Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Led [Gabinete]


Posts recomendados

Meus queridos, em primeiro lugar eu gostaria de agradecê-los, pois o fórum do CdH já me tirou de muitas enrrascadas. Por isso, desde já agradeço.

@tópico

Bom, eu agora botei na cabeça que quero colocar uns leds dentro do meu gabinete, mas estudando sobre o assunto vi que não é tão fácil assim, por isso estou com algumas dúvidas, gostaria, se possível, que fossem sanadas:

1) Observem esse circuito, é o que eu pretendo fazer. Um circuito em série ligado no fio da minha fonte de 12V.

S_rie.jpg

 

1.1) Algumas observações:

1.1.1) Apesar de haver três leds de cores diferentes, o plano original é com leds vermelhas; coloquei no circuito leds diferentes para mostrar o que eu quero saber de verdade no próximo circuito.

 

1.1.2) Com relação a esse circuito, o cálculo está correto? Para um circuito com LEDs em série, a resistência tem que ser calculada assim mesmo?

 

 

2) Esse circuito agora que é a minha dúvida, o circuito em paralelo:

Paralelo.jpg

2.1) Ás perguntas:

2.1.1) Como, em circuitos paralelos, eu faço o cálculo da resistência de cada resistor a ser usado quando os leds são de cores (voltagens) diferentes?

 

2.1.2) A minha dúvida é com relação, principalmente, a leds de cores diferentes; pois como já deixei claro, vou fazer de uma cor só. Isso se resume não somente em uma curiosidade, mas se algum dia eu precisar fazer, já sei como é.

 

3) Algumas outras perguntas:

 

3.1) Vejo que além do cálculo da resistência, o pessoal depois mutiplica a diferença de tensão pela corrente, dando assim a potência (acho que é isso), pois é necessária para comprar o resistor. Como eu peço na verdade um resistor, exemplo:

Quero um resistor de "tantos" ohms e potência 1/8w (assim que eu vi o pessoal falando)?

3.2) Também vi em tutoriais, o pessoal falando em resistor de 1k, o que é isso?




Desde já agradecido pessoal!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meus queridos, em primeiro lugar eu gostaria de agradecê-los, pois o fórum do CdH já me tirou de muitas enrrascadas. Por isso, desde já agradeço.

@tópico

Bom, eu agora botei na cabeça que quero colocar uns leds dentro do meu gabinete, mas estudando sobre o assunto vi que não é tão fácil assim, por isso estou com algumas dúvidas, gostaria, se possível, que fossem sanadas:

1) Observem esse circuito, é o que eu pretendo fazer. Um circuito em série ligado no fio da minha fonte de 12V.

S_rie.jpg

 

1.1) Algumas observações:

1.1.1) Apesar de haver três leds de cores diferentes, o plano original é com leds vermelhas; coloquei no circuito leds diferentes para mostrar o que eu quero saber de verdade no próximo circuito.

 

1.1.2) Com relação a esse circuito, o cálculo está correto? Para um circuito com LEDs em série, a resistência tem que ser calculada assim mesmo?

Resposta: Sim, está correto, o valor do resistor é calculado dividindo-se a diferença de potencial Vfonte - Vleds dividido pelos típicos 0,020 Amperes ou 20 mili Amperes..

 

 

2) Esse circuito agora que é a minha dúvida, o circuito em paralelo:

Paralelo.jpg

2.1) Ás perguntas:

2.1.1) Como, em circuitos paralelos, eu faço o cálculo da resistência de cada resistor a ser usado quando os leds são de cores (voltagens) diferentes?

Resposta: Mesma fórmula, Vfonte - Vled dividido por 20 mA..  No caso irá resultar em 3 diferentes valores de resistor, um para cada cor, pela diferença dos valores de tensão de cada led..

 

2.1.2) A minha dúvida é com relação, principalmente, a leds de cores diferentes; pois como já deixei claro, vou fazer de uma cor só. Isso se resume não somente em uma curiosidade, mas se algum dia eu precisar fazer, já sei como é.

