Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PF, ajuda para upgrade/upodate de notebook desactualizado


Anthmann
Ir à solução Resolvido por Cabelo75,

Posts recomendados

Olá, galera

 

Necessito de umas ajudas.

 

Prefiro um update/upgrade de componentes/peças para o meu note HP, em vez de comprar um novo (Seria também HP, caso o comprasse), só porque esta já está desactualizado.

É, galera, costumo detestar 'deitar fora' ou deixar de usar algo, apenas porque já anda 'meio desactualizado'.

 

Aliás, desde o (tower fixo) Pentium 1?, 2?, nunca mais comprei nenhum fixo 'completo'. Limito-me a comprar componentes/peças/etc. e a mandar "updatar" e "upgradar". 

Por vezes as compras ficam ainda mais baratas, pois se comprar fisicamente tento sempre dar à troca os componentes/peças substituídos. Isso 'ameniza' os preços das "tralhas" novas.

Assim fica mais em conta, é mais 'suave'. E lá vou tendo um fixo minimamente actualizado. ;)

 

E nem preciso de preços, eu mesmo "googlearei" por preços de componentes/peças/etc., em Portugal.

E também irei a uma loja física de um amigo meu que já me tem feito muito bons preços em várias ocasiões. Também me dou muito bem com ambos os técnicos dessa loja.

 

Mas acho que seria burro se 'desperdiçasse' os conhecimentos profundos de hardware por parte de muitos de vocês.

 

Eis o meu note HP desde 2008 ou 2009 (dados: AIDA64 Extreme Edition).

 

Note HP G7000

Campo Valor

Propriedades da Placa Mãe

ID da Placa Mãe <DMI>

Nome da Placa Mãe Hewlett-Packard HP G7000 Notebook PC

 

Propriedades do Bus principal

Tipo de Bus Intel AGTL+

Largura de bus 64 bits

Clock real 167 MHz (QDR)

Clock efetivo 667 MHz

Banda 5332 Mb/s

 

Propriedades da memória do Bus

Tipo de Bus Dual DDR2 SDRAM

Largura de bus 128 bits

DRAM:Proporção FSB 10:5

Clock real 333 MHz (DDR)

Clock efetivo 667 MHz

Banda 10665 Mb/s

 

Propriedades do chipset do Bus

Tipo de Bus Intel Direct Media Interface

 

CPU

Mobile DualCore Intel Core 2 Duo T5550, 1833 MHz (11 x 167)

Intel® Core2 Duo CPU T5550 @ 1.83GHz

 

RAM 

3 GB

 

 

BIOS:

Campo Valor

Propriedades da BIOS

Tipo de BIOS Insyde

Versão da BIOS F.32

Data da BIOS do sistema 03/19/08

Data da BIOS de vídeo 08/28/07

 

E eis porque ainda não actualizei eu mesmo a bios:


E tinha esquecido. já me lembrei, no passado, em actualizar a bios. Nunca arrisquei. Por motivos semelhantes aos do tópico acima. E quando ia a uma loja "física" sempre me esquecia de pedir isso.

 

Windows: 7 Ultimate 32 bits.

 

Se for preciso algo mais de dados, por favor refiram.

 

Eis o que queria saber: 

 

1-) na placa-mãe actual, é possível pôr um processador mais potente, tipo I3 ou i5?

Se não for, desculpem a "ignorância deste macaco"...

 

2-) A bios, teria que a mandar substituir, não é?

 

3-)E mais RAM? 4 minimo, 8 máximo?

Acho que será possível pôr o 7 de 32 bits a gerir mais que 4 GB de RAM. Não gosto mesmo nada do 7 de 64 bits. Muitos programas que gosto e/ou preciso de usar não têm versões pró 7 64 bits, e regredi pró 32 bits também por causa disso.

 

4-) Não incluo a placa de vídeo inboard nos updates/upgrades, pois esta tem dado pros gastos. Se calhar até precisava... mas pra já deixo assim.

 

A propósito, HDUs não preciso, pois o ano passado mandei pôr um HDU WDC (*) de 500 GB. 

