Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo 1 XLR Macho x 2 RCA


Posts recomendados

Boa noite amigos. Desculpem incomodar mas já to me irritando demais com este assunto, espero encarecidamente que vocês me ajudem.

 

 

Eu tenho um MIXER PIONEER DJM 350, com estas saídas:

 

http://www.pioneer-latin.com/downloads/djm-350-w_rear_l.jpg

 

 

E tenho um Monitor Ativo ONEAL OPM 620, com estas entradas:

 

http://www.megadisconildo.com.br/fotos/zoom/457fz2/oneal-caixa-retorno-opm-620-ativa-180w.jpg

 

 

E a única coisa que eu quero é ligar estes dois equipamentos com o máximo de qualidade possível. Já fui em diversas lojas e já me fizeram cabo p10 x rca... já me fizeram cabo rca x xlr... mas eu sempre senti dúvidas nos vendedores, e eu sinto que o som as vezes da xiado com os cabos que me deram... não ta na qualidade máxiam.

 

Então, eu quero eu mesmo fazer este cabo (como dizem quer bem feito faça você mesmo) !!!

 

Poderiam me ensinar por gentileza??

 

Eu comprei 2 plugs RCA da Amphenol e 1 XLR Macho da Neutrik... e um cabo de qualidade 2 vias.

 

Podem me ensinar como eu devo montar? Se possível com desenho pois sou leigo.

 

Agradeço de coração.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como você vai usar um conector RCA, você terá que fazer a ligação "desbalanceada" (Unbalanced).

 

Na segunda foto que você enviou, tem um esqueminha de como ligar o plug XLR a um plug P10, a diferença é que você vai usar um RCA...

 

No RCA o pino do meio é o positivo e o da lateral é o terra (Comum).

 

 

 

 

post-442138-0-73475100-1411433220_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você vai usar um conector RCA, você terá que fazer a ligação "desbalanceada" (Unbalanced).

 

Na segunda foto que você enviou, tem um esqueminha de como ligar o plug XLR a um plug P10, a diferença é que você vai usar um RCA...

 

No RCA o pino do meio é o positivo e o da lateral é o terra (Comum).

 

Muitíssimo obrigado pela ajuda Bc.

 

Mas ficou ainda uma dúvida... eu devo fazer um cabo com apenas 1 Plug RCA e 1 Plug XLR é isso?? Daí eu ligo 1 RCA em apenas 1 saída do mixer (ou na branca ou na vermelha) ? 

 

Daí vai ficar Mono, correto ?

 

Ou existe uma forma de eu ligar 2 RCA pra 1 XLR ?

 

Novamente muito obrigado pela disposição em me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por padrão, o plug XLR é mono, então seria Um RCA para um XLR.

 

Mas nada impede você colocar dois conectores na ponta RCA para ligar o canal direito e esquerdo de um amplificador estéreo...

 

Parceiro, muito obrigado. Vou fazer um cabinho então 1 RCA para 1 XLR mesmo e deixar Mono, sem inventar moda hehehehe.

 

Acho que assim a qualidade vai ficar bacana né, apesar de ter possíveis perdas de áudio em alguns efeitos das músicas que eu toco (música eletrônica).

 

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Bc.

 

Brother fiz este esqueminha abaixo e ficou showwwwwwwww de bola, perfeitíssimo. Agora sim sem chiado nem ruído nem nada, ficou limpinho.

 

XLR-2xRCA.jpg

 

 

Mandar fazer as coisas é tenso... o cara que fez meu cabo antigo da loja tinha feito tudo diferente por isso tava horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei da internet Ricardo.

 

Cara ser bem sincero eu não manjo nada nada nada de ligações de áudio. Pra você ter ideia foi o primeiro cabo que montei, resolvi enfiar a cara porque estava cansado de mandar fazer cabos em lojas e todos ficarem horríveis.

 

Você acha melhor eu fazer um rca - xlr mono então (ligando apenas 1 rca em 1 xlr) ao invés do esquema que eu fiz? Pode dar algum problema eu escutar usando o cabo como fiz? Pois aparentemente ficou lisinho o som, perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que eu só tenho UMA caixa, somente o monitor ativo da Oneal (ainda falta grana pra eu comprar o passivo pra ligar nele hehe).