 

3) Algumas outras perguntas:

 

3.1) Vejo que além do cálculo da resistência, o pessoal depois mutiplica a diferença de tensão pela corrente, dando assim a potência (acho que é isso), pois é necessária para comprar o resistor. Como eu peço na verdade um resistor, exemplo:

Resposta: Tres diferentes modos de calcular a potência no resistor. Potência no resistor =

- Tensão sobre ele ao quadrado dividida pelo valor do resistor

- Corrente no resistor ao quadrado multiplicados pelo valor do resistor

- Tensão sobre o resistor multiplicada pela corrente pelo resistor..

Quero um resistor de "tantos" ohms e potência 1/8w (assim que eu vi o pessoal falando)?

3.2) Também vi em tutoriais, o pessoal falando em resistor de 1k, o que é isso?

Resposta: Isso dai nada tem a ver com a eletrônica em si..  São múltiplos e sub múltiplos o k é de 1000 vezes, assim como em kilo grama em kilo metros etc..

Resistor de 1k é uma abreviatura de resistor de 1.000 Ohms

Desde já agradecido pessoal!

Qualquer dúvida poste ai..

Podes usar de uma calculadora também, para calcular o valor do resistor. A Internet mostra várias, co opor exemplo essa dai:  http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR

 

Múltiplos e submúltiplos:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3.2) Também vi em tutoriais, o pessoal falando em resistor de 1k, o que é isso?

 vou tentar  ajudar  em poucas palavras pois  são muitas perguntas  1k  é   referente  a unidade de medida conhecida Ohmes  esta unidade  se refere  a resistência que  um condutor oferece a corrente elétrica  então   1k  tem 1000 mil Ohmes  de resistência  ok  vai  estudando   com calma   você pega  na net   tem muita coisa 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller e Circuit, MUITO OBRIGADO! Em primeiro lugar.

 

Abusando da bondade de vocês, será que vocês poderiam me tirar outras dúvidas (que eu gosto de fazer tudo direitinho)? Desde já agradecido.

Vamos lá:

 

1) Minha pergunta de como eu faria os cálculos em paralelo é por que eu li que quando é em série, as voltagens se somam e a corrente continua a mesma, diferente de em paralelo, que a tensão é uma só e as correntes se somam. Pensei que na fórmula, alguma coisa mudava. Segundo o que disse, de acordo com a figura, o cálculo do primeiro led (Led(A)), ficaria assim:

R = 12 - 1,7 = 515 Ohms

         0,02

 

Correto?

 

2) Observando a figura abaixo:

S_rie_e_Paralelo.jpg

As ligações, na prática, estão ligadas da forma correta?

Na ligação em série, tanto o positivo como negativo do Led são ligados no mesmo fio; e na ligação em paralelo, o positivo liga no positivo e o negativo fica no negativo?

 

3) Resistor e Diodo (caso eu precise ligar na rede 220v), precisam ser ligados antes ou depois dos LEDs? Ou isso não importa; podendo ser antes ou depois?

 

4) Entendi perfeitamente como se faz o cálculo quando as correntes são iguais, mas como fazer os cálculos dos resistores dos LEDs quando os LEDs tem correntes diferentes? Tanto em série como em paralelo. Vai jogando cada corrente em cada fórmula ou usa a corrente maior para todas as fórmulas?


Mais uma vez eu sou completamente grato a ajuda que vocês estão me dando. Depois de ver uns vídeos, eu estou pensando em fazer uma associação mista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Na ligação em série, tanto o positivo como negativo do Led são ligados no mesmo fio;" = NÃO. voce deve ligar 'positivo' (ANODO) de um no 'negativo' (CATODO) do outro. Como no seu 1º desenho. Leds em série são + recomendados = mesma corrente. E nunca use led verde!!    (ai.. ai... fraquinha essa. rs)

Para ligar (em série) em 220 (sugiro evitar) voce pode usar ponte de diodos e um capacitor e resistor em série.

rede->capacitor->resistor->ponte->leds ----> choque!!