O de origem, com 160 GB (não lembro agora a marca), comprei uma caixa externa pra HDUs de note; e agora tenho uma "pen gigante" de 160 GB via USB.

E, Janº ou Fevº deste ano, adquiri um externo - WD Elements 3 TB.

 

(*) WD e Hitachi são os HDUs em que mais confio. Detesto, odeio até, as marcas Quantum e Seagate. Isto já desde os anos 90 do século passado.

 

Muito obrigado por toda e qualquer ajuda, e cumprimentos a todos.

 

PS: OS EDITS são (quase) todos por causa de erros de teclagem. Detesto dar esse tipo de erros... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Anthmann, boa madruga (ou dia, dependendo do fuso!)

 

Olha, não tenho um conhecimento tão aprofundado em upgrade de notebook como gostaria, entretanto, vamos lá, meu caro.

 

Para fazer um up de notebook, Anthmann, costuma ser muito complicado, pois cada modelo de portátil depende de série de fatores quase que exclusivos, como sistema de refrigeração, tipo de socket da CPU, limitação de chipset e, principalmente pelo desenho da placamãe em si. Esses fatores limitam demais uma melhoria mais aprofundada do note, comparado aos desks (fixos). 

 

Infelizmente, não terá como adaptar ao seu HP uma placamãe compatível aos Core i, ou até mesmo por outro diferente, não só pelo desenho distinto da placa em relação à carcaça do portátil, como também a disposição e tipos de conectores "flat" nos dispositivos, como o touchpad, monitor, teclado, portas USB, cartões, etc...Fora também que a tensão da bateria pode não atender os requisitos da placa nova.

 

Praticamente, o upgrade de um notebook se resume ao aumento de RAM, disco rígido (ou sólido) mais veloz e com muita sorte, uma CPU um pouco mais potente de mesmo socket e com TDP (relativo à temperatura) e tensão semelhantes ao processador original. Como tem "pavor" de sistema 64 Bits, Anthmann, impossibilitará o acréscimo de RAM no sistema, mesmo que instale módulos maiores, em face da limitação de 3,25GB que os sistemas Windows 32 bits são capazes de gerenciar. Acima disto, o sistema operacional simplesmente ignorará o restante instalado.

 

O que pode-se fazer, pensando bem, é se instalar o sistema operacional na versão 64 bits para aproveitar um possível upgrade nos módulos RAM e usar um programa de Virtualização para simular um Windows 32 bits (podendo ser até um XP, para "pesar" menos no processamento de ambos os S.O, o principal e o "hospedeiro"). Só não saberia dizer se um Core 2 Duo T5550 é capaz de lidar com ambos os sistemas ativos com desenvoltura, mas desta forma, poderá continuar a usar os programas não-amigáveis para x64.

 

Outra opção viável é trocar o HDD original por outro mais veloz. Uma solução mais efetiva é trocar o HDD e por um disco sólido (SSD). A velocidade de boot e troca de arquivos do Windows sobe drasticamente, aumentando a produtividade do notebook (carregamentos mais rápidos, menos tempo perdido). Talvez seja a melhor tática para "dar mais algum gás" em seu HP, Anthmann. Antes, verifique se na BIOS de seu HP há a opção "AHCI" na seção de tipo de HDD. Se o notebook compreender tal opção, então é compatível a um disco sólido.

 

Continuando a questão do disco sólido, mesmo que o sistema esteja preparado para conexão SATA II, e os SSDs (discos sólidos) atuais sendo SATA III, a compatibilidade está garantida, apenas a taxa de transferência do SSD estará limitada pelo SATA II, cerca de 280MB/s. Considerando que um HDD de notebook padrão mal consegue chegar aos 100MB/s, é um ganho bem considerável. Outro "problema" é que os tais SSDs tem a capacidade de dados reduzida, se comparado aos tradicionais discos rígidos. porém, usando o SSD de 128GB (por exemplo) e um HDD externo para conter dados, teria um esquema muito eficiente de armazenamento (Já que tem um "jumbo" de 3TB de externo em mãos, melhor ainda).