 

O som está saindo perfeitíssimo... mas acabei de fazer um teste aqui... eu percebi que se eu desconectar o plug RCA L (branco) do mixer e deixar o vermelho ligado, ele continua tocando normalmente... então acho que acabou ficando mono mesmo e este RCA branco acabou sendo enfeite... é isso mesmo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu amplificador do monitor é de apenas um canal ou mono. Só vais conseguir estéreo com dois iguais a estes ou mais, entretanto, não haverá a necessidade se se utilizar os dois canais se a fonte de áudio for um microfone ou guitarra, por exemplo.

 

Te aconselho que faças uma leve correção no seu cabo:

 

Opção 1:

Do lado do conector XLR, unir os pinos 1 e 3 (GND e negativo). Em sequência juntar os cabos AZUL e VERMELHO.

 

Isso te possibilitará continuar utilizando a conexão XLR que compraste e lhe permitirá, de forma simples e rudimentar, captar o áudio dos dois canais do seu mixer Pioneer.

 

 

Opção 2:

Do lado do RCA, unir os cabos AZUL e PRETO e em seguida, eliminar um dos pinos RCA e, finalmente, soldar a união realizada com os dois cabos no pino central do conector RCA para um dos canais.

 

Você deverá utilizar esta opção quando possuir um outro amplificador monitor ou quando utilizar algum amplificador estéreo.

 

 

 

Não esquenta a cabeça para utilizar a conexão balanceada com conexão XLR. Ela só é necessária quando as conexões forem necessariamente longas, como é o caso dos microfones ou conexões entre amplificadores com fontes de sinal que tenham mais de 2m de distância.

 

No seu caso, o ideal são conexões simples e desbalanceadas mesmo que com cabos de boa qualidade ficam perfeitos e profissionais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ricardo, no mixer eu utilizo duas CDJ conectadas nele, pois toco música eletrônica.

Agora entendi o que você disse com relação aos canais, você tava falando do canal 1 e 2 do Mixer né... realmente, eu só testei o cabo novo usando o canal 1... não me liguei de verificar se está saindo som do canal 2... chegando em casa já vou fazer este teste !!!!

 

Perdão, como sou bem leigo, não entendi muito bem as correções que você disse... como eu faço a união dos pinos gnd e negativo? Daí devo juntar os cabos azul e vermelho e soldar em qual dos pinos ?

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.

 

Esta é uma representação gráfica da "Opção 2":

 

"XLR-to-RCA-580x258.png"

Fonte:  http://www.digitaldjtips.com/2014/06/questions-xlr-rca/

 

Seria um desses para cada um dos amplificadores.

 

Este é o esquema mais indicado que utilizes. Como trabalhas com música, então é natural que deseje dois canais separados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Ricardo, ontem cheguei em casa e antes de mexer nos cabos para fazer as alterações que você indicou, fiz todos os testes possíveis com os dois canais do mixer. Está saindo som de ambos, e está saindo com extrema perfeição (não consegui detectar nenhum chiado ou falha), o som ta bem lisinho. Testei diferentes tipos de música.

 

Tem algum perigo eu manter o cabo da forma que fiz? Pergunto porque já testei muitos cabos que mandei fazer em loja, e nunca tinha ficado tão perfitinho o som como com este cabo que eu montei.

 

Aproveito aqui para fazer outra pergunta... além deste retorno, eu tenho um par de subwoofers da Oneal, sendo um ATIVO e um PASSIVO.

 

Como devo fazer os cabos para ligar este sub? Neste caso eu preciso fazer DOIS cabos RCA ~ XLR.... correto? Pois o amplificador do SUB Ativo tem duas entradas XLR. Devo fazer estes dois cabos de acordo com o esquema que você postou no tópico acima?

 

Entradas do SUB:

oneal-caixa-sub-opsb-2800-ativa-1000w.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... o som ta bem lisinho. Testei diferentes tipos de músicTem algum perigo eu manter o cabo da forma que fiz? Pergunto porque já testei muitos cabos que mandei fazer em loja, e nunca tinha ficado tão perfitinho o som como com este cabo que eu montei.

...