O cálculo do capacitor é 1 pouco médio mais complexo. Não sei se é o seu momento

 

Ah sim... associação mista é a que é usada em lâmpadas de led. p.ex. 10 paralelos de 15 leds em série e uma fonte de corrente constante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus queridos, mais uma vez agradecido. Então, na prática, o circuito ficaria assim?

S_rie_e_Paralelo_JPG.jpg


Obrigado mais uma vez.

 

 

Editado:

 

Pessoal, no caso dessa figura (2);

Amperagem.jpg

 

Eu sei que nessa situação, para descobrir a resistência do resistor, no caso das voltagens, a gente soma e divide pela corrente; MAS, se as amperagens (correntes) forem diferentes? Exemplo: o LED A possui uma corrente de 15mA e o LED B, 20mA, como é feito o cálculo do resistor quando as correntes forem diferentes?


DESDE JÁ AGRADECIDO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sinto que  você  esta  indo alem isso  é  bom !   quer dizer  que  esta  na hora de aprender  associação  de resistores  em serie e paralelo  procure  na net    que ira  achar

aqui  vai um pequeno exemplo  que   ajudei um membro  outro dia com circuito misto so pra ajudar a  entender  os nó

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1083630-circuito-misto/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Eu sei que nessa situação, para descobrir a resistência do resistor, no caso das voltagens, a gente soma e divide pela corrente; MAS, se as amperagens (correntes) forem diferentes? Exemplo: o LED A possui uma corrente de 15mA e o LED B, 20mA, como é feito o cálculo do resistor quando as correntes forem diferentes?

DESDE JÁ AGRADECIDO!

Sempre a exata mesma formula:

R = (Vcc - soma das tensões dos leds)/corrente desejada

Não tem nenhum segredo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, mais uma vez obrigado pelas explicações, e me perdoem a minha burrice pois eu ainda fiquei com dúvida com relação a isso; mas vou tentar explicar de uma forma melhor a minha dúvida:

Mais uma vez no mesmo circuito:

 

http://postimg.org/image/s4fh9qz4d/

 

O que eu quis dizer foi que o LED A e o LED B tem correntes diferentes, isto é, o LED A são 15mA e o LED B são 20mA. Qual corrente eu coloco na fórmula para achar a resistência? Tipo, sendo o LED A e LED B diferentes, em propriedades e cores:

LED A (Vermelho) = 1,7V e 15mA
LED B (Azul) = 2,8V e 20mA

Fonte = 12V

 

Para achar a resistência do R1, a dúvida é na fórmula:

R = 12V - 4,5V (2,8 + 1,7)

           ???    >>>>>>>   Minha dúvida permanece aqui visto que os dois tem correntes diferentes. No caso, nessa situação:

 

1) Leva-se em conta a maior corrente? Isto é, 20mA, na fórmula para o cálculo da resistência?

 

2) Faz-se uma média aritmética das duas amperagens? 15 + 20 / 2 = 17,5, e usa-se o 17,5A na fórmula para achar a resistência?

 

3) Soma-se as duas correntes? 15 + 20 = 35A. (Impossível né? Visto que as correntes são as mesmas)

 

4) Ou não existe essa possibilidade dos LEDs, como na figura, estarem em uma associação mista com amperagens diferentes?

 

 

Observação:

 

Pergunto isso pois pelo que li, quando se compra um LED, existe a especificação dele; então quero saber o que eu faço se precisar usar LEDS nesse tipo de associação, mas que cada um exija uma corrente diferente do outro.

 

 

Meus queridos, muito obrigado sempre pela ajuda. Acreditem, é a primeira vez que eu vejo tal tipo de coisa, e como eu quero realmente aprender sobre isso para fazer no meu gabinete e agora em um quadro que tem aqui em casa, eu quero fazer tudo direitinho, visto que não tenho grana para comprar mais coisa se caso queimar ou algo do tipo. Muito obrigado mesmo pela paciência, o mesmo conhecimento que eu estou aqui ganhando com vocês, eu passarei do mesmo jeito que meu foi dado.