 

Quanto ao lance do update de BIOS, como sagazmente não o fez. Melhor deixar assim que assumir algum risco desnecessário, Anthmann!

 

Portanto, meu amigo, na minha modesta opinião, o upgrade mais viável será adotar mais memória RAM, pelo menos um módulo DDR2 de 2GB para substituir o de 1GB (de preferência de mesma frequência do módulo remanescente) e, se possível, um SSD de pelo menos 128GB, para "salvar" seu HP por algum tempo mais. Afinal, se tratando de informática, nenhum equipamento estará livre de se tornar obsoleto...no entanto, nada impede que dê "uma tapa ou duas" no possante para render um pouco mais!

 

Ah, querendo alguma dica sobre SSDs, procure pelas marcas Samsung (840/850), Sandisk, Plextor e Crucial. Os modelos Kingston e PNY são inferiores aos modelos citados anteriormente.

 

Qualquer dúvida, Anthmann, é só postar!

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo e colega @Cabelo75

 

Antes do mais, muito mas muito obrigado pela sua paciência em escrever aquilo tudo. Confesso que eu hardware "puro" (isto é, SEM associação a programas e/ou malwares, ou vice-versa), sinto-me perdido já desde meados dos anos 90 - ou pouco mais (96?, 97?) . *SIGHS*  

[EDIT] Pra isso, muito contribuiu eu pertencer, infelizmente, ao clube "DESFAÇA VOCÊ MESMO"... :( [/EDIT]

 

Vou copiar as suas preciosas dicas, infos, etc., pra um ficheiro de texto. E tentar digerir, melhor, "ruminar" o conteúdo ( e isto se conseguir). Ao ler o seu post, senti-me tal e qual como um boi a olhar para um palácio... mais ou menos isto:  :eek: e  :confused: ... "Culpa mea".. *BLUSH*

E, também "googleando" um pouco, a ver se consigo. *HOPEFUL*

 

Muito obrigado de novo, boa continuação da sua noitada ou madrugada, e abraço.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta...

 

Esquenta não, Anthmann...Escrever "testamentos" é comum de minha parte, o que é difícil é ver alguém disposto a lê-los, ahuahauhauhuahu!!

 

 

 

 Confesso que eu hardware "puro" (isto é, SEM associação a programas e/ou malwares, ou vice-versa), sinto-me perdido já desde meados dos anos 90 - ou pouco mais (96?, 97?) . *SIGHS*  

 

Não há vergonha nenhuma nisso. (principalmente porque sou uma verdadeira "toupeira" em software, quem sou eu para criticá-lo....). O fórum está aí pra trocar informações e para ajudar. Apenas tento contribuir parte do que aprendi por aqui.

 

 

Vou copiar as suas preciosas dicas, infos, etc., pra um ficheiro de texto. E tentar digerir, melhor, "ruminar" o conteúdo ( e isto se conseguir). Ao ler o seu post, senti-me tal e qual como um boi a olhar para um palácio... mais ou menos isto:   :eek:

E, também "googleando" um pouco, a ver se consigo. *HOPEFUL*

 

Além de caçar pelo Google, observe também as dicas dos amigos que virão a ajudá-lo também, Anthmann. É perfeitamente possível tais dicas que estarão por vir podem ser melhores ou mais práticas que as minhas. O importante é ter ciência das melhores informações possíveis para uma decisão mais acertada a respeito do upgrade pretendido ao seu notebook.

 

 

 

Muito obrigado de novo, boa continuação da sua noitada ou madrugada, e abraço.  

 

Disponha sempre, Anthmann! Agora, vou "fechar a conta", auhauhauhauhauh!! Agora vi que tá é tarde...ou cedo? 

 

Grande abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo e colega @Cabelo75 .

 

Já reli tudo o que escreveu mais que uma vez. Por favor corrija-me se estiver errado ou menos certo: a priori e a posteriori, no note HP acima, e a nível de hardware, só poderia mandar aterar a RAM. Certo?

 

Googleando, já tinha descoberto um patch que modificará o kernel do Win 7 x86/32 bits, e o porá a aceitar mais que 4 GB de RAM.