 

Não há problema quando o áudio nos dois canais for idêntico. A entrada XLR ou canon é de apenas um canal ou mono e possui um comparador que compara os sinais dos pinos 1 e 2 ("-" e "+") para fazer comparações afim de se cancelar ruídos, por isso que seu uso é voltado para quando houver necessidade de cabos longos.

 

O que pode ocorrer quando na fonte o sinal for diferente nos dois canais é que percebas que o som sai estranho com apenas o grave e vozes sem Back-Vocal em alguns casos.

 

 

...

Aproveito aqui para fazer outra pergunta... além deste retorno, eu tenho um par de subwoofers da Oneal, sendo um ATIVO e um PASSIVO.

 

Como devo fazer os cabos para ligar este sub? Neste caso eu preciso fazer DOIS cabos RCA ~ XLR.... correto? Pois o amplificador do SUB Ativo tem duas entradas XLR. Devo fazer estes dois cabos de acordo com o esquema que você postou no tópico acima?

...

 

Muito cuidado ao se conectar alto falantes nesse amplificador seu. É certo que ele possua proteções, mas seus alto-falantes e ouvidos não.

 

Não te recomendo utilizar apenas subwoofers nesse sistema para o que você precisa fazer. Subwoofers são falantes com sonoridade voltada às frequências graves. Você precisará, além deste cubo, de amplificadores e caixas FULL RANGE para se ouvir dos graves aos agudos.

 

Esse OPSB2800 é um Sub e é feito para tocar as frequências mais graves apenas. Ele possui duas entradas, mas apenas um amplificador (Tentei ler o manual dele, mas me doeu os olhos só de tentar ler aquilo). Acho que ele possui duas entradas apenas para pegar o sinal e passar para frente, para o próximo equipamento, afim de aumentar a praticidade. Sendo assim, com apenas uma das entradas é possível usar esse cubo. Apenas um cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, muitíssimo obrigado mais uma vez.

 

Além dos 2 subs e do monitor, eu possuo duas caixas "altas" montadas com falantes selenium de 15 e drive ti, elas tem 375wrms cada uma em 8 ohms... e tenho uma potência Oneal OP 8500 pra empurrar estas duas caixas.

 

Isso claro, não é para escutar em casa, eu faço alguns pequenos eventos (festas de amigos, churrascos, etc). Em casa eu ligo apenas o monitorzinho ativo direto no mixer e mais nada.

 

Mas pros eventos, eu queria fazer a ligação assim: no MASTER 1 do Mixer ligar o SUB (fazer dois cabos rca ~ xlr)... e no MASTER 2 dele, ligar a potência Oneal pra tocar as duas caixas altas.

 

Eu sei que eu teria outras opções pra ligar tudo isso, como pegar sinal do sub pra mandar pra potência, ou vice-versa (pegar sinal da potência pra mandar pro sub), usando assim apenas uma saída master do mixer.

 

Massssss... eu queria puxar sinal só do Mixer, afinal ele é um Pionner e tem os conectores de qualidade. Já os conectores da Oneal não são essas maravilhas todas, então queria evitar fazer estas conexões entre eles, pra ter o mínimo possível de perda de qualidade.

 

Todos os conectores que comprei são amphenol (os rca)... e os xlr neutrik... os cabos santo ângelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então você já tens um equipamento adequado.

 

Podes sim fazer desse jeito, pois são duas saídas 1 e duas saídas 2, mas vai aqui uma observação: Os subs precisam captar os sinais de ambos os canais e pelo o que eu notei, seu cubo subwoofer já faz isso pra você, facilitando tua vida.

 

Sugiro que leve os cabos ao sub e depois para os PAs (vice-versa também dá).

 

Compraste bons materiais. Para manter boa qualidade, utilizes apenas o necessário de cabos. Quanto mais curtos, melhor, mas claro, uma pequena folga é sempre desejável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que as saídas do mixer que vou usar são master, ou seja, a saída de som já será de ambos os canais.

 

Só fico na dúvida de como fazer os cabos... vou precisar fazer 2 cabos RCA ~ XLR para ligar o Master 1 no amplificador do SUB ativo... e vou precisar fazer 2 cabos RCA ~ XLR para ligar o Master 2 na Potência Oneal.