 

Fiquem com Deus!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pra que facilitar se pode complicar né? devia ter colocado os de mesmo tipo na mesma fluidez de corrente pow!... enfim foi só desabafo rs. Você deve considerar a menor corrente no seu cáclulo pois se a maior, é ela que vai passar pelo que suporta a menor, entende? A diferença de brilho (neste caso) deve ser irrisória. Se bem que na prática a teoria é outra. Já coloquei 30mA em leds que suportam 25mA e tão tinindo anté hoje. há mais de 2 anos...

 

A dúvida é a sala de estar da sabedoria

 

Que Ele esteja com você também!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando a especificação de dois leds que serão usados em série for diferente uma da outra, restam 3 alternativas para cálculo do valor do resistor daquela série:

1) Conservadora: Que garantirá uma longa vida para ambos os leds, coisa de 50.000 horas pelo menos ( mais de 5 anos de funcionamento contínuo) que é o uso da menor das duas correntes envolvidas;

 

2) Agressiva: Que garantirá que o iluminamento ou a emissão luminosa de cada um dos leds será no mínimo o especificado em datasheet, usando a mais alta das duas correntes, com algum prejuízo do tempo de vida pelo menos do led que ficará com sobrecorrente..

 

3) Usar do bom senso e mear essa distribuição de corrente escolhendo a média das duas..

 

 

Isso tudo se a diferença de corrente específica não for maior do que 30 a 40%

A aplicação é que define a escolha, pois se o led for usado para sinalizar bem pode ser usado com metade ou até menos de sua corrente nominal.. Se for usado para iluminação, pode ser usado com correntes algo superiores aquela nominal..

Os leds aguentam bem até sobrecorrentes de até 40 a 50% acima daquele nominal..

O resultado de uma escolha da corrente circulante em um led sempre terá como resultado visível na quantidade de energia luminosa emitida..

Veja ai a curva típica de iluminação ou de emissão luminosa de um led em função da corrente escolhida (curva do lado direito):

 

CurvacaractersticadeumledAPT3216.jpg

 

Repare, que com 20 mA o led entrega uma luminosidade referencia..

Com 10 mA (50% da corrente nominal) entregará 50% (a metade) desse valor de luminosidade e com 30 mA (50% a mais da corrente nominal) ele entrega 50% a mais de energia luminosa do que aquele valor de referência..

 

Portanto fique a vontade, ajuste a corrente conforme for a necessidade de sua aplicação.. Por exemplo, já vi muitas vezes equipamentos cujo led piloto, que só serve para informar que o equipamento está ligado, com um brilho tamanhamente estonteante que obriga a colocar um esparadrapo por cima para que a noite, em nosso quarto, não venha a incomodar. Típico erro de ergonomia de projeto, coisa de amador. Pode sim se usar um led, mesmo que suas especificações sejam para 20 mA, somente com 5 mA, basta que se queira.. O projetista tem a liberdade de escolha da corrente, e consequentemente do brilho, que deseja submeter um led, dentro do que se considera tolerável..

 

Não vá colocar 1 Ampere num led que nominalmente é para uso em 20 mA,pois vais queimá-lo na hora.

Também não vá colocar 1 mA num led que se destina a 20 mA pois só conseguirás ver sua luminosidade se for num breu completo..

Como tudo, principalmente em eletrônica, o bom senso e a segurança deve pautar os cálculos. Usar um led para típicos 20 mA em 10 ou em 30 mA não vai afetar o mesmo em muito não, do ponto de vida de vida útil.  Vai mudar sim sua emissão luminosa..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra que facilitar se pode complicar né? devia ter colocado os de mesmo tipo na mesma fluidez de corrente pow!... enfim foi só desabafo rs. Você deve considerar a menor corrente no seu cáclulo pois se a maior, é ela que vai passar pelo que suporta a menor, entende? A diferença de brilho (neste caso) deve ser irrisória. Se bem que na prática a teoria é outra. Já coloquei 30mA em leds que suportam 25mA e tão tinindo anté hoje. há mais de 2 anos...

 

A dúvida é a sala de estar da sabedoria

 

Que Ele esteja com você também!