 

Estou disposto a correr o risco e testar o patch do link acima. Já o baixei e testei contra malwares no Avira, ClamWin, Malwarebytes, e virustotal. Nenhum malware foi detectado. 

 

Claro que vou testar se o 7 de 32 bits aceita mesmo esses 8 GB de RAM - antes de os comprar - funcionam mesmo no 7 32 bits com o patch acima. 

E com backups e pelo menos um ponto de restauro antes de aplicar esse "patch", para poder reverter caso não dê ou provoque algum problema.

Também vou tentar abater os 3 GB de RAM no preço total da nova RAM (8 gigas, a priori).

 

Os anos todos (2008-20009 a 2014) com este note HP trouxeram-me muita afeição por ele. 

E como este meu note tem dado prós meus gastos e aguentado o que vou jogando nele (estratégia, simulação, FPS, RPG, etc. - mas nada online. Nmho,  seria deitar dinheiro à rua adquir um note "novo" em folha com performances que nem necessito.

 

Assim, no HP acima, pedirei a um técnico pra:

 

1-) pôr 8 GB RAM (a priori); vou ver dados da minha RAM pra, se possível, pôr uma RAM 'melhorzinha'.  

 

2-) actualizar a bios (se isto for possível)

 

3-) fazer limpeza interna "total"

 

4-) checar dos coolers/ventoinhas internos

 

5-) aplicar pasta térmica

 

6-) resolver ou trocar 1 tecla meio solta

 

7-) talvez trocar 1 ou 2 das 3 portas USB por USB3

 

8-) verificar - e trocar se for preciso - a ficha do micro; pe, no skype, ouço mas não me ouvem.

 

Caso você  considere outra(s) aquisições / checagens / verificações / tarefas essenciais ou importantes,  por favor diga, pra acrescentar às 8 acima.

 

Muito obrigado de novo por todos os conselhos, ajudas, dicas, e grande abraço.

 

PS: Caso o patch acima (ou qualquer outro do género que encontre) não dê no 7 Ultimate 32 bits, acho que,

- ou seguirei o seu conselho de drive/etc. vritual,

- ou instalarei o Win 7 Ultimate 32 bits e o 7 Ultimate 64 bits, a par do já incontornável Ubuntu (apesar de saber 'mexer' pouco no Ubuntu, pra mim já é imprescindível pra algumas coisas em que os SOs Windows costumam ser de fracos a péssimos).   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Anthmann!

 

Que manda?

 

 

 

Já reli tudo o que escreveu mais que uma vez. Por favor corrija-me se estiver errado ou menos certo: a priori e a posteriori, no note HP acima, e a nível de hardware, só poderia mandar aterar a RAM. Certo?

 

Além de aumentar a capacidade de RAM do sistema e dar aquela revisada no possante (limpeza, troca de pasta térmica...manutenção preventiva), o emprego do disco sólido seria "o pulo do gato", logicamente dependendo da verba e se a BIOS do portátil é compatível aos sistema AHCI.

 

Veja na prática a diferença de carregamento (inclusive esse SSD, bem antigo, tem a interface SATA II):

 

 

Googleando, já tinha descoberto um patch que modificará o kernel do Win 7 x86/32 bits, e o porá a aceitar mais que 4 GB de RAM.

 
Estou disposto a correr o risco e testar o patch do link acima. Já o baixei e testei contra malwares no Avira, ClamWin, Malwarebytes, e virustotal. Nenhum malware foi detectado. 
 
Claro que vou testar se o 7 43 bits aceita mesmo esses 8 GB de RAM - antes de os comprar - funcionam mesmo no 7 32 bits com o patch acima. 
E com backups e pelo menos um ponto de restauro antes de aplicar esse "patch", para poder reverter caso não dê ou provoque algum problema.
Também vou tentar abater os 3 GB de RAM no preço total da nova RAM (8 gigas, a priori).