 

Devo usar este esqueminha que você passou para fazer os cabos rca ~ xlr?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que as saídas do mixer que vou usar são master, ou seja, a saída de som já será de ambos os canais.

 

...

 

"Saídas Master" são as saídas principais do teu misturador e são separadas por canais, dois, Direito ® e Esquerdo (L). A única saída em mesas de som (Pode haver outra que não me lembro agora) que é mono e soma ou os dois canais principais ou um e/ou vários canais específicos, é a saída Monitor, que não existe no seu misturador para DJs.

 

Lhe recomendo fazer como escrevi lá no post #18.

 

Quanto aos cabos: Sim, RCA >> XLR, conforme o esquema que lhe passei (prefira a opção de cima do desenho que lhe passei). São dois cabos, um para cada canal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Ricardo... vou fazer como você falou então... fazer dois cabos RCA ~ XLR para ligar o mixer no SUB, vou fazer os dois cabos idêntico a opção #1 do esquema que você passou e ligar conforme anexo.

 

 

post-717762-0-92226500-1412253698.jpg

 

 

 

E na sequencia fazer dois cabos XLR ~ XLR para ligar o Sub na Potência... assim:

 

 

post-717762-0-88401200-1412254354.jpg

 

 

 

Agora minha maior dúvida nesta ligação... como devo deixar a chavinha da Potência? Mono ou Stereo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.

 

Para os cabos XLR -  XLR, utilizes cabos blindados de 2 vias (malha mais 2 cabos internos).

 

Quanto à chavinha, deixe-a em "Estéreo" no seu caso.

 

Viu que esse seu amplificador também possui a opção "Bridge"?

 

Esta função é útil quando se deseja unir as duas saídas, fazendo com que se tenhas um amplificador único com potência dobrada. Claro, antes de utilizar essa função é necessário ler o manual, pois há procedimentos a se realizar neste caso.

 

A opção "Mono" lhe é útil quando se quer que ambos os canais reproduzam o áudio vindo de apenas uma fonte ou por um cabo só.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Mas é agora que aumenta a complexidade e o dilema. Se temos 2 amplificadores em modo bridge para atender uma fonte estéreo. A "porcaria" do modo ponte presume não sei porque cargas d'água que temos que fornecer para o amp apenas um lado do estéreo (direito ou esquerdo)...

Eu quero que os dois amplificadores amplifiquem os dois canais da fonte ao mesmo tempo (que ele misture e faça o estéreo).

ps: Claro e porém que cada amp. trabalhe num espectro de frequência apropriado (o crossover fica a cargo do amp). Ou seja, amp 1 com graves e o outro amp 2 com médias e altas frequências.

A questão é que eu não acho sensato (profissional) ter que fazer a gambiarra de unir com solda o cabo dos dois canais fontes. Estou certo? Qual solução profissional ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Mas é agora que aumenta a complexidade e o dilema. Se temos 2 amplificadores em modo bridge para atender uma fonte estéreo. A "porcaria" do modo ponte presume não sei porque cargas d'água que temos que fornecer para o amp apenas um lado do estéreo (direito ou esquerdo)...

Eu quero que os dois amplificadores amplifiquem os dois canais da fonte ao mesmo tempo (que ele misture e faça o estéreo).

ps: Claro e porém que cada amp. trabalhe num espectro de frequência apropriado (o crossover fica a cargo do amp). Ou seja, amp 1 com graves e o outro amp 2 com médias e altas frequências.

A questão é que eu não acho sensato (profissional) ter que fazer a gambiarra de unir com solda o cabo dos dois canais fontes. Estou certo? Qual solução profissional ?

Enquanto eles estiverem em nodo bridge, não tem como separar a amplificação por frequência, tem como "juntar" os canais usando um Mixer....

A ligação em bridge deles, foi por motivo de potência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto eles estiverem em nodo bridge, não tem como separar a amplificação por frequência, tem como "juntar" os canais usando um Mixer....

Claro que tem!!! Pesquise Crown XLS1000 Bridge com ponto de corte de frequência...

Eu irei utilizar mixer, mas nem sempre. Horas quero plugar o iPhone (sem precisar configurá-lo pra mono, voilà !!!

A ligação em bridge deles, foi por motivo de potência?

Sim! Como um amp apenas não deu conta, tive q comprar outro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...