Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reconhecer trimestres em uma coluna e calcular a soma deste


Posts recomendados

Boa Tarde!

 

Tenho uma planilha de saldo devedor de clientes, nessa planilha tenho as datas de todos os clientes que ainda possuem parcelas a pagar. A partir disso preciso calcular o imposto de renda, e preciso saber o valor do imposto de renda e se esse valor for superior a R$60.000 eu preciso calcular o adicional que é =SE((A1)>=60000;((A1)-60000);0). porém o calculo desse imposto é trimestral, então eu preciso verificar se ele atende a regra do trimestre e a soma desse 3 meses multiplicado por 8% e o resultado que der aplicar a regra do adicional.

 

Por favor me ajudem!! Ja tentei de tudooo.. e essa rotina temos que fazer todo mês para 65 empresas.. ficamos 5 dias só fazendo ela... se tivesse um jeito de melhora-la...

 

Ex.:

Empresa Emp. Mês/Ano  V. Amo Efe  Encargos   TOTAL 3101 0038 mai-11                  802,14                567,85               1.369,99 3101 0038 fev-12               3.719,80            2.031,59               5.751,39 3101 0038 jun-12               2.500,00            3.284,73               5.784,73 3101 0038 jul-12               1.881,85            1.597,28               354489,81 3101 0038 ago-12               2.268,11            2.115,31
         255.856,94  3101 0038 set-12               2.268,11            2.123,70    258.231,14 

 

Como maio é maio/2011 eu tenho que fazer: 1.369,99*8% = 109,59 e depois aplicar a regra =SE((G2)>=20000;((G2)-20000);0) (aplica-se nesse caso 20.000 porque eu só tenho um mês se for dois meses 40.000 e 3 60.000..

 

Já Jul-12, ago-12 e set-12 fecha um trimestre então a conta é 354489,81+255856,94+258231,14=868577,89*8%=69486,23 depois a regra =SE((G7)>=60000;((G7)-60000);0)... o resultado dessa regra será 49.486,23*10%=4948,62 ref. ao adicional.

 

Os trimestres só podem ser:

 

Jan/Fev/Mar - 1º Trimestre

Abr/Mai/Jun - 2º Trimestre

Jul/Ago/Set - 3º Trimestre

Out/Nov/Dez - 4º Trimestre

 

 

 

A planilha encontra-se anexo.

 

Saldo Devedor.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite gabbs

 

Para facilitar você deveria ter postado  um exemplo com fórmulas demonstrando como você faz o cálculo para entendermos o que você deseja.

Lembre-se que você está por dentro do assunto.

 

Para facilitar os cálculos, você poderia inserir uma coluna logo após a coluna C e copiar/colar está fórmula, que retorna qual trimestre a data se refere:(arraste até a linha desejada).

 

=INT((MÊS(C2)+2)/3)

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...