 

Eu li rapidamente o link. A parada parece bruxaria, haauhuhauahuahuh!! Entretanto, há várias pessoas relatando problemas usando este artifício. Anthmann, se não der certo, terá que formatar do mesmo jeito mesmo para instalar a plataforma x64, ou até mesmo o Ubuntu. (Apesar que a virtualização de um Windows x86 e do Linux dentro do Windows X64 será a melhor jogada, eu acho).

 

Quanto à quantidade de memória, módulos de 4GB DDR2 costumavam ser uma fortuna, ainda mais SO DIMM (notebooks). Eu até acho exagero e pode até "esbarrar" na capacidade máxima do chipset da placamãe do HP. Geralmente, a placamãe padrão dos Core 2 Duo, exceto pelos chipsets mais recentes (meados de 2009 e 2010), aceitavam 8GB, mas de memória de padrão DDR3. Com 4GB no total, já se terá um bom lastro para trabalhar e, por que não, para se divertir também.

 

 

Assim, no HP acima, pedirei a um técnico pra:

 
1-) pôr 8 GB RAM (a priori); vou ver dados da minha RAM pra, se possível, pôr uma RAM 'melhorzinha'.  
 
2-) actualizar a bios (se isto for possível)
 
3-) fazer limpeza interna "total"
 
4-) checar dos coolers/ventoinhas internos
 
5-) aplicar pasta térmica
 
6-) resolver ou trocar 1 tecla meio solta
 
7-) talvez trocar 1 ou 2 das 3 portas USB por USB3
 
8-) verificar - e trocar se for preciso - a ficha do micro; pe, no skype, ouço mas não me ouvem.
 
Caso você  considere outra(s) aquisições / checagens / verificações / tarefas essenciais ou importantes,  por favor diga, pra acrescentar às 8 acima.

 

Anthmann, a manutenção preventiva é sempre válida. Infelizmente, três coisas podem não ser viáveis no processo:

 

A adição de 8 GB RAM, pelos motivos mostrados anteriormente;

 

Trocar as portas USB por USB 3.0. Este é um recurso exclusivo do chipset nativo da placamãe, ou por controladora de terceiros incorporada à mesma. Existem adaptadores USB 3.0-PCIex, mas são para desktops (fixos) apenas e não tem a velocidade total que a porta USB 3.0 é capaz de desempenhar.

 

AK-PCCU3-02_f00.jpg

 

E a BIOS, salvo por necessidade extrema de mau funcionamento ou recursos importantes habilitados após a atualização, como compatibilidade de um certo processador, por exemplo. Anthmann, já tive experiências muito ruins em tentar fazer update de BIOS, por isso só os faço quando não tem mais pra onde correr!

 

 

PS: Caso o patch acima (ou qualquer outro do género que encontre) não dê no 7 Ultimate 32 bits, acho que,

- ou seguirei o seu conselho de drive/etc. vritual,
- ou instalarei o Win 7 Ultimate 32 bits e o 7 Ultimate 64 bits, a par do já incontornável Ubuntu (apesar de saber 'mexer' pouco no Ubuntu, pra mim já é imprescindível pra algumas coisas em que os SOs Windows costumam ser de fracos a péssimos).   

 

Olha, eu não tenho aquela experiência toda em virtualização, no entanto, é uma ferramenta muito boa. Não sei se já fez uso alguma vez...Se não, vale a tentativa. Te passarei até um bom tutorial do GT ("rei" do fórum CdH), que mostra legal as vantagens de virtualizar vários S.O. :

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-virtualizacao-na-pratica/2942

 

 

 

Muito obrigado de novo por todos os conselhos, ajudas, dicas, e grande abraço.

 

Opa! Estamos aqui para isso mesmo. Anthmann, disponha sempre, meu caro!

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo e colega @Cabelo75,

 

Começo por pedir imensas desculpas por ainda não ter respondido ao seu último post. 

