Fazendo isso consegui ver que nesse instante que minha máquina ficava lerda, baixava o multiplicador para 1.0X ou 1.5X e só melhorava quando voltava para 6.0X ou 9.0X e isso sempre ocorria quando precisava exigir mais da CPU. Com uso mínimo nunca acontecia.

 

Tentei desativar o SpeedStep na minha BIOS, mas aí o processador passava a trabalhar fixo em 1596Mhz (pelo menos a máquina não ficava congelada, mas também me atrapalhava). Tentei também alterar as configurações de desempenho no "Power Manager" da Lenovo e desconfiando dele (por que sempre deixava a "Velocidade Máxima da CPU" em "Mais alto" e a frequência insistia em oscilar), passei a fazer isso pelo próprio configurador de energia do Windows e melhorou, aparentemente.

 

Pesquisando um pouco, achei o "ThrottleStop 6.00" que me permite testar todos os estados padronizados da CPU. Depois de ter utilizado esse programa minha CPU estabilizou e passou a responder melhor (digo "melhor", por que ainda não ficou bom como deveria) às configurações do Power Manager da Lenovo, claro, com o botão "Turn OFF" ativado para deixar o controle na mão do Windows. -_-^_^

 

Tenho sanado meu problema assim. Infelizmente, tenho de ficar monitorando sempre a velocidade da CPU com o "Monitor de Recursos" e o "ThrottleStop" ao mesmo tempo. Ainda bem que uso um monitor largo :cool: .

 

Detalhe: Monitorando também a temperatura dos dois núcleos da CPU, a temperatura está sempre norma.

 

"post-385924-0-13352600-1411567733_thumb."

(Achei o máximo essa facilidade de se colocar uma imagem no post!!)

 

Se alguém tiver alguma dica ou passar pelo mesmo, pode escrever aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardospimentel, quanto de memória tem o seu notebook? Com 50 abas abertas no Firefox + outros programas abertos, não me parece difícil utilizar 4 GB de memória RAM. Além disso, todos os processos consomem um pouco de poder de processamento, e sendo o Core 2 Duo um dual core sem HT, poderia ser também que o processador as vezes ficava saturado de instruções a executar e por isso ocorria o travamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @caiokn

 

Meu computador está com 4GiB RAM, mas estou sempre monitorando isso também.

 

Eu disse "é comum eu ter mais de 50 abas abertas", mas já deixei até mais que isso, mas sempre quando exagero, dou uma olhada no Gerenciador de Tarefas para ver o quanto estou utilizando. Caso eu esteja à beira dos 3GiB, dou uma renovada e fecho ou salvo nos favoritos (ou com um recurso do Firefox).

 

Nesse instante abri:

 

  • 60 abas no Firefox;
  • 10 abas no Chrome;
  • 1 texto de 20 páginas com muitas imagens *.png no LibreOffice Writer;
  • 2 planilhas com OpenOffice Calc;
  • 1 arquivo cheio de imagens vetoriais no Inkscape;
  • 1 instância do Paint com a foto do meu print screen;
  • 1 arquivo em *.pdf no Acrobat Reader;
  • 1 arquivo em *.pdf no Foxit Reader.

 

Sem contar ainda o CPUID HWMonitor e o ThrotteStop com o Monitor de Recursos abertos.

 

 

Fazendo tudo isso para testes e ainda escrevendo esta resposta aqui.

 

Aqui tirei um PrtScn da tela nesse momento e com o Monitor de Recursos na aba Memória:

"post-385924-0-72248200-1411736366_thumb."

 

 

Aqui tirei um PrtScn da tela com o Monitor de Recursos na aba Descrição Geral:

"post-385924-0-94269200-1411736397_thumb."

 

 

Veja que fazendo tudo isso e com o ThrotteStop travando o clock e o multiplicador no processador, tudo trabalha bem, mas se desativo o ThrottleStop, reinicio e deixo o comando na mão do Windows, a máquina já sofre e se eu passar a exigir mais processamento (com tudo isso aberto), o clock cai e a frequência do FSB cai de 266Mhz para 133Mhz, ficando uma caca.

 

Para incrementar mais ainda, rodei no Firefox um vídeo em 1080p com HTML5 consideravelmente bem (não sei, preciso rodar o mesmo vídeo com a máquina um pouco mais livre para ver se rodaria melhor). Fiz o mesmo teste no Chrome e já não foi tão bem. O processador ficou o tempo todo ocupado e sem fluidez alguma.

 

Tentei forçar um travamento agora, mas não consegui. Depois que abro o ThrottleStop parece que ele corrige o problema com o SpeedStep. Mais tarde faço um teste sem abrir aquele programa para forçar o travamento e tirar uma foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava chrome na máquina do trampo (um core2duo e7500), máquina inteira ficava lenta. Depois que desinstalei o chrome e fiquei usando apenas firefox ou ie o desempenho da máquina melhorou muito.

 

E uma dica sobre as máquinas compradas de fabricantes como lenovo, hp, dell, samsung, etc. Jamais use o plano de energia sugerido por eles a máquina fica lenta demais.... compensa muito mais formatar o PC e fazer uma instalação limpa só para retirar "os programas otimizadores dos fabricantes" e você verá a máquina triplicar de desempenho em alguns casos.   <-- foi o que fiz com alguns computadores do meu trampo (sou do TI), os funcionários acharam que eu tinha comprado uma máquina 0 bala :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, boa ideia.

 

Gosto desse iconezinho indicador de bateria da Lenovo, mas vendo a essa pequena incongruência no funcionamento do Power Manager, vou desinstalar e ver se esse problema com o SpeedStep para de vez.

 

Se bem que acho que o ThrotteStop deva ter dado alguma espécie de tapinha nesse BUG e minha máquina está indo bem agora. O único inconveniente é eu ter de ficar monitorando o rendimento da CPU, mas vou fazer isso só até ganhar confiança novamente no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...