Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tinta fotossensível para circuito impreso


visitamte-10

Posts recomendados

Ola amigos comprei uma tinta fotossensível para circuito impreco no mercado livre, uma azul para para confeccionar as trilhas e uma branca para legenda de componestes essa branca  já de inicio não funcionou a outra azul funcionou beleza mais agora depois de uns quatro mês já não funciona mais ela já não revela mais coloco na solução da barilha da para ver o formato das trilhas mais já não sai mais a tinta deixando só as trilhas a solução já não remove mais, sera que o prazo de validade desa tinta e tão pouco assim.

Alguém sabe de uma loja que vente essa tinta de qualidade que tenha garantia.

Fico grato pela informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já utilizei essas tintas. Acabei optando pelo Dry Film. Muito mais fácil de aplicar, tem uma vida útil maior que a tinta e é mais barato. Fora a aplicação, o processo é igual ao da tinta fotográfica.

 

De uma procurada no mercado livre que você encontra por um bom preço.

 

De qualquer forma, você garante que os seus fotolitos estão opacos o suficiente? Como imprime eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um papel pro pio para impressora jato de tinta e fica bom, já fiz varias placas com o mesmo processo usado esse mesmo papel e revelava beleza nem precisava tocar na placa era só mexer a vasilha com a placa dentro que revelava ontem fiz quatro tentativa e nem uma deu certo, vou dar uma pesquisada no Dry Filme para experimentar eu nunca usei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utiliza tinta pigmentada? Tinta corante não serve pois é pouco opaca.

 

Você poderia postar uma foto de como ficou o seu fotolito?

 

Estou pensando em migrar para uma impressora a jato de tinta, minha laser acaba deformando um pouco a transparência, ficando impossível de alinhar depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos comprei uma tinta fotossensível para circuito impreco no mercado livre, uma azul para para confeccionar as trilhas e uma branca para legenda de componestes essa branca  já de inicio não funcionou a outra azul funcionou beleza mais agora depois de uns quatro mês já não funciona mais ela já não revela mais coloco na solução da barilha da para ver o formato das trilhas mais já não sai mais a tinta deixando só as trilhas a solução já não remove mais, sera que o prazo de validade desa tinta e tão pouco assim.

Alguém sabe de uma loja que vente essa tinta de qualidade que tenha garantia.

Fico grato pela informações.

Uso a tinta desta loja (http://www.placonline.com.br/) e a última que comprei, há quase um ano, funciona normalmente.

A tinta branca deve ser deixada em exposição pelo tempo de quase 10 vezes maior que o tempo da tinta azul. Eu uso para a tinta azul 1min e 20 seg e para a tinta branca 10min.

Quanto ao papel, eu uso papel vegetal em jato de tinta. Atá agora sempre tive bons resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja como fica.


Uso a tinta desta loja (http://www.placonline.com.br/) e a última que comprei, há quase um ano, funciona normalmente.

A tinta branca deve ser deixada em exposição pelo tempo de quase 10 vezes maior que o tempo da tinta azul. Eu uso para a tinta azul 1min e 20 seg e para a tinta branca 10min.

Quanto ao papel, eu uso papel vegetal em jato de tinta. Atá agora sempre tive bons resultados.

Vou dar uma visitada nessa loja, a tinta branca desde que eu comprei ela não funciona e agora a outra ta com mesmo problema a solução não desouve a tinta como se tivesse exposto toda ela na UV  mais isso eu tenho certeza que o negativo esta bom acho que deve ter vencido mesmo , a tinta branca deve ter vindo vencida,

post-400134-0-74257200-1411400954_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a tinta branca desde que eu comprei ela não funciona e agora a outra ta com mesmo problema a solução não desouve a tinta como se tivesse exposto toda ela na UV

A revelação da tinta branca é um pouco diferente da azul. O tempo de exposição geralmente varia para mais. Os tempos que citei (10 min) funciona bem para mim, com a lâmpada a +- 15cm da placa. Já tentou alterar  tempo/distância na revelação?

 

Me parece bom, um dia tento aqui em casa!

 

Desisti da tinta fotossensível pois é chato para aplicar, e precisa esperar secar.

Realmente, cada um se adapta à um método. Eu aplico a tinta com uma tela de serigrafia "em branco" e fica uma camada lisa e plana (além de economizar a tinta). Quanto a secagem, uso uma pequena estufa e em, no máximo, 15 min está pronta.

Já experimentei o método da TT (Transferência Témica) mas, não tenho impressora laser e desisti do processo.

Qualquer hora me "aventuro" no Dry.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cinco minuto exposto na lampada luz negra comprada em casa de material elétrico,

a revelação na solução barilha leve não leva mais de 2 minuto já esta pronta, com a tinta boa ela solta só de movimentar a vasilha com a placa e a solução dentro só fica as trilas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu aplico sem a laminadora, aplicando o filme com a placa submergida em água e uso um rolo de macarrão para fazer o filme aderir bem. Só acho que uma laminadora iria facilitar o trabalho.

 

Com a tinta fotossensível eu usava uma centrífuga improvisada, os resultados nem sempre eram bons, nunca cheguei a testar com a tela de silk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cinco minuto exposto na lampada luz negra comprada em casa de material elétrico,

a revelação na solução barilha leve não leva mais de 2 minuto já esta pronta, com a tinta boa ela solta só de movimentar a vasilha com a placa e a solução dentro só fica as trilas.  

Que tal experimentar com os tempos que passei? Na tinta azul (para as trilhas) 1min e 20 seg / Na tinta branca (legenda) +- 10 min. Lembrando que deixo a lâmpada a mais ou menos 15 cm da placa.

Acredito que seja uma tentativa válida antes de comprar tintas novas, pois as minhas já têm quase um ano e funcionam normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ilkyest.

O processo que uso é semelhante a este: http://www.youtube.com/watch?v=q8ludS_A3xo

Com algumas diferenças:

- Para espalhar a tinta, uso uma tela de silk screen "em branco" (para não usar a "centrífuga improvisada").
- Para remover a tinta depois do processo, uso o bom-bril mesmo, ao invés da soda cáustica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...