 

MAIS RAM

Bem, eu considero-me um sonhador, e continuo a sonhar que talvez seja possível. Quando cair na "real" e vir que só se conseguirá adicionar apenas 1 GB, já terei outro sonho qualquer. :)

 

USB3

Quanto a isso de USB3 depender da placa-mãe, já vê por aí a ignorância deste macaco... :blush:

 

DRIVES VIRTUAIS

Muito pouca, pelo que não me sinto muito à vontade com elas. Apenas usei Daemon Tools pra simular CDs em jogos que exigiam isso quando o meu leitor/gravador de CDs/DVDs avariou e enquanto não comprei outro.

Também cheguei a usar um freeware, o Sandboxie, para navegações "virtuais", mas não me entendi lá muito bem com ele e desisti.

 

BIOS

Eu nunca arrisquei a fazer upgrades e updates nela. Mas confio em bons técnicos. Se eles mesmos não quiserem fazer isso,  desistirei.

 

SSD

Você tinha referido o SSD.. Eu - quase - sempre fugi de "novidades" (leia preços altos a caríssimos). Deixo a poeira assentar, os pioneiros detectarem possíveis erros e falhas, e quando a novidade passar - e o preço baixar -, aí sim, talvez compre.

Um exemplo: a minha 1ª pen de 8 GB, em 2006 ou 2007, veio do uk (via ebay.uk); "só" me custou 50 ou 60 euros (aí 150 ou 180 reais). Cá em Portugal, teria custado 200 e bastantes euros (600 e tal reais).

O meu externo WD Elements 3 TB, comprei-o 'fisicamente' por 120 euros (uns 360 reais) , em Jan ou Fev deste ano. Agora, na mesma "multiloja" (Worten pt - passe a publicidade), já está por 97 euros (aí 290 reais).

Bem, enquanto os SSDs forem a "coqueluche", acho que os HDUs SATA continuarão a baixar. Se calhar vou aproveitar e comprar mais um igual.

 

De novo muito obrigado por todos os seus conselhos, dicas e recomendações. Foram extremamente úteis e - apesar de a este burro velho custar a aprender línguas novas -, acho que até consegui aprender bastante com você.

 

Grande Abraço! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Only Time Will Tell!

 

 

 

Começo por pedir imensas desculpas por ainda não ter respondido ao seu último post. 

 

Quê, Anthmann?? Problema zero, meu camarada! Ainda mais que nesses últimos dias parece que há uma equipe de usuários com avatar parecido com o seu se desdobrando no fórum, uahauahuahauahu!! Não há necessidade ser urgente a resposta não...tá beleza?

 

Observei algumas considerações a respeito que fará em seu possante:

 

Quanto a RAM, o custo de uma memória DDR2 4GB SODIMM era extorsivo desde os tempos que era a memória mais utilizada, além de ser muito rara. Hoje, só se der muita sorte em achar um par "dando sopa" sem precisar vender as calças pra tê-las. Há também o risco da placamãe não aceitar certos tipos de densidade de chips...

 

Drive virtual??

 

Não, não Anthmann...É virtualização de sistemas operacionais. Nem precisará de um drive virtual, mesmo o sistema operacional que queira instalar esteja em arquivo de imagem. Não se trata de emulador, é um sistema operacional independente dentro do sistema principal do micro, inclusive o processo de instalação, dos drivers... Até procurei o programa que usava quando testei: é o VirtualBox: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads . E taí umas "Teleaulas" pra ficar por dentro:

 

Aula 1:

Aula 2: 

Aula 3: 

 

Já coloquei uma série de S.O. para "brincar". Só não consegui por o Windows 3.11 porque não tenho disquetes, uhauahuahauahu!!

 

E o SSD... já foi bem caro, mas hoje em dia, por incrível que pareça, é um componente com os dias contados devido às novas tecnologias de armazenamento que virão (com a implantação de conexões M2 e SATA express). Mesmo assim, se adotasse um disco sólido como disco principal, Anthmann, o portátil ganharia, e muito em desempenho que depende de performance do HDD. Essa seria a minha ideia inicial, fazer o HP ganhar em produtividade.

 

Então é isso, Anthmann!! Agora é só aprender com o mestre dos vídeos acima. É legal, vale a pena assistir (demorei a escrever o post porque estava distraidão assistindo também, uhauahauhauhah!!)

 

Grande abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...