 

Isadora, realmente, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Por isso que eu falei que estava abusando da BONDADE de vocês, pois quando eu for comprar, eu vou comprar com as correntes iguais, justamente para facilitar o projeto, essa minha pergunta foi mais por curiosidade, entendeu? Eu sou muito curioso, penso em N possibilidades e respostas para elas, ainda bem que tenho pessoas que gostam de ajudar como vocês. Obrigado Isadora! Muito mesmo!!

 

 

Quando a especificação de dois leds que serão usados em série for diferente uma da outra, restam 3 alternativas para cálculo do valor do resistor daquela série:

1) Conservadora: Que garantirá uma longa vida para ambos os leds, coisa de 50.000 horas pelo menos ( mais de 5 anos de funcionamento contínuo) que é o uso da menor das duas correntes envolvidas;

 

2) Agressiva: Que garantirá que o iluminamento ou a emissão luminosa de cada um dos leds será no mínimo o especificado em datasheet, usando a mais alta das duas correntes, com algum prejuízo do tempo de vida pelo menos do led que ficará com sobrecorrente..

 

3) Usar do bom senso e mear essa distribuição de corrente escolhendo a média das duas..

 

 

Isso tudo se a diferença de corrente específica não for maior do que 30 a 40%

A aplicação é que define a escolha, pois se o led for usado para sinalizar bem pode ser usado com metade ou até menos de sua corrente nominal.. Se for usado para iluminação, pode ser usado com correntes algo superiores aquela nominal..

Os leds aguentam bem até sobrecorrentes de até 40 a 50% acima daquele nominal..

O resultado de uma escolha da corrente circulante em um led sempre terá como resultado visível na quantidade de energia luminosa emitida..

Veja ai a curva típica de iluminação ou de emissão luminosa de um led em função da corrente escolhida (curva do lado direito):

 

CurvacaractersticadeumledAPT3216.jpg

 

Repare, que com 20 mA o led entrega uma luminosidade referencia..

Com 10 mA (50% da corrente nominal) entregará 50% (a metade) desse valor de luminosidade e com 30 mA (50% a mais da corrente nominal) ele entrega 50% a mais de energia luminosa do que aquele valor de referência..

 

Portanto fique a vontade, ajuste a corrente conforme for a necessidade de sua aplicação.. Por exemplo, já vi muitas vezes equipamentos cujo led piloto, que só serve para informar que o equipamento está ligado, com um brilho tamanhamente estonteante que obriga a colocar um esparadrapo por cima para que a noite, em nosso quarto, não venha a incomodar. Típico erro de ergonomia de projeto, coisa de amador. Pode sim se usar um led, mesmo que suas especificações sejam para 20 mA, somente com 5 mA, basta que se queira.. O projetista tem a liberdade de escolha da corrente, e consequentemente do brilho, que deseja submeter um led, dentro do que se considera tolerável..

 

Não vá colocar 1 Ampere num led que nominalmente é para uso em 20 mA,pois vais queimá-lo na hora.

Também não vá colocar 1 mA num led que se destina a 20 mA pois só conseguirás ver sua luminosidade se for num breu completo..

Como tudo, principalmente em eletrônica, o bom senso e a segurança deve pautar os cálculos. Usar um led para típicos 20 mA em 10 ou em 30 mA não vai afetar o mesmo em muito não, do ponto de vida de vida útil.  Vai mudar sim sua emissão luminosa..

 

 

Faller, do mesmo jeito você, que me ajudou muito! Cara, vocês sanaram todas as minhas dúvidas. Sinceramente? Se esse fórum tivesse mensalidade, eu pagaria com o maior prazer. A vontade que vocês tem de ajudar é muita e certa. Muito obrigado a todos vocês, acredito que todas as respostas postadas aqui, de vocês, servirão mesmo como um tutorial para quem estiver com dúvidas, pois vocês explicaram TUDO!

 

Meu imenso agradecimento aos senhores e senhoras, minhas dúvidas foram sanadas e só abrirei outro tópico quando eu tiver com os materiais em mãos para montar o circuito.

MUITO OBRIGADO MESMO!! VOCÊS ESTÃO E SEMPRE ESTIVERAM DE PARABÉNS!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...